Carteira de habilitação brasileira passa a valer na Itália




O presidente Michel Temer assinou ontem (10) um decreto que trata do reconhecimento de carteiras de habilitação brasileiras na Itália. Da mesma maneira, as carteiras de motorista da Itália serão reconhecidos no Brasil. O decreto origina-se de um acordo firmado em novembro de 2016 e foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (11).

O acordo, assinado em Roma, foi aprovado pelo Congresso Nacional em outubro do ano passado e seguiu para promulgação de Temer. O reconhecimento mútuo passa a valer neste sábado (13).

O decreto vale para as carteiras de habilitação A e B, não provisórias e em vigor, emitidas por um ou outro país. Caso o solicitante tenha residência no país onde se solicita a conversão, é preciso que a habilitação tenha sido expedida antes da obtenção da residência.

LEIA MAIS  COLUNA MECÂNICA ONLINE - Ferrari 488 Pista - Aceleramos o mais potente V8 da história de Maranello

O acordo vinha sendo negociado desde 2008, para que o portador da carteira de habilitação de um país possa convertê-la em documento equivalente no outro. Embora a Itália seja signatária da Convenção de Viena sobre Trânsito Viário, de 1968, desde 1998, o governo italiano não reconhecia a Carteira Nacional de Habilitação brasileira. Isso obrigava brasileiros residentes na Itália a seguir o procedimento do país para emissão do documento, prestando exames e pagando taxas.

LEIA MAIS  Comissão de Transportes aprova versão eletrônica de documentos de trânsito

Fonte: Agência Brasil




64 comentários em “Carteira de habilitação brasileira passa a valer na Itália

Deixe sua opinião sobre o assunto!

error: Cópia de conteúdo desabilitada !!