MotoresNotíciasOnibus

FPT apresenta motor Cursor 13 Gás Natural para ônibus na IAA

No IAA 2018, em Hannover, na Alemanha, a FPT Industrial reforça sua presença no mercado como fornecedor de soluções para vários tipos de combustíveis, reafirmando a liderança nas tecnologias de gás natural veicular. A marca da CNH Industrial, um dos maiores grupos de bens de capital do mundo, oferece as mais amplas soluções movidas a gás natural e biometano, disponíveis em uma faixa de potência de 136 a 460 cv. Todos os motores movidos a gás natural da FPT Industrial são tão potentes quanto os movidos a diesel, com baixa emissão de CO2 e baixíssimas emissões de NOx.

No ano passado, a marca apresentou o mais potente motor 100% movido a gás do mercado: o Cursor 13 Gás Natural. Agora, no IAA 2018 o motor é exibido para aplicações para ônibus.

Com um novo cárter de óleo e arranjo frontal projetado especificamente para atender todas as necessidades de aplicações em ônibus, o Cursor 13 Gás Natural mantém sua posição como o mais potente motor 100% movido a gás natural do mercado. O motor entrega uma potência de até 460 cv a 1.900 rpm e torque de até 2.000 Nm a 1.100 rpm, e pode funcionar com GNL (gás natural liquefeito), GNC (gás natural comprimido) ou biometano, este último capaz de reduzir os níveis de emissão de CO2 a praticamente zero.

RECOMENDADO  Itamaracá recebe 24 ônibus Caio Apache Vip em Recife-PE

Como os outros motores da FPT Industrial movidos a gás natural, o Cursor 13 Gás Natural usa combustão estequiométrica para gerar energia. A FPT Industrial utiliza essa tecnologia desde 1995 para atender aos mais rigorosos limites de emissão, com um catalisador de três vias simples fácil de instalar, sem EGR (recirculação de gás de escape), SCR (redução catalítica seletiva) e filtro DPF.

Tudo isso vem combinado com grandes benefícios em termos de sustentabilidade para o meio-ambiente e os clientes. O Cursor 13 Gás Natural apresenta redução de 98% de emissões de material particulado e de 48% de NOx em comparação com os motores a diesel. A poluição sonora também é menor graças ao ciclo de combustão do motor, mais suave e silencioso.

Além disso, a combustão sem EGR e a injeção multiponto asseguram um consumo de combustível líder da categoria: em comparação ao diesel, a economia de custos com combustível é de até 40%.

Sem o uso de Arla 32, a tecnologia da FPT Industrial oferece uma solução mais leve e compacta, permitindo a otimização da carga útil e da disponibilidade de espaço do ônibus. Esse recurso permite que tanques de combustível maiores sejam montados, ampliando assim a variedade de missões.

O Cursor 13 Gás Natural é protegido por duas patentes: um controle que possibilita aumentar o desempenho, proteger o motor e o catalisador de três vias contra falha de ignição, e o sistema de gerenciamento de controle de fluxo de ar reativo, uma nova lógica de controle estequiométrico que é aplicada durante as mudanças de marchas. Ela garante fornecimento contínuo de torque quando associado ao câmbio manual automatizado, o que permite desempenho maximizado e a mais rápida mudança de marchas.

RECOMENDADO  El camello, o curioso caminhão utilizado no transporte público em Cuba

Especificações do Cursor 13 Gás Natural

Arquitetura: 6 cilindros em linha
Sistema de injeção: multiponto com combustão estequiométrica
Tratamento de ar: Turbocompressor com Wastegate
Válvulas por cilindro (número): 4
Deslocamento (L): 12,9
Diâmetro interno por curso (mm): 135×150
Potência máxima HP (kW) a rpm: 460 (338) a 1.900
Torque máx (Nm a rpm): 2.000 a 1.100
Intervalos de manutenção (Km): Até 90.000
Dimensões L/C/A (/mm): 1.610/1.027/1.178
Peso seco (kg): 1.240
ATS: Catalisador de 3 vias (sem EGR, DPF e SCR)

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading