Programa Pela Vida, do Instituto Julio Simões, completa 5 anos

por Blog do Caminhoneiro

jslPrevenção nas estradas, compreensão da importância dos cuidados com a saúde e de manter o orçamento em dia. Com esse enfoque, o programa Pela Vida completa em abril 5 anos de atividades, influenciando de maneira positiva o cotidiano dos mais de 80 mil caminhoneiros já atendidos.

Criado em 2011 pelo Instituto Julio Simões, braço social da JSL, maior empresa de logística rodoviária do País, o projeto atende os motoristas gratuitamente nos trailers espalhados por rodovias brasileiras. “É um marco para o Instituto Julio Simões e para a JSL saber que conseguimos conscientizar esses profissionais sobre a importância de cuidados básicos para a qualidade de vida”, diz Fabio Velloso, diretor executivo de Novos Negócios e Relações Institucionais da JSL.

O objetivo das ações do Pela Vida é minimizar os riscos à segurança e à saúde dos motoristas. Durante o atendimento no trailer, o caminhoneiro tem a pressão arterial aferida, realiza teste de acuidade visual, mede a circunferência abdominal e o índice de massa corporal (IMC), além de receber dicas de alimentação e de segurança.

Equilíbrio do orçamento familiar também é parte da conversa. O profissional recebe uma cartilha para entender e acompanhar os gastos mensais. “Há alertas como gaste menos do que ganha, tente poupar, cuidado com compras a prazo e empréstimos, entre outros temas”, afirma Velloso. Todo o atendimento é realizado em poucos minutos, por uma auxiliar de enfermagem e uma assistente administrativa, sem atrapalhar a viagem.

Vídeos

No canal do Youtube, a série de vídeos do programa Pela Vida traz alertas sobre perigos e dicas de segurança nas estradas. Também se tornou referência para os caminhoneiros.

Entre os assuntos abordados estão Drogas; Inspeção veicular; Fadiga; Desrespeito e Imprudências no trânsito; Cinto de Segurança e Situações Adversas.

Além de estarem on-line, os filmes são parte da orientação que é oferecida nos atendimentos nos trailers. Todos os vídeos de 2015 podem ser encontrados nos links abaixo:

· Drogas: álcool e drogas são riscos iminentes para a saúde e combinados com direção e estrada leva a acidentes fatais –

· Inspeção veicular: cuidados para garantir que o seu veículo circule em segurança

· Fadiga: a importância de paradas a cada quatro horas e consumo de refeições leves –

· Desrespeito e imprudências no trânsito: excesso de velocidade, desrespeito à sinalização, curvas, rotatórias –

· Cinto de Segurança: importância do uso e consequências de não usar –

· Situações adversas: checklist do veículo, o que fazer em situações de penumbra e ofuscamento, adequação à variação da pista, chuva e neblina –

 

Fonte: Divulgação

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Escreva um comentário