Conheça o T-Pod – Um caminhão que não precisa de motorista

Não tem assentos nem janelas e, de acordo com os seus criadores, foi desenhado para nunca precisar de um humano ao volante. Esse é o ‘T-pod’, um novo veículo que promete revolucionar as entregas e, ao mesmo tempo, oferecer uma proposta ecológica ao mercado, já que é 100% elétrico.

De acordo com a Fast Company, um dos principais problemas deste ‘T-pod’ é o fato de precisar de parar frequentemente para carregar a bateria, contando com uma autonomia de apenas 199 quilômetros.

“Se tiver que ter um condutor parado um terço do tempo para que o veículo possa carregar, talvez ter um motorista dirigindo um veículo elétrico não seja muito boa ideia. Mas se retirarmos o condutor e criarmos um sistema em que o condutor conduz o veículo de forma remota e controla uma frota inteira, ultrapassamos esse problema”, defende Robert Falck, CEO da Einride, empresa sueca por trás desta tecnologia.

Segundo a startup, o mais inovador nesta tecnologia é que um operador só tem que intervir se estritamente necessário, podendo monitorar uma frota inteira sozinho. O princípio é simples: o veículo dirige-se até à cidade sozinho e, a partir daí, é atribuído a um operador que o controla durante o resto da viagem.

LEIA MAIS  Mercedes-Benz realiza test-drive com caminhão de direção autônoma na Fenatran

Outra das vantagens, dizem os seus criadores, é que se trata de um veículo silencioso que poderá reduzir as emissões de CO2 para “quase zero”.

LEIA MAIS  Mercedes-Benz realiza test-drive com caminhão de direção autônoma na Fenatran

O protótipo do veículo começará a ser testado na Suécia em junho e os primeiros testes com uma frota completa deverão começar em 2018.

Fonte: Logística & Transportes Hoje




5 comentários em “Conheça o T-Pod – Um caminhão que não precisa de motorista

Fechado para comentários.