Motoristas terão que passar por avaliação psicológica para renovar CNH




Prestes a completar 20 anos, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) já passou por algumas modificações, como a introdução da Lei Seca, que pune motoristas que dirigem após consumir bebida alcoólica. O senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) pretende implantar também a exigência de que os motoristas passem por avaliação psicológica tanto na primeira habilitação quanto nas renovações.

Para isso, ele apresentou o Projeto de Lei do Senado (PLS) 98/2015, que aguarda análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A legislação estabelece a avaliação psicológica só para o condutor que exerça atividade remunerada (EAR) com o veículo. Os demais são submetidos a esse tipo de avaliação quando obtém pela primeira vez a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Pelo projeto, todos os motoristas, no exercício ou não de atividade remunerada, serão submetidos ao exame psicológico para a primeira habilitação e demais renovações. O senador argumenta que, na primeira avaliação, o candidato vem desprovido da carga emocional acumulada do estresse “que acompanhará sua trajetória a partir de então”. Ele lembra que há muitas doenças psicológicas que podem comprometer a ação dos motoristas.

“O estado psicológico de um candidato no exame da primeira CNH pode não ser o mesmo no momento da renovação. Desse modo, este estado deve ser muito bem avaliado, de maneira a garantir a condução segura de todos que fazem uso das vias públicas, como motoristas, motociclistas, ciclistas e, sobretudo, pedestres”, justifica.

Além disso, o projeto também dá fim à chamada Permissão para Dirigir, com validade de um ano. Para ele, essa autorização temporária é “desarrazoada”, uma vez que o motorista habilitado está pronto e responderá por todas as infrações que venha a cometer. Pela lei, o motorista só obtém a CNH definitiva se, durante a validade da permissão, não cometer infração gravíssima (disputar corridas ou transportar crianças sem seguir as normas, por exemplo), grave (deixar de usar cinto de segurança ou de prestar socorro à vítima) ou duas ou mais infrações médias (usar o carro para arremessar água em pedestres ou deixar o carro parar por falta de combustível, entre outras), sob pena de repetir todo o processo, desde o início, para obter a carteira.

Exames privados

O texto também amplia para entidades públicas ou privadas, credenciadas pelo órgão executivo de trânsito dos estados e do DF, a possibilidade de aplicar o exame de direção veicular. Hoje, só os Detrans o fazem.

— Sem tirar a responsabilidade do Estado, busca-se ampliar esse efetivo, qualificando-o mediante curso especializado, permitindo que tais exames possam ser aplicados por entidades privadas credenciadas pelo órgão executivo de trânsito da respectiva unidade federativa — argumenta Davi Alcolumbre.

QR-Code

Algumas modificações que afetam o motorista, no entanto, não precisam de aprovação de projetos. Nos últimos dias de 2016, o Diário Oficial da União publicou norma do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) impondo a confecção da nova CNH com um QR-Code. O código bidimensional vai conectar diretamente a CNH ao Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), sem a necessidade de digitar qualquer informação.

O código só aparecerá nas carteiras emitidas a partir de maio de 2017, período para a adaptação às novas regras, estabelecida pelo Contran em uma resolução de maio de 2016. A nova CNH será emitida com cores diferentes e mais itens de segurança, para evitar falsificações.

O Denatran disponibilizará o sistema eletrônico para leitura do QR-Code, que fornecerá os dados do motorista, incluindo a fotografia. O código será um quadrado de 5 centímetros impresso no verso inferior da CNH.

Quem tem carteira dentro da validade não vai precisar trocá-la pela nova antecipadamente. Os procedimentos para obter ou renovar a habilitação continuam os mesmos.

