Mercedes-Benz apresenta novo motor OM 471 na Europa

por Blog do Caminhoneiro

mercedes-benz-om-471A Daimler Trucks introduziu a segunda geração do motor OM 471 na linha de caminhões Mercedes-Benz Actros, que permite reduzir o consumo de combustível até 13%, em comparação com o anterior bloco OM 501 LA.

Esta redução total foi alcançada em três fases: a primeira versão do motor de seis cilindros em linha permitiu baixar o consumo em 5%, o que se deve a um conjunto de inovações técnicas, com a redução da cilindrada de 16,0 litros para 12,8 litros, a adoção do sistema de injeção de combustível por ‘common rail’ X-Pulse, que oferece agora uma pressão máxima de 1.160 bar, possibilitando uma injeção máxima de 2.700 bar no topo dos injetores.

A segunda medida é a introdução do sistema “Predictive Powertrain Control” no Mercedes-Benz Actros em 2013, que permitiu baixar o consumo em mais 5%, graças à combinação da utilização dos mapas topográficos e da função ‘cruise control’ da transmissão automática Mercedes-Benz PowerShift 3. O sistema adota o estilo de condução em antecipação ao utilizado pelo motorista e engrena sempre a marcha ideal para otimizar o consumo de combustível. Mais recentemente, a montadora adotou mais algumas melhorias na gestão eletrônica do motor OM 471, que traduzem numa subida mais rápida das curvas de potência e de torque e numa relação da transmissão final mais longa.

Os engenheiros de desenvolvimento de motores conseguiram ainda novos melhoramentos do OM 471, primordialmente através de quatro novas evoluções: um sistema de injeção otimizado que trabalha com maior flexibilidade e picos mais elevados de pressão de injeção; um novo turbocompressor de gases de escape fabricado internamente e adaptado ao OM 471, que tem uma nova válvula de recirculação dos gases de escape permitindo uma eficaz divisão de trabalho entre os cilindros e que aumenta ainda mais a robustez dos motores; um controle da combustão melhorado; e um conjunto de medidas de design que reduzem a fricção dos componentes móveis do motor. Estas melhorias permitiram baixar o consumo em mais 3%.

Fonte: Transportes em Revista

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Escreva um comentário