NotíciasTratores

Caterpillar apresenta a gigantesca motoniveladora Cat 24

Alicerçada na forte herança das Motoniveladoras da Série M, a nova Motoniveladora Cat ® 24 garante um alto desempenho na construção e manutenção de estradas de mineração para melhorar a eficiência do caminhão de mineração. A Motoniveladora 24 está equipada com uma armação da lâmina de 7,3 m (24 pés) de largura e é compatível com aplicações para caminhões de médio a grande porte que transportam mais de 180 toneladas métricas (200 toneladas) de carga útil. Um projeto inovador e modular significa que os componentes podem ser removidos e instalados de maneira mais rápida e fácil, em alguns casos, até 70% mais rápido quando comparado às máquinas 24M. O Cat GRADE padrão com Inclinação Transversal melhora a produtividade do operador e a qualidade da estrada de transporte, o que minimiza o desgaste dos pneus do caminhão, diminui a resistência a rolamento e reduz falhas prematuras dos pneus.

A nova Motoniveladora apresenta um equilíbrio de peso otimizado e 15% mais torque final baixo em comparação com a Cat 24M. Esses recursos melhoram a tração e ajudam a manter a consistência da velocidade de deslocamento, especialmente durante o transporte de cargas grandes na armação da lâmina, ao trabalhar em declive ou ao fazer uma curva carregada. Um aumento de 11% no peso da máquina proporciona pressão e força de tração adicionais na lâmina para aumentar o desempenho da lâmina. A Potência para o Solo consistente controla os níveis de potência do motor para compensar as perdas do ventilador de arrefecimento, permitindo que a motoniveladora tenha desempenho ideal em todos os momentos.

Maior facilidade de manutenção e custos de operação reduzidos

O motor Cat C27 com tecnologia ACERT™ oferece desempenho confiável e, quando recondicionado, tem a meta de vida útil prolongada em 33% em comparação com o motor C18. A nova transmissão planetária de 533 mm (21 polegadas) e 6 velocidades e a coroa e o comando final aprimorados do eixo traseiro prolongam a vida útil do trem de força em até 33%, reduzindo substancialmente os custos de manutenção.

O Cat 24 apresenta um design modular que reduz o tempo de inatividade associado à remoção e instalação de componentes principais. Agora, por exemplo, a transmissão pode ser removida até 70% mais rápido que na 24M. Os intervalos de manutenção para a transmissão, o filtro hidráulico e o filtro de ar do motor, bem como a vida útil dos fluidos da transmissão e do eixo traseiro foram duplicados, o que reduz significativamente o tempo e os custos de manutenção. Os novos roteamentos e proteções das mangueiras do eixo frontal protegem os componentes da direção contra riscos externos e melhoram a durabilidade e a confiabilidade do eixo frontal. Um protetor da transmissão padrão protege a caixa de redução. A detecção de deslizamento da engrenagem protege a transmissão, travando a engrenagem quando o deslizamento é monitorado.

Um centro de serviço de fluidos padrão permite o enchimento e a extração de fluidos a partir de um local conveniente no nível do solo, o que simplifica a manutenção, diminui o tempo de inatividade e reduz os custos. Todos os filtros da máquina ficam empilhados em um local centralizado, garantindo melhor acesso.

Melhorias na segurança

A Cat 24 possui 15 pontos de amarração estrategicamente localizados para proteger os técnicos de serviço durante a realização de determinadas operações de serviço. Além de miniplataformas, passarelas, alças de apoio e degraus antiderrapantes padrão, um pacote de Trabalho em Altitudes disponível oferece corrimãos e alças estáveis e seguros para maior segurança ao trabalhar em torno do motor.

A máquina conta com Instalação para Combate a Incêndios, o que permite fácil montagem e acomodação da maioria dos sistemas de combate a incêndios. Além disso, um sistema de combate a incêndios está disponível como opcional de fábrica.

A câmera retrovisora padrão melhora a visibilidade atrás da máquina, enquanto a visibilidade frontal e lateral da máquina é aprimorada por meio de câmeras frontais opcionais. Dentro da cabine, um novo indicador de cinto de segurança padrão fornece alertas visuais e audíveis quando o cinto de segurança não está em uso, e o sistema informa a ocorrência ao escritório.

Um conjunto de duas luzes LED (Light Emitting Diode, Diodo Emissor de Luz) 4×4 dentro do compartimento do motor aumenta a visibilidade para os técnicos durante a manutenção da máquina.

Desempenho e conforto

O motor Cat C27 ACERT, que alimenta a nova Motoniveladora 24, oferece uma faixa de potência líquida de 399 a 518 kW (535 a 694 HP) e proporciona 15% de aprimoramento de torque final baixo em comparação com a 24M. Há duas configurações disponíveis para satisfazer a maioria dos padrões globais de emissões: o Final do Tier 4 do EPA (Environmental Protection Agency, Órgão de Proteção Ambiental) dos EUA/Estágio IV da UE para padrões de emissões rigorosos e o Tier 2/Estágio II para países menos regulamentados, ambos oferecendo desempenho de potência total em altitudes máximas de 3.048 m (10.000 pés) e 4.572 m (15.000 pés), respectivamente.

A transmissão Power Shift automática usa a Estratégia de Controle Eletrônico Avançado (APECS, Advanced Electronic Control Strategy) da Cat para deslocamento suave, maior vida útil dos componentes e melhor conforto do operador. Dois joysticks eletro-hidráulicos reduzem os movimentos da mão e do pulso em até 78% em relação aos controles de alavanca convencionais, melhorando ainda mais o conforto e a produtividade do operador. A nova tela de informações sensível ao toque e o novo teclado substituem a maioria dos interruptores de três posições do projeto da 24M, oferecendo uma interface de operador avançada para um controle mais eficiente.

Tecnologia

A nova Motoniveladora Cat 24 inclui as tecnologias mais recentes para proteger a máquina contra possíveis problemas de operação ou manutenção. Essas novas tecnologias incluem proteção contra baixa velocidade/sobrevelocidade do motor, detecção de deslizamento da transmissão, articulação eStop, travamento do implemento e monitoramento de fluido. Antes de dar a partida, a máquina executa um diagnóstico do líquido arrefecedor, do motor e dos níveis de fluido hidráulico e dá OK para dar partida. Durante a operação, a máquina monitora e alerta automaticamente o operador sobre níveis de fluido extremamente baixos.

A Cat 24 é compatível com MineStar™ e, por padrão, a máquina vem com o Cat VIMS™ e o Product Link™ Elite, que fornece relatórios avançados de operação da máquina por meio do VisionLink ®.

Especificações

MOTOR CAT C27 ACERT
Potência líquida (ISO 9249) 399 a 518 kW (535 a 694 HP)
Peso operacional 73.344 kg (161.695 lb)*
Largura da armação da lâmina 7,3 m (24 pés)
Transmissão Automática, eletrônica, Power Shift
Faixas de marchas 6 (A)/3 (R)
Velocidade máxima 41,9 km/h (26 mph) – avanço

41,2 km/h (25,6 mph) – ré

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading