Há vagas: como conseguir um emprego como caminhoneiro?
Nos último anos o Brasil enfrentou uma grave crise econômica. Medidas equivocadas do governo causaram milhões de demissões em todo o país. Todos os setores da economia tiveram retração, e a economia do país encolheu. Porém, a economia começou a reagir, a indústria brasileira está crescendo, e o melhor: HÁ VAGAS!
Setores como o de transporte, que foram muito afetados pela crise, tem feito centenas de contratações toda semana. As empresas voltaram a comprar caminhões, a safra cresceu, a produção industrial também, por isso o cenário sofreu uma reversão.
No momento, as empresas tem uma grande oferta de vagas de trabalho, porém, há ainda mais trabalhadores a procura de trabalho. Por isso, muitas empresas tem contratado trabalhadores com experiência e capacitação. Há cerca de 8 anos, as exigências eram mínimas para o setor de transporte, pois faltava mão-de-obra.
Com a grande oferta de profissionais, as transportadora preferem motoristas qualificados, com larga experiência no transporte, conhecimento em rotas que a empresa atua, e outros conhecimento gerais. Mas o que fazer se você não tem experiência? Seguem algumas dicas que podem ajudar:
Estude! Estude muito! Mesmo no setor de transportes, que a qualificação necessária não é tão alta, profissionais com mais escolaridade e cursos no currículo são mais valorizados. Várias empresas do setor já pedem caminhoneiros que tenham ensino médio completo. Por isso, estudar nunca é demais.
Qualifique-se! Outro ponto fundamental de muitas contratações é a qualificação. Fazer cursos e treinamentos voltados ao setor que deseja atuar são essenciais. Há no Brasil várias escolas de capacitação de motoristas, que realizam treinamentos teóricos e práticos para novos caminhoneiros, além de já encaixarem muitos alunos em empresas que precisam de caminhoneiros qualificados.
Faça os cursos obrigatórios. Os cursos mais exigidos são o do MOPP (Movimentação e Operação de Produtos Perigosos), e o EAR (Exerce Atividade Remunerada), mas outros cursos podem ser exigidos, como direção defensiva e econômica, primeiros socorros e etc. A legislação especifica diversos cursos como exigência para alguns tipos de transporte, como produtos químicos ou transporte de estruturas com grandes dimensões. Para se candidatar à uma vaga, é necessário saber antes se a empresa exige tais cursos.
Atualize sua CNH. A maioria das empresas hoje tem contratado motoristas carreteiros. Se possível, troque a letra de sua Carteira Nacional de Habilitação assim que possível. Além de ser uma forma de conseguir trabalho, pode ser o que falta para uma promoção na empresa que trabalha, passando de motorista truck para carreteiro. Não é um gasto, é um investimento!
Fique atento aos anúncios. Muitas empresas tem usado as redes sociais para divulgação de vagas de emprego. Porém é necessário ficar atento ao anúncio. O que e como a empresa pede, como deve ser feito o envio de currículo e etc. No Blog do Caminhoneiro também há dezenas de vagas divulgadas, e muitos textos publicados, mesmo com todas as informações detalhadas sobre a empresa, exigências para as vagas e formas de se candidatar, recebem muitos comentários do tipo “Me liga”, ou “Meu telefone é 9999-9999”. As empresas não se atentam a essas informações, pois geralmente é pedido que os currículos sejam enviados por e-mail ou pelo site da empresa. Por isso, é necessário ler o anúncio feito com toda a atenção.
Não seja o dono da verdade. Ser humilde também pode ser de grande valia para se conseguir experiência. Estar aberto a novos conhecimentos, novas tecnologias, novos cursos e formas de trabalhar é essencial para se manter competitivo. Também não é preciso querer começar por cima. Empresas pequenas, com pouco caminhões ou caminhões mais antigos são, muitas vezes, a melhor porta de entrada para o setor de transportes.
Procure em sua região. Como o setor de transporte voltou a crescer em todo o país, as vagas também tem sido abertas em todo o país. É necessário entrar em contato com empresas e motoristas da região para se ter conhecimento sobre elas. Muitas vezes as vagas são divulgadas apenas nas rodas de conversa. Também é muito bom ficar atento a anúncios em rádios locais, jornais e pelas agências de emprego da região.
As contratações voltaram ao setor de transportes e não vão parar. As previsões são boas, e a sobra de profissionais, pode, em breve, voltar a ser falta de profissionais, como aconteceu em anos anteriores.
O Blog do Caminhoneiro deseja que você consiga logo aquela vaga que está a procura!
Como é que as pessoas vão ter experiência se nenhuma empresa da oportunidade.
Sou aposentado ganho pouco,quer q voltar no mercado,só que não me contrata,tenho curso Mopp e indivisível seguradoras liberada, última empresa Della Volpe,moro em ribeirão preto
por mais qualificação que se tenha a maioria das empresas não dá oportunidade a quem não tem experiência e isso e fato e nunca vai mudar .
Eu ja to a quatro anos tentando entra no mercado de trabalho e nem uma me da oportunidade nao so a mim como varias pessoas e ja me propus a muda de endereco mas mesmo asssim querem com experiencia
Venho tentando entrar nessa área pois trabalhava em transporte de valores.e muito difícil as empresas darem uma oportunidade.pois venho tentando e não dão oportunidade aqui na minha região.para quem ta começando nessa área.
É camarada tô nessa também aqui em Minas Gerais é muito complicado.
Uma situação revoltante é vc ser profissional ter experiência e não ser contratado pq não tem cinco anos no mínimo na mesma empresa, só interessante lembrar que ninguém é obrigado a ser escravo e profissional deve ser valorizado sempre. Busco oportunidade em Qualquer região do pais desde que bem remunerado 11 986875680
Tenho experiência. Tenho todos os curso da resolução 168 e varios NR. Tenho curso técnico. É estou desempregado há 6 meses. Espalhei currículo pra todos os lados. Mas ninguém chama pra nada. O setor ta horrivel. Tá muito difícil arrumar emprego..
O salário baixo para o caminhoneiro não vale mais o investimento no setor, por isso me afastei da profissão de motorista carreteiro, mesmo tendo ensino médio e todos os cursos na área de transporte e mais de 30 anos de experiência, a distância da família em relação aos salários pagos não vale apena, os empresários não reconhecem um profissional zeloso e qualificado. Infelizmente está é a realidade das empresas no Brasil, se pudesse iria para o exterior.
Fiz tudo isso é nenhuma empresa chama.
Olá Boa noite a todos, mudei de habilitação há cerca de 2 anos e meio, mas, sem experiência todas as portas q procurei se fecharam para mim. Tenho 43 anos, todos os cursos de transporte, ensino médio completo e 1 período de Direito. Fui vendedor a vida toda, sempre quis ser motorista então comecei a fazer esses cursos. Espero ainda ter uma oportunidade no ramo de transporte. Mas esbarro ainda na falta de “experiência”, fiz algumas viagens, mas por conta própria .Emerson Soares abraço a todos
Verdade seja dita, hj no Brasil não tem nenhum patrao que consegue rodar com estes impostos, preço diesel sobe quase toda semana, este governo não faz nada , aí todos motorista reclama.
Tem uma empresa na minha região que abriu recuperação judicial , pois o montante de motorista que levaram na justiça e absurdo, o passivo trabalhista deste empresa chega a 10 milhões de reais, aí pergunto a culpa cai onde , no governo, no patrão ou na classe de motorista que não tem união… Fica a dica.
Q
Sou motorista carreteiro desde 2000,abandonei a profissão em agosto de 2016 devido ao descaso c o profissional do transporte,nada nesse país funciona sem caminhão,e,no entanto ,no ramo de transporte,somos os menos remunerados!!!!! Damos a cara a tapa p as dificuldades da estrada,restringimos nossas família da nossa companhia…o salário hoje não justifica os riscos
Sou motorista,estou desempregado a mais de um ano, e tenho distribuído cv por muitos lugares,estou sempre de olho em sites e rede sociais e ate agora nada.mas não desisto,essa é a minha profissão
Não sejam idiotas de serem motoristas de caminhão ou carreta,estudem para serem qualquer outra profissão Menos essa,aqui ninguém digo ninguém mesmo tempo respeita,parece qUE vc não tem família, vc é tratado pior q cachorro vira lata,só sabem tudo cobrar média velocidade e horário,salário q é bom uma miséria.Não temos ninguém por nois ,só Deus, amigos não sejam motoristas sejam qualquer outra coisa menos moto.
Olá , boa matéria , entretanto eu tenho , CNH : AE.EAR.MOPP ( Averbado ) , Ensino Médio Completo , informática Básica , tirei 5 CNHs , já foi mais de 3 anos enviando Currículo , eu não tive ajuda de transportadora , Motorista velho de Empresa , Encarregado , psicológa ou qualquer instituição gratuita , foi tudo pago do meu bolso , e minha competência de passar na provas , aprendi muito , mas não tive ajuda de ninguém , porém ainda eu acredito em min , fisso tudo sozinho com muito orgulho , mesmo assim com essa qualificação , não pode nem encosta a mão no caminhão ou carreta , fora o prejuízo financeiro , já que não tive , 1 centavo de retorno , digo a todos por não esperar ou acreditar demais nessa profissão , pois você pode se da mal igual a eu , até agora a minha história e essa …Tchau..
Achei muito proveitoso josenir Rio de Janeiro