Polícia começa a multar caminhoneiros que transportam cargas amarradas por cordas




A Polícia Rodoviária Federal está multando caminhoneiros que transportam cargas amarradas com cordas. Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que entrou em vigor em janeiro deste ano, determina que os itens transportados sejam presos com cintas têxteis, correntes ou cabos de aço. Muitos motoristas informam que não sabiam da nova regra.

A medida, criada em 2015, determina que, além dos itens específicos para amarração da carga, é proibido que os cabos ou fitas fiquem presos à carroceria de madeira para evitar desgaste das estruturas.

Segundo a PRF, a medida é para dar mais segurança. “Você vê a estrutura da corda, com o tempo ela vai soltando, ela é muito flexível. Com o tempo, o próprio atrito com a carroceria, com parafuso, com partes mais rígidas. Quando arrebenta, a carga fica toda vulnerável. Aí é a hora que a gente corre risco do acidente, uma caixa cai”, explicou o inspetor Jander Costa.

LEIA MAIS  Scania anuncia chegada de novo modelo P com 220 cavalos

Motoristas flagrados desrespeitando essa norma são orientados de como deve ser feito o transporte adequado e recebem uma multa de R$ 195. A infração é considerada grave, com cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Muitos contam que não sabiam da nova exigência. “A partir da nova norma que entrou em vigor, a gente vai procurar se adequar para poder andar dentro dos padrões certos”, disse o caminhoneiro Silas Damazio.

LEIA MAIS  MPT e cooperativa de transportes de Paranaguá continuam audiência de conciliação no TST

Outros profissionais contam que já usavam cabo de aço ou cintas têxteis para transportar a carga mesmo antes da resolução entrar em vigor. “A amarração é tudo. Qualquer guinada que você der, até para desviar de um animal na pista, pode derrubar a caga no chão, em cima de outro veículo, causar um acidente grave”, explicou Paulo Flor.

Fonte: G1




215 comentários em “Polícia começa a multar caminhoneiros que transportam cargas amarradas por cordas

  • 03/06/2018 em 14:23
    Permalink

    E esses políticos ladraes todos os dias enventa leis só para complicar a vida dos motoristas que são os verdadeiros eroes do Brasil, daqui mais alguns dias o motorista não vai poder mais nem move o caminhão do lugar se não vai ser sujeito a multa .porque eles não enventa leis para eles mesmo esses políticos ladraes.

    Resposta
  • 20/05/2018 em 11:06
    Permalink

    Desobediência civil geral , urgente , até a derrubada desse sistema dinheirista , ladrão , que só pensa em saquear o bolso do povo ,o Brasil era pra ser mais rico que o Japão , não fosse a má vontade politica e as más intenções por trás das aparências .POR ISSO NAO VOTO MAIS PRA VAGABUNDO NENHUM !!!

    Resposta
  • 19/05/2018 em 16:47
    Permalink

    Na verdade somos todos ladrões na vista da sociedade e agora temos que pagar a roubalheira de nosso país com o preço de combustível absurdo..Tem que parar essa porra de país chamado Brasil…E para parar não basta só parar os caminhões temos que estourar pontes das principais estradas do país..ai sim o Brasil vai parar…vamos todos a luta caminhoneiros….

    Resposta
  • 19/05/2018 em 16:00
    Permalink

    Nós caminhoneiros que carregamos, amarramos e transportamos cargas de todos os tipos nossa vida inteira temos que nos sujeitar e obedecer a leis feitas por esse bando de idiota que em sua maioria nunca subiu em um caminhão…

    Resposta
  • 16/05/2018 em 04:28
    Permalink

    Tenho mais de trinta anos de estrada e nunca vi ninguém derrubar uma carga amarrada corretamente com corda. Esse negócio de amarração com cintas e catraca e só pra fazer a classe gastar dinheiro pra gerar impostos pra pagar contas de políticos ladrões

    Resposta
    • 07/07/2018 em 12:29
      Permalink

      Pode ver Q tem algum político Q tem fábrica de cinta ecatraca kkk

      Resposta
  • 11/05/2018 em 07:45
    Permalink

    O problema do brasil é que quem inventa essas leis nunca sentou a bunda dentro de um caminhão… como sempre essas invenções é só pra arrecadar dinheiro com multas ao invés de intão divulgar e orientar antes de começar a fiscalizar e multar…algumas cargas da certo, em carretas onde o perfil é de ferro e coloca a cinta em qualquer lugar… agora pede pra esse imebecíl explicar ai onde vai colocar a cinta se tiver que travar a carga em cima dos eixos em um caminhão truck ou bitruck com carroceria de madeira se ele alega que não pode usar na madeira ou nos ganchos… uma carga de melancia ou abacaxi vai da certo com cinta… vai fica só o caldo…
    Por que essas leis não são debatidas antes de aprovadas com quem realmente entende da coisa???? Mais no brasil é assim… é presidente de DETRAN com mais de 50 pontos na CNH, MINISTRA DO TRABALHO respondendo processo trabalhista, e por ai vai…

    Resposta
  • 26/04/2018 em 19:58
    Permalink

    E tudo em cima dos caminhoneiro somos vilão..entao amarre Coco ou abobora com cinta

    Resposta
  • 20/04/2018 em 10:44
    Permalink

    Mais uma decisão para atormentar o tão sofrido caminhoneiro, há uma forte tendência em extinguir este profissional

    Resposta
  • 15/04/2018 em 17:41
    Permalink

    eta paizinho de merda .da vergonha de ter nascido nesse lixo aqui.democracia generica ,fajuta.governo burro,incompetente,sem vergonha.

    Resposta
  • 01/04/2018 em 14:19
    Permalink

    Amarrar uma carga de melancia com cintas e depois botar estes idiotas comerem igual a porco pq nao vai ficar nem uma inteira ,nem quem criou a lei generalizando as amarraçoes e nem a policia sabem amarrar uma carga e a PRF vendo estes abusos e compartilham c esta fabrica de multas no Brasil VERGONHA

    Resposta
    • 22/04/2018 em 14:46
      Permalink

      Os caras não sabem nem.com se faz a carga .quem fez isso é um imbecil

      Resposta
  • 19/01/2018 em 19:44
    Permalink

    É gente em ditaduras é assim que funciona, o governo se mete em tudo e a polícia faz esse papel de palhaço enchendo o saco do cidadão. Até quando vamos aceitar tudo isso quieto? E tem mais A tal da EAR, arla, pneus socorros, faróis, troca de motores etc.

    Resposta
    • 27/04/2018 em 10:17
      Permalink

      Você tem 2 opções: Primeira segue a lei; Segunda fica ai levando multa. Ninguém ta obrigando a nada.

      Resposta
  • 18/01/2018 em 14:07
    Permalink

    Essa lei é que nem as tomadas de luz e lampadas, a vida toda nunca teve problemas a partir do dia primeiro é perigoso. Se enumerar as porcas leis que só benefíciou os mesmos.Infelizmente só nos motoristas acatar e pagar.

    Resposta
    • 27/04/2018 em 10:19
      Permalink

      Você tambem tem cuidar da sua. Se não o Ricardão pega a sua também.

      Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!