Recapagem consegue dobrar a vida útil do pneu com economia de 80% em matéria prima

por Blog do Caminhoneiro

recapagem de pneusEntre as metas da 12ª Feira Internacional da Indústria de Pneus, PneuShow 2016, está o fortalecimento do compromisso de incentivar a sustentabilidade ao abrir espaço para as empresas de recapagem, que realizam a reposição e vulcanização da banda de rodagem.

A técnica de recapagem consegue dobrar a durabilidade do pneu e representa uma economia de 80% em matéria prima em comparação aos pneus novos. Os números são reforçados com o advento da tecnologia e a informatização das etapas, empregando uma força de trabalho de cerca de 160 mil pessoas em todo o país.

Por outro lado, o método também é benéfico ao meio ambiente. Com a vida útil do pneu alongada, o consumo de petróleo é reduzido em até 80% e toneladas de borracha deixam de ser descartadas na natureza, minimizando os impactos ambientais como a poluição do solo, dos rios e de outros recursos naturais.

Segundo informações da Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus (ABR), publicadas na edição 63 da revista Pnews, hoje o Brasil ocupa a vice-liderança no ranking mundial de reforma de pneus – processo que inclui a recapagem – ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Enquanto o país consegue dar uma segunda chance a 15 milhões de pneus para continuar rodando pelas estradas, o líder alcança um volume de 18 milhões de unidades.

Em uma nação onde mais de 65% da movimentação das cargas é feita por rodovias, esses números ganham importância e sustentam o diálogo de que a produção industrial precisa caminhar de mãos dadas com a sustentabilidade, utilizando a tecnologia como uma grande aliada.

PNEUSHOW 2016 – 12ª Feira Internacional da Indústria de Pneus

  • Data: 28 a 30 de junho
  • Horário: das 14h às 21h
  • Local: Expo Center Norte

Fonte: Divulgação

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Escreva um comentário