Wabco explica como funciona o sensor do ABS

O sistema Anti-Lock Braking Systems ou ABS, como é popularmente conhecido, evita o travamento das rodas em caso de uma freada brusca, mantendo o caminhão controlável em uma situação de risco e reduzindo consideravelmente o tempo de frenagem total do veículo.

Porém, mesmo com o uso amplo do sistema em caminhões, implementos e ônibus, ainda há dúvidas quanto ao seu funcionamento. Por isso, a Wabco, líder no fornecimento do sistema, publicou um artigo falando sobre o ABS, seu uso e manutenção.

De acordo com a empresa, diferente do que muita gente fala, o sensor do ABS dos veículos pesados não é frágil, e resiste ao contato com poeira, água e barro, além de outras adversidades da estrada. O sensor também se mantém em perfeito funcionamento em temperaturas extremas, como -40ºC ou até 150ºC positivos.

Esse sensor envia para a unidade eletrônica do veículo o sinal de velocidade das rodas, que processa a informação e envia a pressão correta para os freios não travarem.

LEIA MAIS  DAF terá novo centro de distribuição de peças em Ponta Grossa

Além disso, a Wabco alerta para o funcionamento do sistema, que pode ser observado pelas luzes de controle no painel do caminhão ou na carreta. Se elas permanecerem acesas, pode haver algum problema no funcionamento. Para saber exatamente qual é a falha do sistema, a Wabco recomenda o uso das ferramentas de diagnóstico para freios ABS da própria empresa, que consegue identificar com precisão o que está acontecendo.

Outro ponto alertado pela Wabco é a distância do sensor em relação à roda dentada. “No processo de montagem, o sensor deve ser ajustado de maneira a tocar a roda dentada. Assim, quando do início do movimento da roda, o sensor se ajustará automaticamente. A máxima distância que o sensor poderá ficar afastado da roda dentada é de apenas um milímetro”, explica Osmar Lopes, coordenador de assistência técnica e treinamento da WABCO e responsável pela WABCO Academy América do Sul. “Se superar a distância indicada, ocorrerá uma ineficiência na leitura da velocidade da roda. Neste caso, o sistema ABS, por meio da lâmpada de advertência, indicará que algo está errado”, diz Lopes.

LEIA MAIS  Copa Truck: Vitórias em Cascavel ficam com Beto Monteiro e Paulo Salustiano

Outro cuidado é usar sempre peças de reposição com garantia Wabco e manter a correta lubrificação do sistema.