Caçambeiros fazem protesto contra regras do transporte de entulhos em São Paulo




O protesto começou na madrugada dessa segunda-feira. Caminhões e caçambas usados no transporte de entulho em São Paulo ficaram parados, durante toda a manhã, em frente à prefeitura de São Paulo. Os caçambeiros protestavam contra as regras para o transporte de entulho que passaram a ser monitoradas por meio eletrônico.

Segundo um dos manifestantes, Fábio Pinheiro, dono de uma empresa de terraplanagem, o problema não é o controle eletrônico da atividade, mas as exigências que passaram a ser feitas e que a categoria não consegue mais cumprir.
“É uma resolução totalmente fora da nossa realidade dos dias de hoje porque ela traz muitas exigências que a prefeitura não nos dá condições de cumprir.

Eles estão exigindo que você descarregue, mas que você não tem esse lugar para descarregar.”
Segundo as regras estabelecidas pela prefeitura de São Paulo, as caçambas com entulhos de construção civil podem ficar estacionadas na rua por, no máximo, três dias e devem ser descarregadas em no máximo sete dias.

Caso contrário, empresários e caminhoneiros podem pagar multas de até R$ 18 mil. Já os caçambeiros reclamam que não existem aterros na cidade de São Paulo para o descarte do material. Os três aterros regularizados que recebem entulhos estão em municípios vizinhos. Com o controle eletrônico, os caçambeiros não vão mais poder contar com os aterros clandestinos.

Marcelo Cabrera, que é dono de uma empresa de caçamba ameça mudar de área. Ele diz que não vai conseguir cumprir a lei e por isso não poderá mais trabalhar.
Com o protesto, a prefeitura de São Paulo ofereceu 30 dias de prazo sem aplicação de multa para os caçambeiros se adequarem ao novo sistema eletrônico. A oferta não agradou a categoria que promete marcar um novo protesto.

Segundo a prefeitura, além dos aterros fora de São Paulo, os caçambeiros podem descartar os resíduos em ecopontos. No entanto, os caçambeiros alegam que os pontos de descartes são limitados a 1 metro cúbico de material enquanto uma caçamba comporta 4 metros cúbicos.

Fonte: Radioagêncianacional





Um comentário em “Caçambeiros fazem protesto contra regras do transporte de entulhos em São Paulo

  • 18/04/2017 em 16:46
    Permalink

    Regras?? que regras?? aqui em São Paulo/SP., ruas são usadas para deposito de entulhos e residuos, então que regras a categoria quer se eles mesmos não tem regras, fazem o que bem entende nas madrugas, aliás fiscalização, nenhuma.

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!