Novo Scania terá air-bag lateral para tombamentos
A nova geração de caminhões Scania, que será apresentada dia 23 de agosto e já teve algumas imagens vazadas, será a primeira da montadora a ter airbags laterais no formato de cortina, que protegem a cabeça e braços do motorista e passageiros em caso de capotamento, um dos tipos mais graves e comuns de acidentes com caminhões.
“O uso do cinto de segurança é essencial para permitir que esses sistemas de segurança façam seu trabalho e garantam que o motorista não seja arremessado para fora da cabine”, disse Christofer Karlsson, responsável pelo desenvolvimento dos sistema de segurança para o novo caminhão Scania. “Nosso sistema de airbags laterais, combinados com o airbag frontal no volante e os pré-tensionadores do cinto de segurança, garantem que o motorista e os passageiros tenham uma chance muito maior de sobrevivência em caso de acidentes graves, como capotamentos, com consequências menos graves do que em qualquer outro caminhão”.
O novo Scania foi desenvolvido com diversas características de segurança ativa e passiva, uma série de medidas extras que protegem aqueles que estão na cabine. Ao oferecer os airbags de cortina, a Scania acredita que pode haver uma redução significativa na proporção de motoristas que morrem em acidentes.
Por terem um centro de gravidade elevado, muitas vezes em curvas ou manobras evasivas para evitar veículos ou outros problemas, o caminhão acaba tombando lateralmente. Poucas vezes acontece do caminhão rolar sobre o próprio eixo durante o capotamento, pois após o tombamento o centro de gravidade se estabiliza na lateral do caminhão que está no chão. Isso faz com que o caminhão possa se arrastar por metros até parar. Os airbags laterais do novo Scania se abrem ao detectar o tombamento eminente, e permanecem inflados, evitando danos maiores. Os airbags podem ser inflados separadamente, dependendo do lado do tombamento.
O lançamento oficial do novo Scania será dia 23 de agosto, e poderá ser acompanhado ao vivo pelo link nextgenscania.com
Blog do Caminhoneiro – Conteúdo exclusivo. Para reprodução, cite o link exato para a matéria original.