CaminhõesCaminhoneiroDestaquesLogísticaNotíciasTecnologiaVídeos

Vsafe – Tecnologia embarcada que salva vidas

A Veltec, uma das principais fornecedoras brasileiras de tecnologias embarcadas para telemetria e monitoramento de veículos, com foco na prevenção de acidentes e redução de custos operacionais de frotas, apresentou na última semana, o sistema de telemetria Vsafe.

A apresentação aconteceu durante o evento Safety Exp, que reuniu dezenas de profissionais do setor logística, transporte e tecnologia, na última terça-feira (13), em São Paulo. Além da apresentação do sistema, foram feitas palestras e debates sobre segurança no trânsito, mobilidade e monitoramento de frotas.

O Vsafe usa inteligência artificial para identificar os comportamentos do motorista ao volante, emitindo alertas de segurança para o condutor e para o gestor de frota. As informações obtidas pelo sistema podem ser usadas para correção de problemas e treinamentos, além de ranqueamento dos melhores profissionais.

O sistema analisa todos os comportamentos do motorista ao volante, como distração, uso do celular, sonolência, mudança de faixa e aproximação de outros veículos, graças à câmeras instaladas dentro da cabine, que monitoram o motorista em tempo real. Com a agilidade do sistema, qualquer possibilidade de acidente é reduzida.

“Observamos uma grande aceitação das empresas em relação ao Vsafe. Mesmo nas operações com uma estrutura de monitoramento consolidada, foi possível identificar comportamentos inadequados dos motoristas, entre eles o uso do celular e a fadiga são recorrentes”, conta Giovani Benedetti Penha, diretor de tecnologia da Veltec. “Somente com a gestão com telemetria, nos nossos clientes comprovamos redução de mais de 80% na quantidade de acidentes. Com o Vsafe, este número tende a ser ainda maior”

RECOMENDADO  Caminhoneiro filma fantasma em rodovia dos Estados Unidos

A Veltec fornece também uma central de controle, onde todas as informações enviadas pelo veículo são estruturadas, e podem ser facilmente acessadas pelo gestor de frota. O motorista também é alertado quanto à qualquer atitude fora do normal, por meio de um display instalado no painel do caminhão.

A primeira câmera filma o motorista. Ela é instalada no painel sobre o volante do caminhão, e mostra o rosto do condutor. Se houver tentativa de bloquear o equipamento ou de mudar a posição da câmera, o sistema alerta a central de controle. Além disso a câmera detecta o uso de telefones celulares, distração, que ocorre ao olhar para os lados ou para longe da pista, uso de cigarros e sonolência.

A segunda câmera é instalada próxima ao para-brisa e filma a estrada, identificando situações de risco, como aproximação excessiva do veículo da frente, troca de faixas e outros perigos eminentes. Também há possibilidade de instalação de mais duas câmeras, para monitoramento do veículo.

RECOMENDADO  85% das vítimas fatais em acidentes são do sexo masculino

O Vsafe é totalmente integrado à telemetria do caminhão, associando a atitude do motorista à problemas de consumo e outros desgastes do veículo. Com isso, o Vsafe pode ser usado para correção de problemas e treinamento de novos motoristas.

“A nossa solução de telemetria garante economia de 6% a 15% de combustível, pois monitora os pontos de maior desperdício e aponta os motoristas menos econômicos. Isto é muito significativo para os empresários, quando consideramos que o combustível é a primeira ou segunda maior despesa das transportadoras, dependendo da operação”, afirma Penha.

Na central de controle fornecida pela Veltec é oferecido um relatório detalhado de todos os comportamentos de risco do condutos e outras variáveis. Além do treinamento e correção de falhas, a empresa pode ranquear os motoristas, tendo uma gestão de frota mais eficiente e premiando os melhores profissionais.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

2 thoughts on “Vsafe – Tecnologia embarcada que salva vidas

  • Daniel Kleber Macedo Souto

    Melhorar o salário que é bom nada !!!

  • Euclides Lando Nunes

    Tudo a favor da segurança. Mas e a privacidade do condutor? Seria possível instalar o mesmo equipamento na sala de cirurgia, nos consultórios médicos do sistema único de Saúde, corredores de delegacias, etc. Cuidar da vida dos outros e julga-los e uma tarefa fácil e agradaagr!

Fechado para comentários.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading