Detran permite que motoristas profissionais zerem pontos da CNH. Saiba como!

por Blog do Caminhoneiro

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) anunciou nesta quarta-feira que os motoristas que exercem atividade remunerada nas categorias C, D e E e tiverem entre 14 e 19 pontos podem fazer um curso do órgão e zerar a pontuação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A chamada reciclagem preventiva para motoristas profissionais está prevista na resolução 723 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e é opcional.

O curso pode ser feito por condutor que tenha a inscrição “exerce atividade remunerada” no verso da CNH; seja habilitado exclusivamente nas categorias C (veículos de carga, como caminhões), D (veículos de transporte de passageiros, como ônibus e vans) ou E (veículo conjugado, como carreta com reboque ou trailer).

De acordo com o Detran-SP, é possível pedir para fazer a reciclagem apenas uma vez a cada 12 meses. Ele dá ao motorista profissional a oportunidade de retirar de seu prontuário a pontuação acumulada na CNH por infrações de trânsito. Desta forma, apenas se somar outros 20 pontos nos 12 meses seguintes terá a CNH suspensa.

“O motorista profissional passa muitas horas ao volante. A reciclagem preventiva permite que ele reavalie sua conduta no trânsito quando ele está com grande risco de ter a CNH suspensa, o que o impediria de trabalhar. É uma chance de ele reaprender e repensar suas atitudes, pois todos devem respeitar as normas de trânsito, colaborar para a segurança viária e, principalmente, preservar vidas”, ressalta Maxwell Vieira, diretor-presidente do Detran-SP.

Para solicitar o benefício, o interessado deve ir até a uma unidade do Detran-SP. Se os requisitos forem preenchidos, ele receberá uma autorização a ser entregue a uma autoescola, onde contratará o curso. Após a emissão da permissão, o condutor terá 15 dias para iniciar as aulas e, a partir daí, 40 dias para terminá-las.

O curso de reciclagem preventiva é o mesmo que já existente para condutores infratores com a CNH suspensa e é oferecido pelas autoescolas.

Como estabelece o CTB, todo condutor que atinge 20 ou mais pontos em 12 meses tem o direito de dirigir suspenso por no mínimo 6 meses e precisa passar pela reciclagem. Também tem a CNH suspensa quem comete uma única infração gravíssima que tem como penalidade prevista no CTB a suspensão.

Fonte: Veja

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

6 comentários

Jessé carlos Vieira 11/03/2019 - 12:51

Isso é só pra comer dinheiro do proficional q leva alimentos pra população brasileira

Reply
Luiz 24/02/2019 - 10:14

Esses que crítica o motorista profissional e um imbecil que fala merda pelos dedos, tô cansado de ler esses tipos de zombaria, vamos respeitar o trabalho alheio, se não tem o que fazer então vá procurar, seu vacilão

Reply
Mauro 08/02/2019 - 06:58

Concordo com vc meu amigo..esse otario aí…não vive no batente o dia dia da gente..por isso ele fala isso..queria ver se ele trabalhasse 24 horas na estrada…e chegasse cansado em casa com toda a nossa carga horária e senso oprimido por leis idiotas que só visam o bolso deles….e se ele já tivesse sido multado por um guarda federal..injustamente como eu fui..várias vezes se ele estaria falando isso..ei migao vai trabalhar com caminhão um mês aí depois vc vouta aqui…e tire suas conclusões ok..

Reply
Gustavo 19/01/2019 - 07:35

Eu acho que um motorista PROFISSIONAL tem mais que a obrigação de não levar multas, eu vejo muitos caminhoneiros, como eu, reclamar dos motoristas de passeio, fazerem cagada, atrapalhando eles, mas vejo muitos que se dizem PROFISSIONAIS fazerem coisas piores, e outra coisa, essa história de indústria da multa, é só uma desculpa, por que qualquer indústria que seja, para existir, precisa de uma materia prima, e existe os irresponsáveis para ser essa matéria prima dela, então ela está ai…

Reply
Luiz 23/01/2019 - 19:02

Tá aí um cara que devia ser o chefe do Detran,só falou asneira, vem aqui para vc conhecer oque é industria da multa, vou te presentear com algumas multas aqui que tomei sem ao menos ter ido ao local da atuação, não fale besteira vc deveria e ouvir e aprender com quem tá no dia a dia senss castigado por uma legislação arcauca,nao seja um idiota quando o assunto for ofensas

Reply
Ibrahim 08/02/2019 - 13:16

Gustavo, desculpe a franqueza, ou vc é conivente (trabalha na área) ou não tem a menor idéia do assunto. O código de trânsito brasileiro é muito bom, mas vc não faz ideia das situações para produzir multas.

Reply

Escreva um comentário