MontadorasNotícias

MAN se prepara para aumentar exportações em 2018

A MAN Latin America, prestes a fechar em 2017 seu maior volume de exportações dos últimos cinco anos, está preparada para ainda mais êxitos em 2018. A montadora dará novos e importantes passos rumo à internacionalização: a produção da nova linha de caminhões Delivery e do ônibus Volksbus 14.190 SCD no México, a montagem de caminhões Worker na Nigéria e o fortalecimento em Vendas e Assistência Técnica na América Central. As novidades foram anunciadas hoje (7/12) por Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America em São Paulo (SP).

“Em 2017, enviaremos ao exterior quase 9 mil unidades, crescendo 35% em relação ao ano anterior. A Argentina receberá o maior lote de caminhões e ônibus Volkswagen de todos os tempos, totalizando quase 4 mil unidades. Além de avançarmos em mercados consolidados como o México, onde teremos excelentes resultados, nos preparamos para ampliar a presença da marca Volkswagen no continente africano, graças a uma nova parceria com o grupo empresarial Leventis na Nigéria”, diz Roberto Cortes.

Presente em mais de 30 países, a MAN Latin America já ultrapassou a marca de 136 mil veículos exportados ao longo de seus 36 anos de história. Com fábricas em Resende (RJ) e Querétaro, no México, a montadora também envia kits SKD de modelos Constellation e Volksbus para a parceira MAN Truck & Bus na África do Sul, e agora abre mais uma linha de produção no continente africano.

Argentina: sucesso em ônibus e caminhões VW

A Argentina é o principal destino dos caminhões e ônibus Volkswagen produzidos na fábrica da MAN Latin America em Resende. Os embarques programados até o final do ano totalizarão 3.900 unidades – o maior volume ao país de todos os tempos, num crescimento de 60% apenas em 2017. O caminhão Constellation 17.280 é o modelo mais vendido daquele mercado, com 2 mil unidades enviadas até final do ano.

RECOMENDADO  Redução na compra de veículos pesados abre espaço para a locação como alternativa

Em pouco mais de um ano após o lançamento, o semipesado mostrou-se a melhor opção, principalmente no agronegócio argentino. Equipado com motor MAN D08, o modelo dispensa o uso de Arla 32 e torna a operação mais prática, além de reduzir custos operacionais.

Os ônibus Volkswagen também fazem sucesso nas ruas e estradas argentinas: graças ao sucesso dos Volksbus 17.230, 15.190 e 18.280 Low Entry, a MAN Latin America celebra o marco de mais de 600 chassis já exportados até novembro deste ano. Outro destaque naquele país é a concessionária Buswagen, primeira revenda do mundo com foco exclusivamente no negócio de ônibus da marca, localizada em Buenos Aires.

Novidades 2018 “hechas en México”

A linha de montagem da MAN México na cidade de Querétaro se prepara para receber no segundo trimestre do ano que vem mais duas novidades: a nova família de caminhões leves Delivery, com 3,5 a 13 toneladas de PBT, e o ônibus Volksbus 14.190 SCD, especialmente desenvolvido para o mercado local. Inauguradas em 2004, as operações mexicanas da MAN Latin America já produziram mais de 12 mil veículos, hoje distribuídos numa rede de 17 concessionários autorizados em todo o país.

Os novos Delivery foram projetados, desenvolvidos e testados na América Latina, seguindo padrões mundiais de certificação e qualidade. Composta por modelos de 3,5 a 13 toneladas, a nova família está pronta para conquistar o mundo: nasceu a partir da receita de sucesso da primeira linha Delivery e da experiência dos clientes das mais de 100 mil unidades produzidas.

A configuração do novo Volksbus 14.190 SCD é específica para atender a demandas e padrões do transporte de passageiros no México. Com motorista reposicionado, também conhecido localmente como trompudo, o produto chega para ampliar a participação da Volkswagen no maior mercado de chassis urbanos do país: veículos com motor dianteiro neste formato representam mais de 50% das vendas, concentradas especialmente nos modelos de 12 a 15 toneladas.

RECOMENDADO  PRF fiscaliza quase 900 caminhões e encontra 244 toneladas de excesso de peso em Santa Catarina

Caminhões Constellation também na Nigéria

Caminhões Volkswagen Worker já estão sendo montados em Ibadan, na Nigéria, numa parceria da MAN Latin America com o grupo Leventis, importadora local dos produtos da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus. Os kits SKD (sigla para “parcialmente desmontados”) são fabricados e enviados de Resende (RJ), no mesmo sistema já adotado pela coirmã MAN Truck & Bus para produzir modelos Constellation em Pinetown, na África do Sul.

Uma equipe brasileira da MAN Latin America acompanhou a montagem inicial dos modelos VW Worker 15.180 e 17.220 na Nigéria. Graças a acordos de livre comércio na região do oeste africano, o potencial de mercado anual poderá passar de 400 unidades, segundo estudos iniciais.

A previsão de volume para os primeiros anos é de 300 unidades, buscando atingir 1 mil unidades em cinco anos de operação. No continente africano, são produzidos ainda veículos com direção do lado direito, a partir de kits enviados à África do Sul.

Estrutura mais robusta na América Central

A MAN Latin America também está fortalecendo sua presença na região da América Central e Caribe, onde o mercado anual de caminhões e ônibus acima de 3,5 toneladas de peso bruto total é de aproximadamente 14.500 unidades. Honduras, Nicarágua, Guatemala e Panamá agora contam com estrutura própria de Vendas e Assistência Técnica.

“Temos grande interesse em explorar ainda mais o mercado centro-americano. Nossa estratégia de internacionalização não se baseia apenas em prospectar novos mercados, mas em consolidar presença nos países onde já atuamos. Sempre buscando a liderança, como já temos no Brasil, no Uruguai e em segmentos de veículos comerciais do México e da Argentina”, explica Cortes

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

One thought on “MAN se prepara para aumentar exportações em 2018

  • Odairppreto Antonio Pinto Preto

    E mesmo so la fora compra edsa bosta ako niguem que esse dorge r vw mestico fuom ki so

Fechado para comentários.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading