Divisão de caminhões da Volkswagen está aberta à compra de fatia majoritária na Navistar




A Volkswagen está aberta a comprar uma participação majoritária na fabricante norte-americana de caminhões Navistar “em algum momento”, afirmou a empresa nesta segunda-feira, em um momento em que o grupo automotivo alemão se prepara para uma possível oferta de ações de seus negócios com caminhões.

A Volkswagen Caminhões & Ônibus comprou 16,9 por cento de participação na Navistar International (NAV.N) em 2016 e na semana passada juntou forças com a Hino Motors, da Toyota, para competir com as rivais globais Daimler e Volvo.

A Volkswagen planeja converter sua divisão de caminhões, que inclui a Scania e a MAN, em uma empresa pública como prelúdio de uma potencial oferta de ações.

LEIA MAIS  Caminhoneiro autônomo deverá exigir cumprimento da tabela de frete

“(Assumir o controle da Navistar) faria sentido em algum momento”, disse Matthias Gruendler, vice-presidente financeiro da Volkswagen Caminhões & Ônibus, a jornalistas nesta segunda-feira.

A tomada de controle exigiria entre 3 bilhões e 4 bilhões em custos extras e pode ser apoiada por recursos a serem gerados por uma oferta pública inicial (IPO) de ações, disse o executivo, sem estimar se estava se referindo a dólares ou euros.

LEIA MAIS  NTC&Logística pede cancelamento de multas às empresas durante paralisação dos caminhoneiros autônomos

“A cooperação (com a Navistar) está funcionando mundo bem”, acrescentou.

A Volkswagen pagou 256 milhões de dólares pela participação na Navistar, ampliando o acesso ao mercado norte-americano para o grupo alemão.

Fonte: Agência Reuters




Deixe sua opinião sobre o assunto!