Dispositivos vão aumentar segurança de caminhões basculantes




A partir de janeiro de 2018, caminhões basculantes deverão usar três dispositivos de segurança para evitar acidentes com caçambas. A Resolução 563 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina o uso de componentes acoplados ao câmbio para garantir potência para a bomba hidráulica e não permitir que o veículo trafegue com a caçamba erguida, acionada de forma involuntária.

“A intenção é evitar que caçamba abra e o veículo fique preso em passarelas, uma segurança extra que protege o caminhoneiro e todos os demais”, explica o diretor-geral do Detran Paraná, Marcos Traad.

De acordo com a resolução, os componentes atuarão em níveis diferentes. O dispositivo de segurança primário garante que acionamento da força só aconteça a partir de dois comandos ou de um comando de dois estágios. O secundário dá um aviso visual e sonoro para alertar o operador. E o terciário é um sistema eletrônico que limita a velocidade do veículo a 10 km/h quando a tomada de força estiver ligada. Não é obrigatório usar os três ao mesmo tempo, e a legislação prevê o uso Tipo A (primário e secundário) ou tipo B (primário e terciário).

LEIA MAIS  Projeto torna obrigatório sistema de segurança em carros com vidros elétricos automatizados

Todos os veículos basculantes, independentemente do ano fabricação, precisarão receber pelo menos dois dos três dispositivos de segurança. A comprovação será na inspeção para obtenção do CSV – Certificado de Segurança Veicular, feito nas empresas credenciadas pelo Inmetro.

“A exigência do CSV foi adiada para 1º de janeiro de 2018 porque o sistema de controle SIS-CSV do Denatran/Serpro precisa contemplar essa exigência para basculantes, mas os kits já podem ser adquiridos e instalados nas oficinas mecânicas”, explica o presidente da Associação Paranaense dos Organismos de Inspeção Acreditados, Everton Pedroso.

LEIA MAIS  Projeto torna obrigatório sistema de segurança em carros com vidros elétricos automatizados

“O ideal é não deixar para última hora e procurar uma oficina de confiança”, reforça o presidente do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Paraná, Wilson Bill.

Fonte: Agência Estadual de Notícias




3 comentários em “Dispositivos vão aumentar segurança de caminhões basculantes

  • 08/03/2018 em 10:45
    Permalink

    Muito bom saber desses cuidados que a empresa deve ter com seus caminhões. Já aconteceram muitos acidentes por falta de cuidado e zelo das empresas.
    Obrigado pela informação disponibilizada.

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!