Boa ergonomia melhora a saúde e o desempenho




O motorista de caminhão passa grande parte do dia dentro da cabine do veículo. A postura ao volante pode interferir diretamente no desempenho e saúde do profissional dentro e fora do caminhão. Por isso, o motorista precisa estar em uma posição confortável que não sobrecarregue nenhuma parte do corpo.

A ergonomia – palavra que remete à interação entre homem e seu ambiente e/ou instrumento de trabalho – busca melhorias do meio para aprimorar as condições do trabalhador no exercício da profissão. No caso dos motoristas profissionais, o excesso de tempo sentado em uma única posição pode resultar em dores que, se não tratadas, transformam-se em doenças mais graves.

Pensando nisso, a Transpanorama promoveu neste mês um treinamento voltado especificamente para a ergonomia dos motoristas de caminhão. O fisioterapeuta do Sest/Senat Elton Tarnhovi diz que apesar da cabine ser um ambiente limitado, é possível cuidar da postura e adotar estratégias para prevenir problemas relacionados a saúde. “Manter uma boa postura durante a atividade profissional evita desgastes físicos, elimina problemas de dores, e auxilia na disposição e na qualidade de vida”, ressalta.

Confira as dicas que podem evitar futuros problemas de saúde envolvendo a postura:

  • Pratique alguma atividade física;
  • Mantenha os ombros relaxados e na mesma altura;
  • Posicione a lombar (região de baixo das costas) apoiada no encosto;
  • Distribua o peso do corpo entre o quadril e a parte de trás das coxas;
  • Procure manter os calcanhares apoiados no assoalho;
  • Mantenha os joelhos dobrados a pouco mais de 90°;
  • Esteja sempre com uma postura reta, alinhando a cabeça com o quadril.





Deixe sua opinião sobre o assunto!