Caminhoneiro autônomo deverá exigir cumprimento da tabela de frete




Muitas discussões em torno da tabela de frete ainda permanecem. O setor agrícola e industrial se opõem à utilização da tabela, que continua tendo força de lei, conforme medida provisória sancionada pelo presidente Michel Temer.

A Associação Brasileira dos Caminhoneiros – Abcam- orienta a todos os caminhoneiros autônomos a obedecerem os preços mínimos fixados na Resolução n°5820/16 da ANTT. Os contratantes que não respeitarem os valores estipulados estarão sujeitos a indenizar o transportador em valor equivalente ao dobro do que seria devido.

O texto referente à tabela de frete é bastante objetivo e busca compensar a hipossuficiência do caminhoneiro na sua relação de negociação do frete com seus contratantes que são, na grande maioria das vezes, empresas com elevado poder de barganha comercial e financeira que desejam impor um preço visivelmente insuficiente para cobrir os custos do transporte, tornando a vida do caminhoneiro indigna.

LEIA MAIS  Dana conquista Prêmio Melhores do Setor Automotivo

Entretanto, a Abcam está aberta ao diálogo com todos os setores envolvidos e que dependem do transporte rodoviário de cargas. “Podemos chegar a um denominador comum, mas sem adiar a correção dessa relação historicamente desequilibrada”, afirma o presidente da entidade, José da Fonseca Lopes.

LEIA MAIS  Temer deve mesmo vetar anistia a multas na greve dos caminhoneiros

Fonseca acredita que interesses parciais e setoriais de qualquer segmento não podem suplantar o caráter de justiça, de legitimidade e de dignidade da causa dos caminhoneiros, inegavelmente endossada pela população brasileira.

Fonte: Abcam




Um comentário em “Caminhoneiro autônomo deverá exigir cumprimento da tabela de frete

  • 20/06/2018 em 09:48
    Permalink

    O setor agrícola e grandes empresas do nosso pais não se cansan de ganhar em cima de uma classe que já não tem mais como pagar essa conta.
    Agora querem impor na justiça um direito que a muito tempo ja deveria estar valendo.
    Força caminhoeiro.

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!