CaminhõesMontadorasNotíciasNovidadesTecnologia

DAF entrega o primeiro CF Electric na Europa

A DAF entrou ontem, 18 de dezembro, o primeiro caminhão CF Electric à rede de supermercados Jumbo, da Holanda. O modelo elétrico do CF foi desenvolvido em uma parceria entre a DAF e a empresa VDL, e será usado pela rede Jumbo para entregas nos supermercados da rede no sul da Holanda.

O caminhão será usado para as entregas, mas também será um laboratório de testes para a DAF e para a VDL, que desenvolvem juntas opções de caminhões totalmente elétricos e híbridos.

De acordo com a DAF, o setor de transportes irá passar por uma grande transformação, e os caminhões elétricos se tornaram o padrão para entregas de curtas e médias distâncias.

O modelo CF Electric é um cavalo mecânico 4×2, que pode transportar cargas de até 37 toneladas, utiliza um motor elétrico desenvolvido pela VDL. O motor fornece 210 kW, cerca de 285 cavalos, e tem torque imediato, de 2.000 Nm.

A autonomia do modelo é de até 100 quilômetros, e a carga da bateria, que tem capacidade de 170 Kw, pode ser feita em uma hora e meia no modo completo, ou em trinta minutos no modo rápido.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

One thought on “DAF entrega o primeiro CF Electric na Europa

  • ESTÃO ESQUECENDO DE INVESTIR NO POTENCIAL DOS BIOCOMBUSTÍVEIS, QUE NÃO POLUEM COMO OS DERIVADOS DE PETRÓLEO E PRESERVAM A ARQUITETURA DO MOTOR À COMBUSTÃO. NÃO HÁ NADA DE ERRADO COM OS MOTORES EM SI, O QUE NÃO DÁ MAIS PARA QUEIMAR SÃO ESSE DIESEL MINERAL E A GASOLINA, MAS ESTES JÁ TEM SUBSTITUTOS DE PESO, BIODIESEL E ISOBUTANOL/ETANOL.
    ALÉM DISSO, OS BIOCOMBUSTÍVEIS DÃO MUITO MENOS TRABALHO AOS CATALISADORES POR SEREM LIMPOS, COM POUQUÍSSIMAS SUBSTÂNCIAS A SEREM RETIDAS/TRANSFORMADAS ANTES DE IR AO ESCAPAMENTO.
    ALÉM DISSO O MOTOR A COMBUSTÃO POR SI SÓ É MAIS ROBUSTO E DURÁVEL, PODENDO SUBMETER O VEÍCULO À ESFORÇOS QUE O MOTOR ELÉTRICO NÃO TEM TORQUE SUFICIENTE PARA FAZER, E SE FORÇAR A BARRA COM UM ELÉTRICO ELE ESQUENTA DEMAIS E PODE INCENDIAR, COMO ACONTECEU COM CARROS DA TESLA NOS EUA, PESQUISEM NO GOOGLE ‘TESLA PEGA FOGO NOS EUA’ E VÃO VER.
    NÃO TEM COMO REFRIGERAR COM ÁGUA (ÓBVIO), SÓ COM O AR DA RUA, DAÍ É LÓGICO QUE VAI ESQUENTAR MAIS.
    EMPRESÁRIOS AMERICANOS E BRASILEIROS, ABRAM OS OLHOS E INVISTAM EM BIOCOMBUSTÍVEIS BARATOS E LIMPOS, PORQUE OS ELÉTRICOS SÃO O FIM DA ROBUSTEZ E DURABILIDADE, SÃO O FIM MESMO.

Fechado para comentários.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading