Comissão que analisa MP de subsídio ao diesel aprova plano de trabalho




A comissão mista responsável por analisar a Medida Provisória (MP) 838/2018, que concede subsídio de parte dos custos do óleo diesel, aprovou nesta terça-feira (19) o plano de trabalho do colegiado. Apresentado pelo relator, deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP), o plano prevê a realização de três audiências públicas para discussão da MP. Na reunião, também foi eleito o presidente do colegiado, senador Dário Berger (MDB-SC).

O primeiro debate será destinado a ouvir representantes do governo, entre eles, dos Ministérios da Fazenda e de Minas e Energia, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e da Petrobras. Já a segunda audiência pública contará com a perspectiva de especialistas no setor para a discussão da política nacional de preços dos combustíveis.

Integrantes da sociedade civil serão ouvidos no terceiro debate da comissão, que terá como participantes representantes dos caminhoneiros, das distribuidoras de combustíveis e dos postos. Segundo o relator da comissão, as duas primeiras audiências em que serão ouvidos o governo e especialistas estão previstas para ocorrer no dia 4 de julho às 11h e às 15h, respectivamente.

LEIA MAIS  Universidade Federal de Uberlândia faz estudo sobre saúde e hábitos dos caminhoneiros

Subvenção

A MP 838/2018 faz parte do acordo do governo com os caminhoneiros e tem como finalidade a redução do preço do combustível na refinaria, com efeito sobre o valor final do litro do diesel nos postos. Para tal, é concedida aos produtores e importadores uma subvenção econômica de R$ 0,30 por litro até o dia 31 de dezembro deste ano.

Segundo a MP, o gasto com o subsídio ficará limitado a R$ 9,5 bilhões este ano. Caso o valor seja atingido antes do final de dezembro, será publicado um termo de encerramento da subvenção prevista. Para ter direito ao custeio, os produtores e importadores interessados deverão se habilitar na ANP para obter as informações relativas à comercialização e à importação de óleo diesel.

LEIA MAIS  Transportes Marvel fará seleção presencial de novos motoristas em Chapecó-SC

Fonte: Agência Senado




Deixe sua opinião sobre o assunto!