CaminhoneiroNotícias

SEST SENAT inaugura primeiro simulador de direção de Belo Horizonte

O SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) irá inaugurar na próxima quarta, dia 08 de março, às 9h, o primeiro simulador de direção de Belo Horizonte, no bairro Jardim Vitória (Rua Professor Amílcar Viana, 78). O objetivo é aprimorar o treinamento dos motoristas profissionais de cargas e passageiros, aumentar a segurança e reduzir os custos dos transportadores. Os simuladores passarão a fazer parte dos treinamentos da instituição.

A previsão é que ainda no primeiro semestre de 2017, 14 simuladores sejam instalados no Estado. As cidades de Contagem, Patos de Minas, Montes Claros, Poços de Caldas e Pouso Alegre já contam com o sistema.

O projeto prevê cinco cursos de capacitação para motoristas profissionais. São eles: Aperfeiçoamento de Motoristas para a Condução Antecipatória (Segura e Econômica); Aperfeiçoamento de Motoristas para a Condução em Situações de Risco; Aperfeiçoamento de Motoristas para o Uso de Tecnologias Embarcadas no Veículo; Aperfeiçoamento de Motoristas para o Transporte de Passageiros (módulo de ônibus) e Cargas Especiais (módulo de caminhão); e Aperfeiçoamento de Motoristas para Manobra do Veículo.

RECOMENDADO  American Truck Simulator vai ganhar novas rotas de transporte especial

No total, serão investidos R$ 41,56 milhões no projeto, que contempla também o desenvolvimento de cursos, horas técnicas de manutenção, capacitação de instrutores e proposta pedagógica. A meta é formar 50 mil profissionais em três anos. Os alunos precisam ter carteira de habilitação nas categorias C, D ou E. O equipamento é capaz de simular os principais tipos de situações vividas nas estradas e nas vias urbanas.

“Esse é um projeto inovador de alta tecnologia. O aluno terá a chance de vivenciar em um ambiente virtual situações de risco a que ele está exposto no dia a dia. Quando ele for trabalhar em um veículo mais moderno, ele poderá ter mais facilidade depois de ter passado pela capacitação no simulador”, comenta Sérgio Pedrosa, presidente do Conselho Regional do SEST SENAT em Minas Gerais e da Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (Fetcemg).

RECOMENDADO  American Truck Simulator vai ganhar novas rotas de transporte especial

Até junho de 2017, todos os 60 simuladores deverão estar disponibilizados. Nas unidades, estão sendo construídas salas específicas para o treinamento.

Para as empresas e profissionais que têm interesse em participar dos treinamentos, basta acessar o site  sestsenat.org.br e verificar a disponibilidade na unidade mais próxima.

Inauguração do simulador de direção do SEST SENAT

  • Dia: 08 de dezembro (quarta-feira)
  • Hora: 9h
  • Local: Rua Professor Amílcar Viana, 78, Jardim Vitória

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading