MotoresNotícias

Volvo Penta lança motor D13 de 1000 cv de potência

A Volvo Penta lança na São Paulo Boat Show o motor marítimo de lazer mais potente da marca, o D13-1000. O novo modelo faz parte de uma estratégia da marca de ampliar sua gama de motores para atender barcos de médio e grande porte. Com 13 litros e 1000 hp de potência, o novo motor oferece qualidade e desempenho excepcionais à navegação.

“Este lançamento aumenta a nossa competitividade no mercado brasileiro, pois entramos num segmento em que a Volvo Penta não estava presente. A partir da agora, oferecemos aos clientes a possibilidade de equipar embarcações de maior porte com os motores e sistemas de propulsão da marca”, afirma Emerson Baptista, diretor de motores marítimos da Volvo Penta South America.

O lançamento do novo modelo atende a uma demanda dos próprios clientes da marca, de motores e sistemas de propulsão IPS de alto desempenho para embarcações de alto padrão.

A Volvo Penta executou uma série de melhorias no motor de 13 litros e nos sistemas de propulsão relacionados para oferecer um produto de destaque. O modelo recebeu novos pistões, injetores de alta eficiência e sistemas de arrefecimento aprimorados. Combinados, esses novos itens oferecem um ganho 11% de potência em relação aos motores anteriores.

A relação potência-peso otimizada e o excelente torque na faixa de rotação baixa do D13-1000 proporcionam um nível inacreditável de potência sob demanda, característica que oferece aos proprietários de barcos premium a possibilidade de navegar mais rápido e chegar mais longe.

“São características que permitem aos proprietários de barcos de alto padrão navegar em velocidades maiores sem a necessidade de paradas constantes para reabastecimento”, destaca Baptista.

A excelência da engenharia e a atenção aos detalhes do projeto garantem ao motor um desempenho, conforto e confiabilidade superiores, e está alinhada ao conceito de “Easy Boating” ou “facilidade de navegação” da marca.

Pacote integrado

Ao lançar seu novo motor de 13 litros, a Volvo Penta oferece o pacote integrado D13-IPS1350 com um IPS atualizado. O conjunto recebeu o nome de D13-IPS1350 pois o motor de 1000 hp encaixado ao novo sistema IPS proporciona potência equivalente a um motor convencional de 1350hp.

Como pacote completo, o novo IPS tem todos os benefícios tradicionais do sistema em prover uma conexão sem interrupções do timão aos hélices, com tração superior na água. Quando comparado com uma instalação convencional de motor de centro, o Volvo Penta IPS proporciona mais autonomia, velocidade final superior, consumo de combustível e emissões reduzidos, vibrações reduzidas, e ruído a bordo reduzido. A configuração também permite mais espaço a bordo.

O sistema de propulsão IPS foi atualizado para aceitar a potência adicional do novo motor D13. O pacote D13-IPS1350 está disponível em configurações com dois, três ou quatro propulsores. O conjunto com quatro propulsores pode gerar uma potência equivalente a 5400 hp. As características aprimoradas do novo sistema de propulsão IPS podem ser adaptadas nas unidades IPS existentes.

RECOMENDADO  Eurotrotter, a inovadora cabine leito da Volvo na década de 1980

O torque ampliado em baixas rotações dá ao barco maior capacidade de manobra em baixas velocidades. Com a configuração compacta, há mais espaço a bordo, permitindo maior versatilidade e maior liberdade ao projeto.

Testes

O conjunto D13-IPS1350 foi testado em campo em uma lancha de 68 pés e os dados comparados com um motor de centro tradicional de 1360 hp. Mais leve, a unidade Volvo Penta permitiu um melhor deslocamento, consumiu 36% menos combustível, ofereceu aceleração muito mais rápida, uma velocidade final mais alta e menos ruído e vibrações.

A economia de 36% de combustível oferece uma autonomia de cruzeiro muito maior que um motor de centro típico. É possível, por exemplo, fazer uma viagem de ida e volta de Miami às Bahamas com um tanque de combustível.

Volvo Penta IPS é atualizado para acompanhar motor mais potente da marca, o D13-1000

A Volvo Penta ampliou o projeto do pod de seu Inboard Performance System (IPS). O remodelado sistema de propulsão IPS – o IPS30 – agrega novas e atualizadas características para complementar o novo e potente motor a diesel de 13 litros e 1000hp, proporcionando um desempenho superior.

O pod redesenhado é parte da estratégia de entrada da marca em uma categoria de maior potência para o segmento marítimo de lazer, proporcionando uma série de benefícios para embarcações de grande porte.

“O sistema de propulsão IPS revolucionou a indústria de embarcações marítimas de lazer desde seu lançamento, e o modelo atualizado expande ainda mais a capacidade do sistema”, diz Emerson Baptista, diretor de motores marítimos da Volvo Penta South America.

O sistema foi aprimorado para comportar a potência adicional fornecida pelo novo D13-1000. O novo conjunto Volvo Penta IPS, o D13-IPS1350, é um divisor de águas. O modelo proporciona o mais alto desempenho e, pela primeira vez, leva a empresa para a classe de potência com quatro números com o motor de 1000 hp.

O D13-IPS1350 oferece potência equivalente a um motor de 1350cv em conjunto com os benefícios de um pod de propulsão IPS30 atualizado. A combinação da inovadora tecnologia do pod com a alta potência do motor resulta em um sistema de propulsão excepcional aos barcos de lazer de maior porte.

“A tecnologia Pod ainda não é uma solução generalizada para segmento de embarcações de grande porte, mas, em função de seus benefícios, está sendo cada vez mais considerada para este segmento de mercado” comenta Baptista.

Novo projeto

O pod IPS30 foi atualizado para garantir seu encaixe perfeito ao novo projeto do motor D13. De modo geral, estes aprimoramentos deixam o pod mais limpo, mais robusto, e capaz de trabalhar em uma faixa maior de velocidade, ao mesmo tempo em que mantém as dimensões compactas dos atuais sistemas de propulsão IPS.

Para um motor que pode percorrer distâncias maiores e navegar mais rápido, era necessário um IPS mais forte e durável. O IPS30 atualizado aguenta a alta potência do novo motor e permite que as embarcações alcancem velocidades de até 42 nós. Outra vantagem é que, por ser mais limpo, demanda menos manutenção.

RECOMENDADO  FH16 750 recebe configuração 14X4 para operar como guindaste na Dinamarca

O pod IPS30 e sua coordenação com o motor de 13 litros prevê a produção do pacote integrado D13-IPS1350. Os 1350 representam a potência equivalente produzida pela unidade, em comparação com uma instalação tradicional de motor de centro. O pacote é um sistema completo do timão à hélice, com um projeto ecologicamente avançado com dois hélices virados para frente e girando em direções contrárias e posicionados sob o casco para maior tração. O projeto único, com pods direcionáveis individualmente e conectados com a função Joystick Docking, proporciona manobras de precisão.

O pacote IPS proporciona uma redução de até 30% no consumo de combustível – em comparação com sistemas de motor de centro – com aceleração até 15% mais rápida e velocidade final 20% maior; os níveis de ruído e vibração são reduzidos em até 50%. Pacotes IPS podem ser instalados em configurações com dois, três ou quatro motores, e, nesta última opção, a potência gerada é equivalente a 5400 hp.

Volvo Penta lança nova assinatura de marca

A Volvo Penta estreia no estande da marca na São Paulo Boat Show, sua nova assinatura “made to move you”, lançada globalmente no início deste mês. A assinatura celebra o lado humano da energia, e está aliado ao conceito de rodar, impulsionar, de fornecer a potência necessária para mover os elementos e as pessoas, representando a essência do que a Volvo Penta faz.

A nova assinatura celebra do lado humano da energia e o respeito pelos elementos naturais, representando a direção a ser seguida pela empresa. A ideia é que clientes da marca façam a sua própria interpretação de “made to move you”, independente do segmento em que atuam: marítimo de lazer, marítimo comercial ou industrial.

O lançamento da nova assinatura é apoiado por um filme institucional que conduz o público por uma jornada sobre como a Volvo Penta fornece energia para diferentes setores, em um movimento conjunto com os elementos naturais. No filme, a energia gerada pelos motores Volvo Penta, representa a força que permite às pessoas se moverem junto com os elementos naturais com paixão, empatia e respeito, em vez de apenas conquistá-los.

Em todos os lugares em que os motores Volvo Penta estão presente, na terra e no mar, levam energia à vida, de diferentes maneiras. O denominador comum entre todos os contextos em que a marca está presente é movimentar pessoas, empresas e sociedades em direção ao progresso, no sentido literal ou figurado, por meio de soluções que geram energia.

 

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

7 thoughts on “Volvo Penta lança motor D13 de 1000 cv de potência

  • Edson Junior Sandoval

    Deve ser especial pro Brasil que cada dia o pessoal tão andando cada vez mais pesados nesses morros cheios de buracos nas estradas brasileiras

  • Carlos Henrique Waldow

    James Rafael Waldow

  • Valdinei Ramos da Rocha

    Imagina num Jet-ski

  • De Camargo Gilmar

    Se taa loco aonde chega ISO sen servido pelamor de deus

  • Só vale para barcos

  • Gustavo Belemdeoliveira

    Ai sim em Joaopaulo Coratito Carlos Eduardo Paula Antonio Palmeiro Luciano X Sumara até potência

    • Joaopaulo Coratito

      Vixxi

Fechado para comentários.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading