CaminhoneiroNotícias

Falta de segurança é problema crônico das estradas do Brasil

roubo-pneus-caminhoes-2

O Brasil é um país continental, com milhões de caminhões rodando todas as regiões para entregar as mais diversas mercadorias. Mesmo com esse volume de valor transportado e a importância que o transporte rodoviário tem para a economia, pouco se faz para aumentar a segurança dos caminhoneiros nas estradas.

Os crimes contra os estradeiros não são de hoje. Há várias modalidades de roubos, desde cargas, onde posteriormente os caminhões são recuperados, até o roubo completo da carga e do caminhão, onde o veículo é desmanchado e vendido em pedaços ou adulterado e volta a rodar como uma caminhão clonado.

Os outros tipos de crime, menores e por isso menos investigados, são aqueles de roubos de pneus, e agora também peças de acabamento dos caminhões, como grades, e outros, como faróis e lanternas. Geralmente esses crimes são cometidos à noite, e o caminhoneiro só vai perceber o furto quando acordar, horas depois do delito.

RECOMENDADO  Porto de Santos tem novas normas para agendamento de caminhões

roubo-pneus-caminhoes-1Esse crimes, como reportado por um caminhoneiro pelo Facebook, onde, em uma parada na Dutra, teve os faróis e grade dianteira levados, pode custar ao caminhoneiro mais de R$ 3 mil. Para o autônomo essa conta é ainda pior. Hoje o caminhoneiro roda no limite do custo. Não há lucro no transporte e a baixa demanda por conta da crise ainda piora as coisas.

A polícia não pode fazer muito. Há pouco pessoal e poucos recursos, e no fim esses crimes menores acabam engavetados e os culpados nunca serão punidos. Ao caminhoneiro resta tirar dinheiro “da boca dos filhos” para poder rodar novamente, e torcer para que outro roubo não aconteça.

RECOMENDADO  PRF fiscaliza quase 900 caminhões e encontra 244 toneladas de excesso de peso em Santa Catarina

Esses crimes tem acontecido rotineiramente porque há receptadores. Pessoas que lucram com a compra e revenda desses materiais. Não há como saber se a peça será vendida individualmente diretamente a algum interessado, ou em alguma loja de peças para caminhões. Mas, enquanto houver clientela, haverá que cometerá os crimes.

Por isso, se desconfiar de um preço muito baixo, de peças usadas de procedência duvidosa, acione a polícia.

Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

8 thoughts on “Falta de segurança é problema crônico das estradas do Brasil

  • Eduardo Júnior

    Realmente, como pode o cara andar sem os faróis

  • Não só falta de segurança, a falta de vergonha também…aumentarem o valor das multas e legal, inquanto isso falta de segurança e a pavimentação correta para melhoria dos transportes é quase uma ilusão na vida dos motoristas de cargas e veículos pequenos….pronto falei… :|

  • Das estradas nao amigo,do Brasil todo,so deus por nois mais ninguém

  • Geraldinho Geraldinho

    Ta osso…antes sonho hj pesadelo

  • Orlando Batistao

    E melhor aumenta as multa doque arruma estrada.

  • Tá um caso sério

  • Aí eu mim pergunto tem policiais para fiscalizar os motoristas para ver se está com irregularidade tipo capa de porcas com ponta aguda se está em dias com tacógrafo iluminação faixas refletivas mais prá combater as bandidagem não tem é mais fácil persegui trabalhador do quê prender bandidos.

    • Tem policiais pra multa som alto. Bom quando e só bens materiais .Pior quando Matão o motora eles não tem segurança em lugar algum isso que e tristy

Fechado para comentários.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading