CaminhõesMontadorasNotícias

Ford entrega 21 caminhões Cargo Kolector para a Ponta Grossa Ambiental

A Ford entregou 21 caminhões Cargo 1723 Kolector para a Ponta Grossa Ambiental – PGA, empresa responsável pelo serviço de coleta urbana de Ponta Grossa, no Paraná. Os veículos foram fornecidos prontos para operar, implementados com compactadores de 15 m³ e 19 m³ de capacidade, além de um poliguindaste, por meio da Trevisa Ponta Grossa, concessionária da Rede Ford Caminhões.

A Ponta Grossa Ambiental foi criada em 2004 pelo Grupo Philus e atua desde 2008 na coleta de resíduos da cidade paranaense. Ela tem um total de 50 veículos, dos quais 41 são Ford. Todos são rastreadados via satélite e dispõem de comunicação por rádio para acompanhamento do serviço em tempo real. Esta é a segunda renovação da frota que, por contrato, deve ser realizada a cada cinco anos nesse tipo de aplicação.

“Não nos preocupamos apenas em adquirir veículos novos, mas que sejam adequados ao serviço e proporcionem o melhor custo-benefício à população”, diz Marcus Borsato, presidente do Grupo Philus.

RECOMENDADO  Feriado de Páscoa tem restrições para caminhões em rodovias federais

Vitor Borsato, diretor de negócios do Grupo Philus, destaca que na escolha do Cargo Kolector pesaram diversos diferenciais e adaptações que impactam diretamente na operação. “Os motores dos caminhões são mais econômicos, duráveis e menos poluentes”, comenta. “Também optamos por veículos com sistema de transmissão específica para aplicação de coleta de lixo, assim a troca de marchas é menor e a força do veículo é maior, reduzindo os ruídos.”

Os veículos possuem sistema de escapamento posicionado acima da cabine, que levanta menos poeira durante a coleta em vias não pavimentadas, e tomada de força multiplicada que diminui a necessidade de alta rotação do motor para compactação, tornando a coleta mais silenciosa.

Outros itens foram levados em conta na escolha da frota, como sistema de iluminação com maior alcance para coletas noturnas, renovação da cabine para acomodar quatro pessoas e sistema de fechamento automático da tampa que agiliza o processo de descarga dos resíduos e diminui o tempo da operação.

A Ponta Grossa Ambiental recolhe diariamente cerca de 290 toneladas de lixo, atendendo uma população de 340 mil pessoas. Realiza também a coleta de resíduos recicláveis porta a porta e em 133 pontos de entrega voluntários, encaminhados para associações de catadores mantidas pela Prefeitura Municipal.

Modelo vocacional

RECOMENDADO  Volvo construirá nova fábrica de caminhões no México

O Cargo 1723 Kolector é um dos caminhões mais usados na coleta de resíduos urbanos. Com peso bruto total é 16.000 kg, ou 23.000 kg com terceiro eixo instalado, ele já vem preparado para atender as condições severas desse tipo de aplicação. A transmissão tem primeira marcha mais curta para aumentar o torque na saída. O eixo trativo, a embreagem, a suspensão e o sistema de freios são reforçados para aumentar a eficiência e a durabilidade.

Ele vem ainda com escapamento vertical, que evita o levantamento de poeira e emissões na direção dos garis que trabalham atrás do veículo, tomada de força traseira, para-choque estreito, protetor do radiador e bancos com revestimento em vinil para facilitar a limpeza.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading