IVECO BUS Experience discute como será o ônibus em 2030 com foco em acessibilidade e inclusão




A busca por um transporte que atenda os anseios do cidadão, que preza por um serviço ágil, com conforto e inclusão, foi o tema do IVECO BUS Experience, encontro promovido pela marca, no último dia 7, na cidade mineira de Sete Lagoas, onde a montadora tem sua base industrial. Lá se reuniram engenheiros e executivos da IVECO BUS, estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além de representantes de fabricantes de carrocerias para ônibus e membros de órgãos gestores do setor de transporte coletivo que debateram sobre o ônibus que irá circular em 2030.

A IVECO BUS tem como foco, desde 2014 quando a marca chegou ao país, o desenvolvimento de veículos que ofereçam ao mercado baixo custo operacional e tecnologia. Mas um ponto se destacou nos últimos lançamentos da marca: a acessibilidade. Modelos como a Daily Elevittá, GranClass, SoulClass e o veículo conceito, o Daily Life, produto que inova ao estender a inclusão para o profissional de transporte, inauguraram uma nova era no transporte de passageiros no Brasil. “Os debates sobre o assunto ultrapassaram os limites do nosso segmento, e é por isso que essa troca de ideias é tão importante para ‘desenharmos’ o ônibus do futuro”, destaca Humberto Spinetti, diretor de negócios da IVECO BUS para a América Latina.

Ao lado da montadora, nesse processo, estão os alunos do curso de Design da UFMG que encabeçam o workshop “Próxima Parada 2030 – o Futuro já Começou”. O objetivo é desenvolver modelos para otimizar ou criar soluções para o acesso aos usuários de veículos de transporte público coletivo, incluindo pessoas com mobilidade reduzida.

LEIA MAIS  Volkswagen vence licitação para entrega de 500 ônibus ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS)

Para Gustavo Serizawa, gerente de Marketing da IVECO BUS, a iniciativa amplia a discussão sobre o desenvolvimento dos veículos de transportes urbanos envolvendo toda a cadeia relacionada nesse setor. “Sob uma abordagem sustentável, relacionada ao bem-estar dos usuários, observamos a necessidade do desenvolvimento de novas exigências que atendam uma população cada vez mais idosa e com indivíduos que possuem dificuldades de locomoção.”

O evento teve a participação de outras marcas da CNH Industrial, como a CASE Contruction Equipment, New Holland Construction, IVECO, IVECO Veículos de Defesa, FPT Industrial e Banco CNH Industrial. O público que participou da ação pôde testar, no Campo de Provas da montadora, modelos de ônibus, caminhões e tratores.

LEIA MAIS  Caio Induscar faz venda de 300 ônibus para empresas do Rio de Janeiro

Representantes da IVECO BUS França, matriz da marca, concessionários e clientes, do Brasil e da América Latina, também participaram da programação que terminou no dia 9.

Destaque ainda para a cápsula do tempo que será depositada no Complexo Industrial da IVECO com esboços e sugestões sobre como será a evolução dos ônibus. “Daqui a 13 anos a estrutura será retirada e a próxima geração saberá se acertamos ou não nas projeções para um transporte mais inteligente”, finaliza Spinetti.




Deixe sua opinião sobre o assunto!