Como conseguir a primeira oportunidade para ser motorista de caminhão

por Blog do Caminhoneiro

cabine de caminhao profissao motorista caminhoneiroConfira a entrevista com o gerente geral de desenvolvimento humano e organizacional da JSL, Claudemir Turquetti, que explica quais as exigências básicas para o jovem aspirante a profissão de motorista de caminhão tem de atender para ingressar na transportadora.

Pergunta: Quais os requisitos básicos para um jovem aspirante a profissão de carreteiro?

JSL: Podem se candidatar pessoas a partir de 21 anos, com carteira nacional de habilitação (CNH) categoria E. O candidato deve também ter o curso Mopp (Movimentação de Produtos Perigosos) para atender a legislação vigente que permite transportar qualquer tipo de produto químico.

Comprometimento, ter responsabilidade com as regras da organização e as tarefas designadas são as características mais valorizadas pela JSL. A assiduidade é também parte do compromisso assumido com a empresa.

Gostar do que faz do que faz também é fundamental. No caso dos motoristas, dirigir. E, para isso, é essencial que ele esteja não apenas descansado e bem de saúde, como consciente da responsabilidade de dirigir com segurança, preservando sua vida e de todos que estão a sua volta.

Ter disponibilidade de horário porque a escala é diversificada com trajetos curtos, médios ou longos em dias variados da semana. É uma necessidade do trabalho desse profissional.

Somado a tudo isso, vem a honestidade, imprescindível para manter a palavra e assumir eventuais falhas ou problemas que venham a ocorrer no trabalho. A aderência à cultura da organização, com identificação em relação às crenças e aos objetivos da empresa, ajudam o profissional a se manter motivado. Admirar e se sentir parte de uma companhia são essenciais para a pessoa acreditar na importância do próprio trabalho.

Pergunta: Como esse jovem tem que se preparar para ser motorista de caminhão?

JSL: Levamos em consideração o perfil dos candidatos de acordo com as particularidades de cada operação. Ao mesmo tempo, investimos de modo contínuo no desenvolvimento, treinamento e capacitação dos colaboradores, o que se reflete inclusive na redução de acidentes. Esse é um diferencial para os novos candidatos. E é um público que não mostra resistência ao aprendizado.

Pergunta: A JSL oferece algum tipo de curso ou treinamento?

JSL: O Centro de Desenvolvimento da JSL conta com salas para treinamento de informática, auditórios com sala de suporte equipadas com projetores de alta resolução e demais recursos tecnológicos para criar um ambiente propício ao aprendizado. O PEC, Programa de Educação Continuada, é um programa sistemático que abrange todas as categorias de motoristas da empresa (frotas, agregados e terceiros), e tem como foco principal a redução do número de acidentes, a qualificação dos motoristas, a redução da rotatividade, além do incentivo à motivação e à redução de custos operacionais. O foco nos motoristas ocorre por ser o maior número de colaboradores dentro de nosso quadro funcional. Oferecemos também cursos, palestras e capacitação para atender às necessidades dos colaboradores de todas as áreas. Para cada tipo de função há um conteúdo programático específico e uma carga horária. Por exemplo, o motorista de caminhão faz um curso diferente do motorista de ônibus. Há cursos motivacionais para os gestores com o intuito de destacar a importância do comprometimento e de ser criativo, mostrando que, através da determinação, persistência, disciplina e dedicação podem alcançar nossos objetivos. Além da utilização de consultorias externas, muitos cursos são ministrados por nossos instrutores, entre administrativos e operacionais como: Direção Defensiva, Segurança em Neblina, Combate a Incêndio, Condução Econômica, Economia Doméstica, 5S, Atendimento ao Cliente, Legislação do Trabalho de Pessoas com Deficiência, Primeiros Socorros, Qualidade, entre outros.

Pergunta: Qual a diferença do motorista há 20 anos?

JSL: É importante ressaltar que há 20 anos os profissionais não contavam com tanta oportunidade de capacitação. O que não faz com que deixem de ser motoristas de primeira linha, que conhecem a função, têm paixão pela profissão e comprometimento. Para os motoristas de hoje, no entanto, e em um mercado concorrido, a oportunidade de treinamento oferecido pela empresa dá a eles maior conhecimento técnico. Atualmente, há muita tecnologia envolvida no processo de transporte de cargas e passageiros. O treinamento serve também para que os novos motoristas tenham certeza de que gostam do que fazem.

Pergunta: Para ser motorista basta saber dirigir? Ou as transportadoras exigem algo a mais?

JSL: Busca constante por qualidade no serviço prestado e resultados alinhados com a empresa. Reponsabilidade para dirigir com segurança, evitando acidentes, e para cumprir com as obrigações. Ter garra, vontade de crescer e vestir a camisa.

Fonte: Portal O Carreteiro

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

29 comentários
0

Artigos relacionados

29 comentários

Fábio Nunes dos Santos 16/10/2017 - 00:11

Olá boa noite, Sou Fábio Nunes dos Santos apaixonado por volante, tenho 38 anos e sou mecânico de autos desde 1993.
Sempre tive o maior desejo de ser motorista seja ônibus seja caminhoes,porém nunca me deparei com tal oportunidade. Sempre tive em mente que o Amor falaria mais alto na hora de uma entrevista,mas sempre sei de cara com as exigências de ter experiência em carteira. Espero que Deus me abençoe e que alguma empresa que ofereça oportunidade mesmo sem remuneração alguma até o fim do treinamento veja esta mensagem. Sou habilitado nas categorias A e D. Não fumo não bebo nem uso drogas e amo dirigir a noite.

Reply
Leonardo j.s. 16/01/2017 - 13:44

Como fasso, pra ter a carteira assinada, a primeira vez.
Estou com todo gás

Reply
leidsonfonseca 13/12/2016 - 20:01

caminhao e a estrada e tudo de bom

Reply
Leonardo Castro Gomes 30/12/2016 - 13:21

eu tenho curso mope experiencia estou desempregado há 08 meses por causa desta jsl

Reply
Carlos alberto da Silva Santos 03/12/2016 - 23:00

Essa jsl é uma ótima imprensa quero saber treinamento nesta imprensa eu tenho categoria E e cursos moppi r coletivo e escolar moro em lins meu fone; 14,998422611-1435292321 me ajuda e meu sonho

Reply
izaias lemes 11/11/2016 - 14:12

Izaias lemes tenho 36 anos tenho categoria e tenho mopp e o ear e coletivo so não tenho experiencia 04299250110

Reply
Roberto 08/11/2016 - 22:18

QUERO UMA OPORTUNIDADE. TENHO CATEGORIA “E”. CURSO MOOP. 2o Grau Completo. Disponibilidade de horarios.
Contato por esse email: gerbervsl@gmail.com

Reply
Wanderson Almeida 05/11/2016 - 22:24

Estou tentando a primeira oportunidade como motorista de caminhão e as empresas fecha as portas, porque não tem experiência. Só preciso de uma oportunidade pra mim pegar com as duas maos. Sou habilitado na cat AD tenho alguns curso.. Que pena q ainda não encontrei a porta certa, mas se Deus permite um dia chego lá..

Reply
Valdecy Nascimento 24/10/2016 - 00:57

Kkkkk

Reply
Fabio Leal 23/10/2016 - 17:17

Sai fora disso gente caminhão é furada hoje ,Se eu tiver oportunidade eu abandono esse profissão o mais rápido possível

Reply
Djalma Ferreira DeBrito 23/10/2016 - 15:01

A jsl e uma empresa Boa .más o que ela fala os camisa branca supervisores chefes e lideros não cumpre obrigando os motorista dirigi com carreta cem freio e depois fala em cegurança fui demitindo da unidade água emenda de Petrolândia Go na safra passada por não concorda dirigir um rodo trem canavieiro ruim de freio 20 dias depois um motorista descendo a cerra do Rio perdeu os freio ele abriu a porta pulou fora do caminhão quebrando pena braço e algumas costelas a empresa tem que exige mas também cumprir o que fala para os motorista principalmente pra os motorista inexperiente não é só da curso e manda pra estrada e pra jsl ou cuauquer Outra empresa valorizem os motorista nos arriscamos a vida em céus caminhões ok

Reply
Amilson Guilherme 23/10/2016 - 12:53

Estou tentando entrar no ramo mais ta dificiu ninguem me da a primeira oportunidade para poder mostrar o meu trabalho
E foda este pais isto sim

Reply
Guilherme Andrade Pinheiro 23/10/2016 - 12:44

Kkkkkk temos que rir sou de mg estou desempregado desde março tenho curso mopp, carga indivisível, nr20,nr35 já fui em mais de 50 empresas e até hoje nada não adianta você se qualificar às empresas hoje estão contando por indicação.

Reply
Popai Rozendo 23/10/2016 - 12:27

Meu fio arrume outra profissão essa e muito desvalorizada

Reply
Reginaldo Bernardi 23/10/2016 - 11:56

É facil começar…. É so compra um caminhao com no maximo 10 anos de uso…. Trabalha 3 anos, tenta se mante vivo… Ai vende o caminhao a troco de banana e começa dexa curriculo….com sorte alguem te chama…! Ninguem te pega se nao tive no minimo 2 ano de experiencia, ai acabam pegando o noia que ta com dois processo e a habilitaçao pendurada, mas tem registro e um esquema, depois ficam relamando que nao tem mao de obra capacitada…

Reply
Raul Gomes 23/10/2016 - 14:21

Rapaz tu falasse tudo agora as empresas gosta é dos noinha que nunca pegaram num volante mas fizeram em casa uma assinatura na carteira.

Reply
Silvio Almeida de Freitas 23/10/2016 - 10:58

Só vi neguin criticar a profissão de motorista, quero ver quando ficar desempregado. Sei q a profissão está desvalorizada, então estuda e sai da boléia, para de murmurar pow

Reply
Geraldinho Geraldinho 23/10/2016 - 03:43

Profissão q ninguém respeita, peço a Deus q meus filhos não entram nesse barco furado…

Reply
Darci Germano Farina 23/10/2016 - 02:45

A melhor oportunidade e nao começar
Sai fora meu irmao e a maior fria
Va para o Paraguai chile mexico ou ate cuba

Reply
Marlon Petri 23/10/2016 - 01:48

É só ir na Batista no Pára ou Martelli no Mt e provar que já foi carroceiro

Reply
Wandson Lima Corrêa 23/10/2016 - 01:39

Kkkkk essa foi boa

Reply
Wesley M Ferreira 23/10/2016 - 01:35

É só fugir da escola e não ter nenhuma outra profissão para sobreviver.

Reply
Anderson Pereira 23/10/2016 - 01:29

Comprando seu próprio caminhão.

Reply
Paulo Afonso Ferreira 23/10/2016 - 01:18

Chega na empresa e diz que você é louco….

Reply
Maxwell Carvalho 23/10/2016 - 12:11

Kkkkkkkkkkkkkk

Reply
Maxwell Carvalho 23/10/2016 - 12:12

Valdecy Nascimento olha o que vc deve fazer

Reply
Valdecy Nascimento 23/10/2016 - 17:40

Kkkjkk

Reply
Maxwell Carvalho 23/10/2016 - 18:40

Valdecy Nascimento curti este blog ele é importante pra quem está querendo entrar pra estrada

Reply
Valdecy Nascimento 23/10/2016 - 19:05

Reply

Escreva um comentário