CaminhõesNotícias

MAN apresenta protótipo de caminhão elétrico

man-etruck

A MAN apresentou na Europa o TGS eTruck, baseado no modelo TGS 4×2 BLS-TS, que foi desenvolvido para realizar serviços noturnos em áreas urbanas, como entregas a centros de distribuição e supermercados. Esse caminhão, quando acoplado a um semirreboque desenvolvido para ser o mais silencioso possível cumpre algumas exigências que ainda nem foram criadas oficialmente, e estão sendo discutidas na Europa.

A entrega de mercadorias em centros urbanos no período noturno é uma realidade que está crescendo, e diversas grandes cidades de todo o mundo estão utilizando esse método visando a melhoria no tráfego das ruas e na qualidade de vida da população. Os caminhões elétricos otimizados para redução de ruído vem ao encontro dessa nova realidade, melhorando a qualidade de vida dos moradores dessas regiões.

Além disso o modelo não emite poluentes, por ser totalmente elétrico, é leve e tem grande capacidade de carga. A autonomia é de cerca de 150 km, mais do que suficientes para as rotas curtas que são feitas dentro de uma cidade diariamente.

O motor elétrico desenvolve 250 kW (339 cv) e torque de 2.700 Nm, que é imediato assim que se acelera. Todos os sistemas do caminhão, como direção hidráulica, compressor de ar e ar-condicionado são acionados por um motor elétrico separado dos motores principais, e gerenciado pelo caminhão para minimizar o desperdício de energia.

Além disso o caminhão é equipado com recuperadores de energia, que usam a energia cinética da aceleração do caminhão para gerar energia e recarregar as baterias. Esse sistema não consegue ser auto-suficiente, mas aumenta consideravelmente a autonomia.

RECOMENDADO  Confins Transportes tem vagas para novos motoristas carreteiros

Os motores elétricos estão acoplados diretamente ao eixo traseiro, e no lugar do motor diesel estão as baterias de íons de lítio. Com isso o peso do caminhão se torna semelhante ao do caminhão diesel convencional. Esse é apenas um protótipo, mas vendo o mercado global e as novas tendências do transporte, em breve veremos os TGS eTruck nas estradas.

Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

2 thoughts on “MAN apresenta protótipo de caminhão elétrico

  • MAIS UMA GAMBIARRA DA MAN x Volks.

  • Lança o tgs no brasil e para com o constellation cavalinho

Fechado para comentários.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading