CaminhõesDestaquesMontadorasNotíciasTecnologia

Caterpillar apresenta dois novos caminhões gigantes

A Caterpillar é referência quando se fala em caminhões fora-de-estrada. A empresa fabrica alguns dos maiores equipamentos de mineração do mundo, e os caminhões da marca são gigantescos. O maior veículo da marca atualmente é o Cat 797F, com peso total de mais de 400 toneladas, mas há diversas outras versões.

Visando aumentar as opções para empresas que precisem de veículos mais limpos, a empresa está apresentando dois novos modelos, o 796 AC e o 798 AC. Os dois caminhões tem novos motores de acionamento elétrico.O modelo 798 AC tem capacidade de carga de 372 toneladas, e peso bruto total de 410 toneladas. Já o 796 AC tem capacidade de carga de 326 toneladas e peso bruto total de 360 toneladas. Esse modelos serão ofertados como solução para atender as normas de emissões mais rígidas para mineração de vários países do mundo.

Os novos caminhões foram desenvolvidos sobre o chassi do modelo Cat 794 AC, que já passou das 18 milhões de horas de operação em todo o mundo. Basicamente, o design desses caminhões é criado para maximizar a carga útil, sendo uma bascula gigantesca, com a cabine do motorista colocada sobre a roda dianteira.

Os motores que equipam os novos caminhões passaram por mais de 5 milhões de horas de testes e tem construção e tecnologias 100% Caterpillar. O Cat C175-6, motor diesel que equipa os dois modelos e gera a eletricidade necessária para os motores elétricos acoplados às rodas, tem 84,67 litros de cilindrada, cerca de sete vezes maior que um motor rodoviário de 13 litros, com construção em V e 16 cilindros. O motor pode fornecer de 3.100 a 3.500 cavalos de potência, dependendo da especificação, e atende aos regulamentos de emissão Tier 4 dos Estados Unidos. O sistema de gerenciamento do motor pode ser modificado rapidamente para atender qualquer necessidade das minas onde o veículo atua, reduzindo o consumo e o custo por tonelada transportada.

Os caminhões possuem um sistema de freios refrigerados a óleo nas quatro rodas, e também um retarder dinâmico para melhorar a parada do veículo. Também são equipados com controle de tração Cat, que aumenta a produtividade.

RECOMENDADO  Venda de caminhões tem queda de 5,6% em 2024

A manutenção de todos os sistemas do caminhão são facilitadas graças ao design modular, que permite a fácil remoção e substituição de componentes.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading