Caminhões autônomos estão prestes a rodar na Rússia




Em meio ao recente desenvolvimento na tecnologia de veículos não tripulados, a Agência Federal de Transporte Rodoviário da Rússia está a prestes a revelar os primeiros resultados de seu projeto para demonstrar o desenvolvimento de capacidades de infraestrutura e de veículos sem motoristas.

O chefe da Rosavtodor (Agência Federal de Transportes Rodoviários da Rússia), Roman Starovoyt, anunciou que a agência iniciará testes de veículos autônomos neste outono e no inverno, informou a mídia local.

Starovoyt notou que a infraestrutura necessária está sendo instalada nas estradas A-181 “Skandinavia” e “Kazan-Naberezhnye Chelny” para preparar o tráfego sem motorista.

Rosavtodor está atualmente trabalhando em um projeto chamado “Karavan”, lançado em 2016, para trazer carros autônomos com segurança para as estradas russas. A primeira execução no âmbito do projeto está prevista para maio de 2018 em uma estrada fechada.

A tecnologia está sendo desenvolvida em colaboração com a fabricante de caminhões russa KAMAZ, uma construtora que viu 15 vitórias de seus veículos na categoria de caminhões Rally Dakar. Karavan supostamente envolve especialistas finlandeses do projeto Aurora, que se especializa em testes automatizados e testes de gerenciamento de ativos de infraestrutura.

Atualmente, a tecnologia de veículos autônomos está na mente de todos, já que os gigantes da tecnologia, como Tesla, Uber e Google, lideram o movimento em direção a carros sem motoristas. Muitos fabricantes de automóveis, incluindo a Volkswagen, a BMW, a Daimler e a Toyota, juntaram-se ao esforço.

Recentemente, no entanto, os testes de veículos autônomos sofreram um golpe nos Estados Unidos, depois que um carro autônomo da Uber matou um pedestre que cruzou uma estrada com várias linhas à noite. Alguns acreditam, no entanto, que a tragédia aumentará os esforços para melhorar as tecnologias, softwares, sensores e segurança dos veículos.

Fonte: Sputinik




Deixe sua opinião sobre o assunto!