NotíciasNovidades

Transporte ferroviário de cargas no Brasil cresce 30% em 10 anos

Em dez anos, entre 2006 e 2016, o volume de cargas transportadas no Brasil por trens saltou quase 30%, de acordo com o Anuário do Setor Ferroviário, publicação da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), órgão vinculado ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPA), e responsável pela regulamentação de serviços do setor.

O aumento do volume representa 114,691 milhões de toneladas. Só de minério de ferro, o incremento foi de 281,691 milhões de toneladas para 397,639 milhões, sem contar a evolução do transporte de produtos, como açúcar e de carga de contêineres, que também cresceram.

O anuário demonstra ainda que houve redução do número de acidentes. No que diz respeito à velocidade média das locomotivas, apenas uma concessionária não registrou diminuição da velocidade, o que, de acordo com a ANTT, é motivado pelo aumento do adensamento urbano, ou seja, ocupação intensa, e muitas vezes desordenada, do solo.

RECOMENDADO  Em 4 estados, Transpanorama contrata motoristas carreteiros

Os números da ANTT confirmam o crescimento do transporte de cargas por trens anunciado anteriormente pela Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF). Trata-se de uma alternativa que cresce desde o início das concessões ferroviárias no Brasil.

Para conhecer a íntegra da publicação, acesse o portal da ANTT: http://www.antt.gov.br/ferrovias/Anuario_Estatistico.html

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

One thought on “Transporte ferroviário de cargas no Brasil cresce 30% em 10 anos

  • Mentira as ferrovias estão se acabando no Brasil. ..

Fechado para comentários.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading