NotíciasNovidadesOnibus

MAN Latin America amplia sua linha de veículos para o transporte escolar

Comprometida com o desenvolvimento contínuo e pioneira nos projetos de veículos dedicados ao transporte escolar, a MAN Latin America lança o mais novo integrante de sua linha de chassis de ônibus: o Volksbus 10.160 ODR. Com capacidade para 44 alunos e já equipado com o dispositivo de poltrona móvel (DPM) para maior acessibilidade, o novo ORE 2 oferece a melhor relação custo-benefício do transporte escolar rural, com um menor valor de aquisição e custo operacional inferior.

“Com o novo ORE 2, possibilitaremos às prefeituras comprarem mais veículos com os mesmos recursos de antes, transportando mais alunos para a escola”, afirma Jorge Carrer, gerente executivo de Vendas da MAN Latin America.

Em conjunto com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a MAN Latin America desenvolveu um produto que atende a uma lacuna do mercado, pois atualmente tanto as carrocerias com capacidade para 44 alunos quanto para 60 alunos são montadas sobre o mesmo chassi de 15 toneladas.

Por que escolher um chassi de 10 toneladas?

De acordo com Ricardo Yada, supervisor de Marketing do Produto da montadora, trata-se de uma versão otimizada para sua operação. “Na configuração ORE 2 , isso não se faz necessário, visto que com o Volksbus 10.160 ODR nós conseguimos atender com a mesma robustez, confiabilidade e segurança dos atuais 15.190 ODR, porém com um custo de aquisição e operação consideravelmente menor, com a qualidade já conhecida pelo mercado”, explica.

RECOMENDADO  Iveco vai entregar mais de 1.300 ônibus para o programa Caminho da Escola

A MAN Latin America vai oferecer o veículo de 10 toneladas, que tem o tamanho e configuração sob medida para garantir a confiabilidade e segurança ideal para aplicação. O modelo está equipado com suspensão, chassi e eixos reforçados, para que os veículos fora de estrada possam ultrapassar os terrenos acidentados e as mais diversas situações de pavimentação do país.

Engenharia para Caminho da Escola

A Engenharia da MAN Latin America trabalha com uma equipe dedicada à aplicação dos veículos para o Caminho da Escola desde o início do programa, sendo pioneira no desenvolvimento dos primeiros modelos do mercado. Para o lançamento do Volksbus 10.160 ODR, o projeto começou no início de 2016, a partir da observação conjunta com o FNDE de oportunidade para um veículo mais adequado para a aplicação ORE2, com 44 alunos, em termos de custo versus benefício.

O veículo segue a linha de desenvolvimento tradicional e consolidado dos produtos Volkswagen para o programa Caminho da Escola, que têm em seu DNA premissas como segurança, robustez, durabilidade e acessibilidade e que foram aprimoradas ao longo dos 10 anos de parceria no programa.

RECOMENDADO  El camello, o curioso caminhão utilizado no transporte público em Cuba

Transporte para todos

Para este novo produto, a MAN Latin America agregou o que há de mais moderno no quesito acessibilidade: o novo dispositivo de poltrona móvel (DPM), facilitando o acesso aos estudantes com mobilidade reduzida, que passam a se sentar lado a lado com os demais passageiros, promovendo real inclusão. Além disso, o mecanismo mantém a lotação máxima do veículo e ainda amplia a capacidade de transporte para duas pessoas com limitação de locomoção.

“Além de facilitar a acessibilidade através do DPM, dispensamos a necessidade de o aluno viajar todo o trajeto em sua cadeira de rodas, proporcionando maior conforto, segurança e igualdade entre todas as crianças. Durante as avaliações do DPM, foi perceptível no olhar das crianças a alegria de poder ir à escola sentados na mesma poltrona que os demais colegas, facilitando a sua interação e inclusão junto aos demais alunos”, comenta Argel Franceschini, supervisor de Engenharia Avançada Ônibus.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading