CaminhõesMontadorasNotíciasTecnologia

Volvo testa FMX autônomo em mina subterrânea

volvo-fmx-autonomo-mina-subterranea-1

A Volvo Trucks acaba de dar mais um importante passo para ampliar a viabilidade técnica do uso de caminhões autônomos. Um FMX iniciou trabalhos na mina subterrânea de Boliden, na cidade de Kristineberg, Suécia. O objetivo dos testes é ampliar a segurança operacional e a produtividade em locais geograficamente difíceis.  Para mostrar a versatilidade do caminhão, a Volvo apresentou um vídeo, que pode ser visto abaixo.

O desenvolvimento de caminhões autônomos é uma realidade, e espera-se que nos próximos 10 anos essa tecnologia seja comum nas estradas. Diversas montadoras tem planos de desenvolvimento de veículos autônomos e a Volvo é uma das que mais se destaca nessa tecnologia.

volvo-fmx-autonomo-mina-subterranea-2Os testes iniciais estão sendo feitos principalmente em minas, portos e outros locais com menos tráfego de veículos externos e com mais previsibilidade do trajeto e ações. Esses locais também se destacam como sendo mais adequados para o uso desses veículos, por terem condições extremas de trabalho, em grandes profundidades, riscos de desmoronamentos e etc. Em caso de acidentes, apenas o veículo é perdido, sem risco de danos às pessoas envolvidas.

Os testes começaram com um caminhão FMX equipado com uma bascula, que tem diversos sensores para mapear o trajeto e qualquer obstáculo. O caminhão se dirige sozinho até o ponto de carregamento e viaja até o local da descarga, sem precisar de nenhuma interferência humana. A mina de Boliden chega a profundidades superiores a 1.000 metros. Até o final do ano outros dois caminhões FMX autônomos entrarão em teste nessa mesma mina.

volvo-fmx-autonomo-mina-subterranea-3Para a mina, a grande vantagem é a otimização logística que os caminhões autônomos trazem. No caso de detonações, por exemplo, é necessário que todos os motoristas humanos saiam dos túneis e aguardem a poeira da explosão baixar. No caso dos caminhões autônomos, basta que a explosão termine para que o caminhão volte a rodar, com menor perca de tempo entre os tempos de carga e descarga.

RECOMENDADO  Motorista cobre placas com papel e acaba preso no Rio de Janeiro

Em caso de qualquer problema no trajeto, como obstáculos, ou qualquer problema no caminhão, uma central é acionada para resolver o mais rápido possível o problema e fazer com que o caminhão volte a rodar imediatamente.

Blog do Caminhoneiro – Conteúdo exclusivo. Para reprodução, cite o link exato para a matéria original.

 

 

 

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading