Volvo entrega 80 biarticulados para o Equador

por Blog do Caminhoneiro

onibus volvo biarticuladoA Volvo Bus Latin America está entregando 80 ônibus biarticulados para sistema BRT de Quito, capital do Equador. Os veículos foram adquiridos por meio de licitação pública, e vão operar na ampliação do sistema de transporte urbano da cidade. Esta é primeira vez que modelo um biarticulado circula no transporte de passageiros de Quito.

“A cidade está investindo na melhoria de seu sistema de transporte urbano e precisava de um veículo com alta capacidade de passageiros, para atender a demanda dos corredores de BRT”, diz Euclides Castro, gerente comercial de ônibus urbanos da Volvo Bus Latin America.

Os três primeiros chassis foram transportados de avião até a Colômbia, para serem encarroçados pela Superpolo, e atender ao pedido de entrega emergencial da Prefeitura de Quito, para apresentar os veículos no aniversário da cidade. O veículo possui 27 metros de comprimento e capacidade para 250 passageiros. Por transportar um grande número de pessoas, oferece mais agilidade e eficiência ao sistema.

“O biarticulado é a melhor solução para aumentar a eficiência dos sistemas de transporte urbano nas grandes cidades. Oferece uma melhor qualidade de vida aos passageiros, uma vez que diminui os tempos de deslocamento; além de diminuir emissões e custos operacionais, já que reduz o número de ônibus nas ruas”, afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.

O uso do biarticulado é consagrado em BRTs considerados referência, como o de Curitiba, no Paraná, e o de Bogotá, na Colômbia. O veículo é indicado para rotas com alto fluxo de passageiros. Sua maior capacidade permite a manutenção da velocidade média do sistema, uma vez que reduz o número de veículos em circulação.

Um número menor de ônibus nas ruas reduz ainda o número de mão de obra operacional, o consumo em total de litros, e a quantidade de pneus rodando. Além disso, ao circular por vias exclusivas, sem necessidade de parar em curtas distâncias, o consumo de combustível é otimizado. “São características que garantem o menor custo por quilômetro rodado”, destaca Idam Stival, coordenador da engenharia de vendas da Volvo Bus Latin America.

Experiência Volvo

A Volvo é pioneira no desenvolvimento de veículos para os sistemas de BRT e líder neste mercado. A empresa participou da implementação dos principais BRTs da América Latina. Na década de 80, forneceu os primeiros articulados para o sistema de transporte de Curitiba. No início dos anos 90 a empresa desenvolveu, no Brasil, o modelo biarticulado para atender o aumento da demanda do sistema de transporte da cidade. Hoje, os veículos articulados e biarticulados da marca estão presentes no princiapois BRTs do mundo.

Fonte: Volvo

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-98800-6519

Artigos relacionados

Escreva um comentário