Câmara analisa redução no IPI para troca de veículo com mais de 15 anos por similar novo

Proposta em análise na Câmara (PL 6167/16) prevê que donos de veículos com mais de 15 anos de registro terão isenção no Impostos Sobre Produtos Industrializados, IPI, na compra de um veículo similar novo.




Segundo o texto, que já foi aprovado na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, a redução no IPI será de 60% e os veículos antigos deverão ser entregues aos órgãos de trânsito municipais ou estaduais para que tenham seu Renavan cancelado e sejam destinados à reciclagem industrial num prazo máximo de 90 dias.

O dono do veículo adquirido com desconto no IPI deverá ficar com o carro por um prazo de, no mínimo, 12 meses.

O relator da proposta na comissão, deputado Mauro Pereira, do PMDB do Rio Grande do Sul, explicou que o objetivo do projeto é incentivar a indústria brasileira, com geração de empregos e ainda preservar o meio ambiente.

LEIA MAIS  Caminhão roubado há quatro anos é recuperado na BR 101 em Alagoinhas-BA

“Nós teremos a redução da poluição em especial nas grandes cidades. O nível de poluição nas grandes cidades, como São Paulo, é baseado na queima de combustível, tanto diesel, quanto gasolina que poluem o meio ambiente.”

A proposta vale para carros, motos, ônibus, tratores, colheitadeiras e caminhões.

O professor da Unicamp, Creso Peixoto, lembrou que há alguns anos foi concedida a isenção do IPVA para veículos com mais de 20 anos, incentivando a permanência de veículos antigos nas ruas. Para ele, incentivar a troca desses veículos vai trazer mais segurança para os usuários dos automóveis.

LEIA MAIS  PRF recupera caminhão que havia sido roubado no Rio de Janeiro há quatro anos

“Esses veículos mais antigos têm uma estrutura onde o local que ficam os ocupantes dos veículos tem rigidez semelhante ao local onde se encontra o motor e local onde se encontram as malas. Os carros mais recentes são carros que, quando sofrem um impacto o cofre, que é o local onde fica o motor, amassa mais e com isso ele absorve energia do choque e protege mais seus ocupantes.”

A proposta que diminui a cobrança de IPI para a troca de carros com mais de 15 anos por similares novos ainda vai ser analisada pelas Comissões de Viação e Transporte, de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça.

Fonte: Rádio Agência Nacional




8 comentários em “Câmara analisa redução no IPI para troca de veículo com mais de 15 anos por similar novo

  • 11/10/2017 em 14:29
    Permalink

    Nossa como nossos governantes são generosos…. em vez de darem o exemplo, não, começam ferrando com o povo… por que alias caminhões mais novos são mais caros na documentação anual… tem que usar o Arla… o caminhoneiro tem que ficar mais enroscado com os bancos… Mais o governo em vez de erradicar o desmatamento da Amazônia… cuidar da destinação dos lixos ou principalmente usar os nossos impostos pagos para fazer melhorias nas rodovias…. primeiro façam isto, que é o que mais ponha a população em risco…. Um absurdo, com o governo os fins justificarem o inicio… primeiro vem a carroça na frente dos bois. Diminuam os impostos do diesel por exemplo…melhorem o preço do frete…

    Resposta
  • 10/10/2017 em 18:26
    Permalink

    Tinha que reduzir todos esses impostos claro .. cada moriçoca andando na br aqui no litoral que é até um perigo pro motorista que está atrás de seus objetivos e quem utiliza as vias! Boa muda Brasil pra melhor em valor de quem trabalha! !!!!!!!!!!!!

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!