Este ônibus tem aerodinâmica melhor que a de um Volkswagen Up!




A Setra é uma fabricante de ônibus alemã que pertence à Daimler – que também é dona da Mercedes-Benz.

Sua mais nova criação é o ônibus mais luxuoso do mundo, que, apesar do seu formato, é mais aerodinâmico do que um Volkswagen Up!.

O coeficiente de arrasto aerodinâmico do Setra Double-Decker S 531 DT é 0,35, quando o Up! nacional tem 0,367 com seu formato de caixinha de leite. Sandero e Uno têm a mesma aerodinâmica do ônibus.

Nos automóveis, o resultado da Cx é obtido em túneis de vento, câmaras com ventiladores superpotentes que mostram como o ar se desloca pela carroceria do veículo. Quanto menor o valor do Cx, menor a resistência ao ar e mais aerodinâmico é o veículo.

Mas a aerodinâmica é um pouco mais abrangente e também tem relação com a área frontal do veículo e com seu tamanho. Ainda assim, o S 531 DT surpreende considerando seus dois andares, os 14 metros de comprimento e a capacidade para até 83 passageiros.

LEIA MAIS  Wabco explica como funciona o sensor do ABS

O compartimento de bagagem, por exemplo, tem 8,4 metros cúbicos quando um Citroën Jumpy tem 6,6. O tanque de combustível também é enorme: são 540 litros, mas, como opcionais, há reservatórios extras de 170 e 270 litros.

De acordo com a Daimler, a aerodinâmica melhora o rendimento do motor seis cilindros 12.8 (510 cv e 254,9 mkgf a 1.100 rpm) a ponto de economizar 3.000 litros de diesel a cada 100.000 km rodados.

O Classe S dos ônibus

Para garantir o título de ônibus mais luxuoso do mundo, o Setra S 531 DT recorreu a soluções que a Daimler já tem. Dos Classe C e S veio o dispersador de fragrâncias no ar-condicionado.

Também a exemplo dos Mercedes mais recentes, o busão de luxo tem o sistema de frenagem de emergência Active Brake Assist 4.

Ele para o ônibus para evitar atropelamentos e acidentes. É capaz de detectar obstáculos a 250 metros, pedestres a 80 e motos e bicicletas a 160 metros.

Também há alertas de pontos cegos, que já vem sendo usado em caminhões da Mercedes na Europa. Há vários sensores ao redor do ônibus para alertar o motorista sobre pessoas ou objetos nas imediações, seja em manobras ou em mudanças de faixa.

LEIA MAIS  Caio entrega 102 unidades do F2400 ORE2 para cidades de São Paulo

Como boa parte dos ônibus de turismo, esse Setra tem interior modular. Mas a grande sacada é que os assentos podem ser deslocados a qualquer momento para ampliar o espaço para cadeiras de rodas ou carrinhos de bebê.

Além disso, seu banheiro foi concebido para aproveitar ao máximo o espaço disponível.

Fonte: Quatro Rodas




Deixe sua opinião sobre o assunto!