Alcoa é reconhecida no 18º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-metalúrgica Brasileira

volvo alcoa




A Alcoa, líder mundial em tecnologia, engenharia e fabricação de metais leves, venceu a 18ª edição do Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira, premiação realizada anualmente pela revista Minérios & Minerales.

O projeto vencedor, “Dobrando a capacidade de produção com os mesmos equipamentos”, foi reconhecido na categoria Processos entre mais de 90 propostas inscritas por ter permitido o aumento da produção de bauxita sem que a planta demandasse investimentos em equipamentos. Para executar o plano, inicialmente foram identificados os gargalos de produção da usina e, em seguida, toda a equipe trabalhou para avaliar as possíveis perdas. O resultado foi a ampliação da produção de 2,6 milhões de toneladas de bauxita/ano para 5,3 milhões utilizando a mesma estrutura.

O sucesso desta iniciativa foi marcado pela eficiência das equipes de operação, manutenção e engenharia, além do engajamento de todas as áreas de suporte e lideranças da companhia. Entre as atividades desenvolvidas, houve iniciativas como substituição de sistemas de correias, instalação de guias laterais e recuperação de equipamentos em desuso.

Em 2014, a Alcoa foi vencedora em duas categorias, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, com projetos voltados para o uso consciente da água para o beneficiamento da bauxita e para a reabilitação de áreas mineradas em Juruti (PA), consolidando a empresa como uma das companhias com melhores práticas de mineração sustentável na Amazônia.

Fonte: Divulgação




Deixe sua opinião sobre o assunto!

error: Cópia de conteúdo desabilitada !!