Foton e UCS fazem parceria




A Universidade de Caxias do Sul é a mais nova parceira da Foton Aumark, fabricante chinesa de veículos de carga, passageiros e de passeio, em suas operações no Brasil. Em uma reunião na quarta-feira, dia 22, entre a Pró-Reitoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da UCS e representantes da empresa definiram a primeira fase de atividades, referente a testes de componentes para fabricação de caminhões em laboratórios do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade – TecnoUCS.

Depois de termo de confidencialidade visando, inicialmente, a um acordo de prestação de serviços previamente assinado entre as partes, o diretor de Engenharia e Desenvolvimento, Leandro Lucki Gedanken, e o gerente de Qualidade, Jânio Vaz Bragança, da unidade brasileira da empresa, e o gerente de Projetos da matriz, na China, Kevin Wu, estiveram na UCS para conhecer os laboratórios de ensaios de materiais metálicos e poliméricos e para alinhavar o atendimento das diferentes demandas da montadora.

“Por ser uma multinacional que está se instalando no RS, a Foton necessita estruturar-se não apenas para a produção como perante as normatizações do mercado brasileiro”, explica o coordenador de Serviços da UCS, Celso Ferrarini.

“Como parceira, a UCS pode atuar desde a realização de testes e ensaios de componentes e do produto final até o desenvolvimento de tecnologia, de processos e de metodologias de avaliação de fornecedores locais, além das certificações destas etapas de produção”, complementa, apontando as potencialidades da transferência de conhecimento que formam o conceito do TecnoUCS.

ACI, Suspensys e Castertech

Além da Foton Aumark, outras duas visitas técnicas de empresas ocorrem neste período na Universidade. Nesta sexta, dia 24, uma comitiva de empresários ligados à Associação Comercial e Insdustrial (ACI) de Carlos Barbosa vai conhecer a estrutura e serviços dos laboratórios das áreas de Engenharia, Saúde e Biotecnologia do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da UCS.

Na sexta seguinte, dia 31, representantes da Suspensys e da Castertech, integrantes da holding Randon, parceira tradicional da Universidade, também vão conferir os ambientes de pesquisa, desenvolvimento e inovação ligados aos segmentos de materiais metálicos e poliméricos. Segundo Ferrarini, conforme acordado com as Empresas Randon, haverá uma sequência de visitações para verificação das novas demandas de cada empresa do grupo para o correspondente atendimento por parte da estrutura do TecnoUCS.

Foton opera em espaço da Agrale e constrói fábrica em Guaíba

A Foton Aumark do Brasil assinou protocolo de intenções com o Estado em 2013 para construir um parque industrial no município de Guaíba, na região Metropolitana. A área, de 100 hectares, é a mesma destinada pelo governo Antônio Britto (1995-1998) para a instalação da Ford, que trocou o RS pela Bahia em 1999, no início da administração Olívio Dutra (1999-2002).

Previsto para entrar em funcionamento em janeiro do ano passado, o empreendimento atrasou devido à demora na transferência do terreno para a empresa, na tramitação do projeto para licenciamento e pela dependência da aprovação e liberação de financiamento de R$ 80 milhões solicitado pela empresa ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) – o plano de implantação prevê um investimento total de R$ 250 milhões.

Com isso, a Foton formalizou um contrato de 12 meses, iniciado em junho do ano passado, com a Agrale, para iniciar a fabricação no Estado produzindo em Caxias do Sul caminhões de 3,5 e de 10 toneladas. Durante 2016 foi organizada a linha de montagem. Nesta quarta, mesmo dia da reunião com a UCS, chegaram à cidade os contêineres com peças e equipamentos para fabricação dos primeiros veículos na unidade local.

Fonte: Difusora 890





Deixe sua opinião sobre o assunto!