Petrobras aprova aumento de 2,3% para gasolina e 1,9% para diesel




Reajuste foi feito devido ao aumento das cotações dos produtos e do petróleo no mercado internacional.

A Petrobras autorizou nesta segunda-feira (6) o reajuste de 2,3% para gasolina e 1,9% para o diesel nas suas refinarias. O aumento começa a valer a partir de desta terça-feira (7), devido ao aumento das cotações de produtos e do petróleo no mercado internacional, segundo nota emitida pela empresa.

A decisão foi tomada pelo Grupo Executivo de Mercado e Preços (GEMP), que antecipa suas reuniões periódicas quando o reajuste dos combustíveis varia mais de 7% para cima ou para baixo no período aproximado de um mês. Em 30 dias, o preço da gasolina nas refinarias já acumula aumento de mais de 9%. Em novembro, houve elevação de 6,6%, após alta também de 6,6% em outubro.

LEIA MAIS  PRF recupera caminhão roubado e prende dois homens suspeitos de integrar quadrilha de roubo de cargas

O reajuste se refere aos preços para as refinarias. O repasse ou não do aumento para o consumidor final dependerá dos postos de combustíveis. Na semana passada, o valor dos combustíveis nas bombas voltou a subir, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Por meio de nota, a Petrobras afirmou que o reajuste, além de ter sido causado pelo aumento nas cotações dos produtos e no petróleo no mercado exterior, também teria sido por conta da continuidade da política de contenção da oferta pela Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep). A depreciação do valor do real frente ao dólar também foram fatores determinantes na decisão.

Ainda segundo a Petrobras, com os ajustes definidos hoje, a área de marketing e comercialização da empresa volta a contar com uma faixa de -7% a +7% para operar os movimentos de preços necessários ao longo do mês. “Caso este limite seja novamente ultrapassado, o GEMP realizará novas reuniões ao longo do período”, afirma a empresa.

LEIA MAIS  Petrobras recebe R$1 bilhão por subvenção ao diesel ente janeiro e agosto

Fonte: Capital News




44 comentários em “Petrobras aprova aumento de 2,3% para gasolina e 1,9% para diesel

Deixe sua opinião sobre o assunto!