Cai número de pedidos de renovação de carteira de motorista de caminhão

crise_caminhoneiros_13_07_2016




Departamentos de trânsito de pelo menos quatro estados brasileiros registraram uma diminuição nos pedidos de renovação de carteiras de motorista de veículos pesados. O sindicato dos caminhoneiros nega que isso tenha relação com a exigência de exames toxicológicos, que entrou em vigor há sete meses.

Parece um exame comum no laboratório. Mas eis que de repente, no lugar da seringa surge o barbeador.

É o procedimento que detecta o uso de drogas com a análise dos cabelos ou pelos do corpo. A novidade causou surpresa na estrada, mas aos poucos o pessoal foi se acostumando.

Os números também causam surpresa. Em alguns estados, a renovação das carteiras para veículos pesados despencou. E, ao mesmo tempo, aumentaram muito os pedidos para rebaixar a habilitação para a letra B, que só permite dirigir carros comuns.

No Rio de Janeiro, de março a agosto de 2015, o Detran recebeu 119 pedidos de rebaixamento da habilitação.  Em 2016, foram mais de 22 mil pedidos.

No Paraná, o número de carteiras C, D, e E não renovadas quase triplicou. Em Minas, a emissão de carteiras caiu 35%

LEIA MAIS  Céu Azul Transportes tem vagas para motoristas carreteiros

Em São Paulo, o exame só passou a ser obrigatório em julho.  O número de carteiras para veículos pesados caiu bruscamente desde então.

Para os defensores do exame, essa fuga das renovações é a prova de que muitos motoristas que usam drogas regularmente estão evitando o teste do cabelo.

Já os caminhoneiros dizem que um dos problemas é o preço do exame: no mínimo R$ 295, que atualmente pesam ainda mais.

“É exatamente a crise econômica por que passa o país. E você sabe que o transporte de cargas é o espelho da economia nacional”, disse Nélio Botelho, presidente do Sindicato dos Caminhoneiros – RJ.

Olhando as imagens pode até não parecer, mas o movimento de caminhões nas estradas diminuiu. De março a agosto a queda foi de 6%.

Já os acidentes com caminhões caíram numa proporção bem maior: 38% de março a junho de 2016, em relação ao mesmo período de 2015.

LEIA MAIS  Potencial Petróleo tem vagas para motoristas truck em quatro estados

De cada cem veículos que trafegam pelo país, só quatro são de grande porte: caminhões, ônibus ou carretas. Mas esses gigantes do asfalto são responsáveis por mais da metade das mortes em acidentes.

Especialistas querem ampliar a obrigatoriedade do teste para todos os motoristas e assim tornar impossível dirigir sem usar o barbeador.

“Sem dúvida nenhuma é o futuro, é o controle para todos os condutores, até porque ninguém pode conduzir veículos e ser usuário de substância psicotrópicas”, diz Rodolfo Risotto, esp. segurança no trânsito.

Fonte: Jornal Nacional




103 comentários em “Cai número de pedidos de renovação de carteira de motorista de caminhão

  • 08/11/2016 em 19:25
    Permalink

    Porque a lei é sò pra caminhoneiros tem que ser pra todos que tem cnh tem mais motoristas de categorias a b c drogados que caminhoneiros

    Resposta
  • 05/11/2016 em 17:45
    Permalink

    Quem vive da profissão com certeza vai renovar a carteira,ele vai fazer de tudo para ficar limpo nesses 60 dias antes do exame e pronto,ai fica mais 4 anos e 10 meses fazendo tudo de errado.As pessoas comentam as coisas sem saber da lei direito,mal de brasileiro mesmo.Essa diminuição ocorreu pq as pessoas que possuem carteira profissional e não a utilizam como meio de sustento simplesmente deixaram de renovar pelo alto custo que esse exame exige e tb de outros que utilizam de drogas no seu dia a dia,esse exame tem que ser para todos os motoristas do Brasil

    Resposta
  • 24/10/2016 em 12:48
    Permalink

    EU ACHO ‘QUE É CERTO ANDA MUITO DROGA DO ELES NAO RESPEITO NIGUEI NAS ESTRADA DAO QUEBRA ASA ELES NAO TEI RESPOSABILIDADE EU SOU MOTORISTA JA TENHO 30 ANO DE ETRADA REINOLDO VAGES
    =
    =
    =
    =
    =
    =
    =