Fonte: Agência Senado




82 comentários em “Motoristas terão que passar por avaliação psicológica para renovar CNH

  • 13/02/2017 em 18:45
    Permalink

    E infelizmente estamos em um maldito país em que somos chamados de palhaços de otarios na cara por esses ladrões que nois mesmos elegemos fazem tudo pra roubar de nois e ninguém reage a nada aceitamos tudo que fazem e vamos aceitar mais essa palhaçada aí
    Se fosse pra todas categorias eu até conformava mas e só para os caminhoneiros que se por essa lei pra todos vai pegar muitos bandidos vagabundos que se disfarçao atras de um terno la em Brasília

    Resposta
  • 16/01/2017 em 10:24
    Permalink

    Acho correto sim aplicar todas essas avaliações porém deveria ser tudo de graça, sem pagar, 0800. Todos saberemos que o único motivo desse projeto é a arrecadação eles não estão nem um pouco preocupados quem tem ou não condições psicológicas pra dirigir. Outra coisa, até agora quantos drogados já perderam a permiçao pra dirigir nessa outra nova lei? Só uma pergunta mesmo!

    Resposta
  • 13/01/2017 em 07:48
    Permalink

    Eu penso o seguinte se e pra um e pra todos porque so nos profissionais temos q fazer esses exames os motorista de fim de semana nao faz cagada sera q nos somos os vilões do trânsito brasileiro o babaca q vai na balada enche o nariz de po cachaça e outras coisa este nao fas cagadano trânsito ou melhor ele e cidadão nos somos os bandidos da história

    Resposta
  • 11/01/2017 em 02:29
    Permalink

    É tem que fazer testes psicológicos com os motoristas mesmo, o que estão fazendo com os coitados de nós motoristas de caminhão no Brasil estão arrebentando com o psicólogo nosso, só Deus pra ajudar a gente.

    Resposta
  • 11/01/2017 em 01:40
    Permalink

    Vira bandido mano que tu ganhar tudo kkkk comida roupa lavada e muito dinheiro no bolso e sem trabalhar

    Resposta
  • 11/01/2017 em 01:26
    Permalink

    Mais uma invenção para tirar dinheiro do povo. Quem tem que passar por avaliação psicológica são os políticos, pois fazem cada coisa de doido.

    Resposta
  • 11/01/2017 em 01:06
    Permalink

    Teste anti-doping, teste psicológico, teste de espermograma, exame de sangue, teste da PQP.
    TEMOS QUE RECLAMAR.

    Resposta
  • 10/01/2017 em 23:49
    Permalink

    Fora oh exame toxicológico que eu paguei mesmo assim to desempregado já faz 9 meses oh governo não ajudam agente em nada.

    Resposta
  • 10/01/2017 em 23:04
    Permalink

    Jesus por isso que dá vontade de abandona . Cambada roubando tudo é a todos e o cara aí que falou que tenque fazer esses exames eu acho que não deve nem conhecer volante.

    Resposta
  • 10/01/2017 em 22:46
    Permalink

    Pior e todos os caminhoneiros aceita estes estações por conta dos governos para este pais de novo que politicos so teme o povo unidos

    Resposta
  • 10/01/2017 em 22:44
    Permalink

    Eu acho que o certo seria esses filhos da puta,todos passarem por exame toxicológico exame mental .Porque eles só lembram un de quem trabalha nesse país e esquece dá turma deles que só pensa em roubar bando de safado cretinos .Vai po a mãe deles para fazer essas porra de exames

    Resposta
  • 10/01/2017 em 22:34
    Permalink

    O que ta faltando mais pro caminhoneiro ta sendo negado tudo agora na hora de pagar aí sim vale tudo.

    Resposta
  • 10/01/2017 em 22:20
    Permalink

    Isso já é feito já a algum tempo. Não é de agora. Todos os profissionais fazem exame psicológico pra renovar a CNH. Ou acham q vão lá apenas pra desenhar? Só não deve ser cobrado por, pois já é cobrado no ato do pagamento da renovação. #prontofalei

    Resposta
  • 10/01/2017 em 21:12
    Permalink

    Quando é que teremos exame psicológico e toxicológico para alguém se candidatar a senador??? Vai cumeno Raimundo!!!

    Resposta
  • 10/01/2017 em 20:59
    Permalink

    Sei que as pessoas criticam quando aprecem estas avaliações .Eu acho que mais que um psicólogo deveria ser exigido uma ressonância e um eletroencefalograma já que como eu tem diversos motoristas que tem algum problema neurológico e podem acabar se envolvendo em acidentes,o que para mim iniciou com uma simples tontura depois de exames descobri que tinha epilepsia e que poderia ter causado um acidente muito grave´. Hoje não mais como dirigir pois minha cnh foi recolhida pela previdência,mas quando penso no que eu poderia ter causado na estrada me conformo,nada que diga respeito a saúde é demais !!!!!!!!!!

    Resposta
  • 10/01/2017 em 20:58
    Permalink

    Kkkk kkkk é uma cambada de sem noção, depois era a Dilma que era doida. É de lascar , vão acabar com Os motoristas, Agora com a corrupção não. Agora com a
    roubalheira de cargas e caminhões esses canalhas não fazem nada para acabar. Quando não podem roubar o caminhão roubam as rodas completas. Tudo isso é só para tirar grana de quem já não tem nem pra comer direito.

    Resposta
  • 10/01/2017 em 17:10
    Permalink

    ELE CITOU DOENÇAS PSICOLÓGICAS,POR TANTO SE FOMOS REPROVADOS NESSE EXAME QUE DE IMEDIATO SEJAMOS ENCAMINHADOS PARA TRATAMENTO E ENCAMINHADO PARA O INSS E QUERO SABER SE OS PERITO DARÃO DIREITO AO BENEFICIO ENQUANTO ESTAMOS SENDO TRATADO.

    Resposta
  • 10/01/2017 em 18:44
    Permalink

    Hum mas já tá custando 800 reais a renovação pra quando vai ……. É piso salário como motorista será vai ser um por um ……….. Ta ficando difícil ….

    Resposta
  • 10/01/2017 em 17:49
    Permalink

    Como asim terão?? se renovei a minha em Setembro do ano passado e fiz o exame ??? Será que só no Goiás ja está fazendo ????

    Resposta
    • 10/01/2017 em 19:05
      Permalink

      Se você fez isso quer dizer que a nova lei não é para você .
      Com a nova lei todos deverão fazer o exame independente de ser ou não atividade remunerada.

      Resposta
  • 10/01/2017 em 15:56
    Permalink

    É bom mesmo pois além da constituição brasileira,governo suas leis absurdas e retardamento econômico tem uma galera que dirige caminhão por apenas aventura, tem que ver se não estão loucos os ditadores do país que não executam a justiça e sim a covardia com essa classe persequida

    Resposta
  • 10/01/2017 em 15:47
    Permalink

    Já estão pensando em tirar dinheiro dos
    Motoristas, o toxicológico custa 300.00 reais. Daqui a pouco nosso dinheiro não dá pra
    Renovar a cnh.

    Resposta
  • 10/01/2017 em 15:30
    Permalink

    Quero saber quando vão colocar politicos pra fazer teste psicológico ,já que o poder que esse povo tem é pior que um volante,é o caráter que muitos demostram não é de uma pessoa com suas facudades mentais normais,muitos já demotram facismo,bandidagem e demonstração de irracionalidade.

    Resposta
  • 10/01/2017 em 15:04
    Permalink

    Tem que passar por psiquiatra porque cada dia que passa ganhamos menos gastamos mais somos explorados.certas empresas desconta convênios FGTS e não repassam para os órgãos responsáveis estamos ficando loucos de continuar nessa vida humilhante

    Resposta
  • 10/01/2017 em 14:36
    Permalink

    Os políticos deveriam passar tb por exames psicológicos pra ver se eles ia roubar menos ou mais.vai cassa um serviço seu senador

    Resposta
  • 10/01/2017 em 14:17
    Permalink

    Pq o senador não faz uma lei pra combate o roubo de carga isso e difícil ne amigão , fazer lei pra motorista e mais fácil , dai eu perguntou pq so pra motorista de carreta e caminhão só nos que tenque fazer essa merda que vc tq fazendo só nos que dirigimos é BRASIL LEI SÓ PARA UMS.

    Resposta
  • 10/01/2017 em 10:51
    Permalink

    Isso é uma sacanagem, além de rodar dê graça, ainda vai ter que pagar picicologo……..

    Quero ver qual pai dê família que não fica louco com tanta safadeza desses políticos bandidos…….

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!