    Resposta
    • 05/11/2016 em 22:04
      Permalink

      Voçe deveria respeitar o caminhoneiro o seu pau no cu drogado quem anda é. Voçe nem todos são drogados são pais de familia que trabalham pra sustentar suas familias quem da tranco e queda de asa deve ser um iresponsavel igual a voçe o seu filho da puta aprenda a respeitar os caminhoneiros e saia da profissão o pela saco s clasee ja é. Humilhada nesse pais filho da puta e voçe vem falar merda va tomar no seu cu o seu corno

      Resposta
  • 23/10/2016 em 14:41
    Permalink

    Nós últimos seis anos foi motorista em uma empresa aqui em Fortaleza, saí porque pedia melhorias de salário e melhorias no equipamento de trabalho no caso o caminhão, fui demitido e contrataram dois motoristas para fazerem o mesmo trabalho que eu sozinho fazia. Estou desistindo da profissão, já tenho vinte e seis anos de habilitação, em nenhum acidente, em nenhuma multa grave. Vale a pena? Ser motorista???

    Resposta
  • 23/10/2016 em 14:30
    Permalink

    Esses babaca acha que é só Caminhoneiro que usa qualquer tipo de de substâncias proibido e os condutores de veículos de pequeno porte num usa não né num são drogado não né são santinhos né vão se fuder que inventou essa porra do exame toxicológico é mais uma forma de rouba dinheiro a única coisa que esse filhos da puta querer é rouba vão tomar no c rapaz bando de ladrão do caralho vão se fuder rapaz.

    Resposta
  • 23/10/2016 em 13:13
    Permalink

    To vendo uns babacas falando bando nois so tem noias.
    Si o governo tivesse intenção de diminuir o número de acidentes de trânsito! O governo tornaria o exame toxicológico obrigatorio para todos motoristas desde quem já é habilitado até quem pretende tirar uma CNH.ai sim eu queria ver esse povo babaca chamar motorista de caminhão do noiado.

    Resposta
    • 22/10/2016 em 23:28
      Permalink

      Kkkkkkkk kkkkkkkk
      Se eu falo isso deve ser pq eu sei do que estou falando.
      Sou motorista também e conheço muitos motoristas com a carteira vencida pq estão com medo de fazer o exame.
      É pelo tom de suas palavras…..
      Vc deve estar na mesma linha

      Resposta
    • 23/10/2016 em 00:40
      Permalink

      Pode ser tem alguns sim noiados. Mais também tem muinta gente com categorias profissionais que não exercem mais a atividade de motorista ou porque se aposentou ou mudou de profissão e por isso nao compensa gasta com um exame que convenhamos não e barrato por isso acho que caiu a renovação e almento os pedidos de rebaixamento de categoria.

      Resposta
  • 22/10/2016 em 19:52
    Permalink

    Acharia justo se este exame fosse exigido para policiais, médicos e outras classes também, mas só o caminhoneiro? E sobre o álcool, considero droga tbm. Lembre-se q é o caminhoneiro q abastece o país.

    Resposta
  • 22/10/2016 em 15:20
    Permalink

    O povo acha q é por causa das drogas…
    Pra quem não sabe é pq não tem serviço!
    Ou vcs acham q o índice de acidentes diminui com a fiscalização?!
    Diminui pq tem muito caminhão parado!

    Resposta
    • 23/10/2016 em 17:29
      Permalink

      Verdade mesmo o transporte brasileiro está falido transportadora ki tem mais de 600 caminhões 450 estão parados dentro do pátio isso a mídia não mostra

      Resposta
  • 22/10/2016 em 11:55
    Permalink

    como eles vão disser q o motorista usa droga se aqui eles nem tem tecnologia para isso e outra esse exame não vai diminuir acidente por q esses não são só com cat profissional eu acreditava nisso só se fosse como o de alcóol fosse feito na hora. Depois de renovar a carteira qm usa tem um tempão pra seguir usando e outra o tempo de validade do exame é um roubo pois conta do momento q tu vaz e ai q culpa temos nos com a demora q leva pra voltar. vou disser uma coisa curta e grossa alquém dos orgãos do transito ta ganhando muito dinheiro com isso sem falar nos laboratórios americanos eles são pobres né.

    Resposta
  • 22/10/2016 em 14:42
    Permalink

    só pode tu ter q pagar R$600 pra renovar e ganhar mil e poucos de salário isso é uma vergonha deixou de ser profissão tu não é reconhecido e por mais engraçado esse roubo os caminhoneiros tão aceitando numa boa

    Resposta
  • 22/10/2016 em 11:08
    Permalink

    e vdd esse exame vai pega muita gentes

    Resposta
  • 22/10/2016 em 13:39
    Permalink

    Né isso ,pra mim é roubo cobrar o tal de exame toxicológico , até porque não tou exercendo a profissão no momento ,e minha carteira tá próximo de vencer ,e vou ter que renovar é foda vou ter que desembolsar quase 500 reais .os governantes fazem de tudo pra roubar + e + da gente .

    Resposta
  • 22/10/2016 em 11:02
    Permalink

    Aposentei nessa profissão nunca tive acidentes e não deixei meu filho seguir por não valer a pena é tudo na nossas costas e sem retorno sem segurança sem valor sem ver a família crescer só ilusão e ainda tem que pagar pra produzir provas contra si mesmo é pra kbá mesmo enche o prato dos outros e nosso sempre vazio

    Resposta
    • 22/10/2016 em 15:06
      Permalink

      Concordo com o senhor em partes, até a onde vc diz que não deixou seu filho ser caminhoneiro foi o que vc pode fazer de melhor pra educar seu filho…Até aí eu concordo. Agora falar que produzir provas pra acusar a si mesmo a não ser que vc esteja usando drogas, aí vai complicar mesmo…..Eu sou totalmente a favor da lei….Tem muito drogado na pista SIM…..
      EU FIZ O EXAME E PASSEI….

      Resposta
    • 22/10/2016 em 15:15
      Permalink

      Principalmente cachaceiro esse exame teria que ser feito a todos os usuários de rodovia não só caminhoneiros não sou contra o exame não parceiro fica a dica

      Resposta
  • 22/10/2016 em 07:58
    Permalink

    Eu concordo com exames desde q seja so uma taxa pequena pra pagar..tem muito amigo q presiza de tratamento e nao concorda acha q esta certo trabalhar sobe efeito de drogas

    Resposta
  • 22/10/2016 em 01:34
    Permalink

    Essa redução de emissões de cnh se da pela desvalorização e baixos salários do motorista também, que é uma vergonha nacional. . . .

    Resposta
  • 22/10/2016 em 01:25
    Permalink

    essa queda se da tambem pelo motivo de muitos que tem habilitação c, d ou e, mas não dirigem caminhões, então é melhor rebaixar a habilitação do que ter que fazer esse exame, que pra mim é um roubo, afinal obrigar todos a fazerem o exame, por causa de uma pequena parte de motora que usa drogas é complicado.

    Resposta
  • 21/10/2016 em 23:56
    Permalink

    Estou mandando pedidos de ajuda para os nossos representantes para acabar com esta fraude de exames toxicologico q estamos sendo obrigados a fazer para renovar a habilitação , estamos sendo roubados por essa corja de bandidos q existe no país , somos de uma classe q faz diferença no país , economicamente ., e por isso q precisamos do apoio do governo e infelizmente e a classe q mais sofre nas mãos do próprio governo , para exerceremos a profissão temos q pagar caro , e nunca acaba as despesas para os motoristas profissionais , não sou contra exames seja qual for desde q não sobre carrega os profissionais com as despesas , isto e um absurdo uma falta de considerações com a classe q faz a maior diferença económica no país ,existe outros meios seguros e com o resultado confiável q também atende esta lei , não precisa lesar , extorquir os motoristas como vem acontecendo por isto estou enviando pedidos de apoio para os Deputados mineiros e também Dr outros estados para acabar de vez com este absurdo .

    Resposta
  • 21/10/2016 em 22:49
    Permalink

    pq eles não falam q e Por causa do preço do frente e causa baixo salário ai fica trabalho de mais e dinheiro de menos

    Resposta
  • 21/10/2016 em 22:39
    Permalink

    E as vezes acho que somos umas vacas. Na qual temos vários carrapatos nos sugando. Para se manterem na ostentação.

    Resposta
  • 21/10/2016 em 19:06
    Permalink

    E verdade tenhe muitos pais de familia que nem tenhe para sustenta a família vai ter pra fazer exame as empresas tinha que paga a metade pelo menos ou tudo

    Resposta
  • 21/10/2016 em 18:58
    Permalink

    Olha o governo só saber tira de nós cadê que eles fazem uma lei para valorização da categoria mais cobra eles sabem né isso é o nosso BraSil

    Resposta
  • 21/10/2016 em 21:09
    Permalink

    Pois então eu renovei a minha carteira em julho e até hoje não jogou aí a minha empresa está me cobrando e se eu perder o meu emprego que vai sustenta a minha família será que eu tenho alguns direitos.

    Resposta
  • 21/10/2016 em 20:07
    Permalink

    No meu ver,esse exame deveria ser obrigatorio pra todas categorias tem muito noia no volante de veiculo leve ai,dentro de cidade e nas estradas tambem!

    Resposta
  • 21/10/2016 em 19:35
    Permalink

    Temos que parar mesmo sofri um acidente com uma carreta quebrou meu braço em 7 lugares estou com esmagamento na coluna com exemes compranvado caminhado para cirurgia mesmo assim o INSS me liberou mas a médica da empresa não me aceitou , pergunto a vocês resolve pagar INSS a vida toda quando tu precisa nada , assim que der estou largando caminhão e aconselho se tens outra profissão não vá para estrada é só ilusão e sofrimento roubo assalto

    Resposta
    • 21/10/2016 em 19:57
      Permalink

      Companheiro pegue tds seus exames Cláudia e receitas médicas tire xerox até da,sua internação procura um advogado trabalhista e entra na Justiça federal, assim vc consegue aposentadoria o INSS e sujo desonesto os peritos piores seres humanos que existe

      Resposta
    • 21/10/2016 em 20:04
      Permalink

      Amigo natiel farei isso mas vcs acham que vale a pena pagar o INSS nos nos lascamos por um salário baixo enquanto nossos políticos estão nos roubando e agora estou sem empresa sem um benefício, que acho é um direito meu comcorda

      Resposta
  • 21/10/2016 em 19:13
    Permalink

    Na Hora que começar a faltar motorista… aí eles vão dar o valor merecido….. as vezes estes exame vai acabar sendo bom… vai fazer uma limpa boa…. pena que não e se graça

    Resposta
  • 21/10/2016 em 19:05
    Permalink

    Eu tenho meu caminhao quitado e parado na garagem mas não tem como trabalhar com esses fretes absurdos de hoje em dia

    Resposta
  • 21/10/2016 em 17:42
    Permalink

    tenho carteira E estou rebaixando pra b trabalhar dirigindo no brasil nao ta valendo a pena nem onibus nem caminhao fico com a cnh AB posso dirigir meu carro entre aspas ne dirigir no brasil ta uma merda quando esse pais vai mudar

    Resposta
  • 21/10/2016 em 17:22
    Permalink

    O governo só quer matar os profissionais dessa área, era de esperar essa queda. Ainda mais com essa crise.

    Resposta
  • 21/10/2016 em 17:03
    Permalink

    Será q é só motorista,oq mais tem nos finais de semana pessoas bêbadas e drogas usando veículos leves e aí pode ????

    Resposta
  • 21/10/2016 em 16:33
    Permalink

    muito motorista esta abandonado a profissao de carreteiro muita humilecao salario ruim as empresa paga uma merda de salario ainda rouba na comissao

    Resposta
  • 21/10/2016 em 16:31
    Permalink

    O que adianta fazer exame toxicológico a cada 5 anos, quem é usuário pode ficar 3,4 meses sem usar e fazer o exame e pegar a habilitação e consequentemente vai voltar a usar drogas por mais 5 anos. Fecha os olhos quem quer mas esse exame não adianta em nada a não ser arrecadar dinheiro, o correto seria um teste que pudesse ser feito nas blitz como é feito o do álcool, aí sim funciona

    Resposta
  • 21/10/2016 em 16:26
    Permalink

    Larguei do trecho à um ano e com certeza na hora de renovar a minha carteira vou rebaixar a categoria………..

    Resposta
  • 21/10/2016 em 13:10
    Permalink

    Boralá pros Estados Unidos, lá sim vale a pena ser caminhoneiro autônomo (Marcos Tenere, vlog18rodas, que o diga!), e estão precisando de muitos motoristas por lá. Fujamos daqui que isso vai virar uma grande Venezuela.

    Resposta
  • 21/10/2016 em 15:56
    Permalink

    Tem que valorizar a classe no momento alguns estão pagando pelo erro de outros . Temos que nos unir mais.

    Resposta
  • 21/10/2016 em 15:52
    Permalink

    Então, será que é em função do exame toxicologico?? bom de qualquer maneira, haverá então muita falta de mão de obra com chn D e E, e ai o que acontecera??

    Resposta
  • 21/10/2016 em 15:47
    Permalink

    Não vale a pena salário baixo passa muito tempo longe da família correndo risco vida eu deixei a profissão estou trabalhando por conta em outro ramo bem melhor estou todo dia em casa

    Resposta
  • 21/10/2016 em 12:34
    Permalink

    Esse governo podre está lutando para acabar com os caminhoneiros e transportadoras. Não percebem que assim, diante de uma debandada de motoristas para essa categoria, o Brasil, que já está com a economia quebrada, vai piorar ainda mais com eles dificultando o acesso dos motoristas às suas respectivas carteiras, e essa bosta de país depende muito do transporte por caminhões. A situação para as montadoras, que já está crítica, vai piorar e algumas podem até fechar por aqui. Os donos das transportadoras, ainda por cima obrigam os motoristas a ficarem dirigindo direto por horas e horas seguidas, e ninguém fala em punição nenhuma para esses mauricinhos colarinhos-brancos, por quê? É mais fácil essa nossa polícia corrupta punir os mais pobres, que não tem como negociar uma boa propina para eles, do que dono de transportadora que explora os caras e fica o dia inteiro com o traseiro em cima de uma cadeira em seu escritório. Merda de país, se eu pudesse agora, iria na embaixada dos Estados Unidos para ver como posso conseguir meu passaporte e visto de permanência por lá, desse jeito isso aqui vai pro saco daqui alguns anos, igual Venezuela.

    Resposta
  • 21/10/2016 em 15:29
    Permalink

    E vai cair muito mais ,a profissão que não se oferece nada,e essa acabou infelizmente não dá mais,so cobrança encima da gente, e cada dia mais desvalorizada,infelismente

    Resposta
  • 21/10/2016 em 15:29
    Permalink

    No meu ver…. Caiu o numero de renovações pois tem muita gente com carteira D ou E que nao trabalha como motorista, a tal carteira de gaveta, e com exigencia do toxicologico , e o preço alto pra renova, estes tao rebaixando a categoria, vi muito caso desses a poucos dias quando renovei a minha

    Resposta
  • 21/10/2016 em 15:27
    Permalink

    Quem ainda não parou é porque não conseguiu outra coisa pra fazer. O dia que conseguir, com certeza não vai nem querer saber de viajar. Principalmente para o nordeste que tá cheio de ladrão na 116. Quando isso acontecer , quando começar faltar um pouco de tudo em todos os lugares do Brasil, aí sim, motorista terá valor. Ou melhor, vão sentir saudades de nós.

    Resposta
  • 21/10/2016 em 15:06
    Permalink

    Os motoristas brasileiros deveriam desesti e desta profissão brutal sem valor visto como bandidos .

    Resposta
  • 21/10/2016 em 15:05
    Permalink

    Tinha meu caminhão pago e não tinha divida nem uma mas vendi , parei 43 anos no trecho saturei ta muito complicado querem fatura vão em cima de caminhoneiro e lei e mais lei nao da mais to fora

    Resposta
  • 21/10/2016 em 14:54
    Permalink

    Eu sou um profissional na categoria mas estou trocando de profissão motivo muito imposto salário mínimo empresário mais ricos

    Resposta
  • 21/10/2016 em 14:41
    Permalink

    Cada dia que passa a cobrança e mair, e o salário defasado, ninguém quer isso mais não, já estou na profissão a quinze anos e já estou olhando outra coisa pra fazer.

    Resposta
  • 21/10/2016 em 14:33
    Permalink

    É lógico que tem que cai você faz um milhão de curso para se qualificar ai chega nas empresas eles não te contrata e as que contrata paga uma mereca e ainda te faz de escravo.

    Resposta
  • 21/10/2016 em 11:31
    Permalink

    Certa vez peguei uma carga de retorno da região de Porto Alegre para GM de São Caetano, após fazer coletas durante o dia o gerente da transportadora vai no escritório e fala que me pagaria um adicional pra eu voltar direto sem parar pra dormir, mesmo sabendo que pra fazer isso entre entrega em SP e as coletas que fiz em Porto Alegre eu iria ficar mais de 60 horas acordado direto… Então culpar só nos caminhoneiros é muito conveniente e pura hipocrisia…

    Resposta
  • 21/10/2016 em 14:27
    Permalink

    Salario d fome , pagar impostos e mais a fortuna q custa a renovação para continuar vivendo igual escravo , nimgem merece .

    Resposta
  • 21/10/2016 em 14:19
    Permalink

    Tambem!!!! Só quem sabe oq passamos somos nois. Nen nossa família temos coragem de contar oq passamos nas estradas e clientes pelo Brasil a fora!!! Na verdade amo oq faço mais de ums dias pra cá tá passando um filme na minha cabeça, será que vale a pena

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!