AutomobilismoCuriosidadesMotoresNotícias

Caminhões Iveco no Dakar são equipados com motores FPT Cursor 13 de mais de 1.000 cv

É nas situações difíceis que os mais fortes se revelam. Prova disso está na 41ª edição do Rally Dakar, uma das competições mais extremas do mundo, que exige dos times e suas máquinas paixão, tecnologia e resistência. Sob o capô dos caminhões Iveco Powerstar da equipe De Rooy, o motor Cursor 13 da FPT Industrial apresenta todas essas combinações.

Desenvolvido para oferecer alto desempenho e eficiência para aplicações de transporte, o motor da FPT Industrial respeita o habitat natural, mas está pronto para competir no mais alto nível. O Cursor 13 que move os caminhões do Rally é o mesmo disponível em modelos como os Iveco Hi-Way e o recém lançado Hi-Road, além de grandes tratores, colheitadeiras, geradores de energia e embarcações. Porém, com ajustes especialmente pensados para corrida.

A customização ficou a cargo do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da FPT Industrial em Arbon, na Suíça. O resultado é um motor de 13 litros com cerca de 1.000 cavalos de potência, força de sobra para encarar 5.000 quilômetros, dos quais 70% em trechos de areia. Nas edições anteriores, os motores demonstraram sua confiabilidade, robustez e melhor desempenho, conquistando as etapas e os terrenos mais difíceis. Uma equipe técnica FPT Industrial apoia o time De Rooy durante toda a corrida.

O Dakar 2019

A competição histórica teve início nesse domingo (6) e atravessa o Peru em uma aventura épica: são 10 etapas até 17 de janeiro, entre dunas de areia e terrenos rochosos. Começando em Lima, a capital peruana, a prova vai até a cidade de Pisco, no Oceano Pacífico. Em seguida, o trajeto levará os caminhões até Arequipa, também conhecida como Cidade Branca, quase 2.300 metros acima do nível do mar, terreno que será o mais difícil para os caminhões. As etapas mais extremas precisam de um motor potente e o Cursor 13 responde à altitude com excelência, mantendo a velocidade de cruzeiro.

RECOMENDADO  Iveco vende 20 chassis para a Italianinha Tour no Paraná

Fique ligado nas nossas redes sociais e acompanhe o desempenho da equipe De Rooy no Rally Dakar 2019. Se você gosta de competições, paisagens fascinantes e passeios de tirar o folego, siga a FPT Industrial e a #FPTracing: você pode embarcar e participar da emocionante experiência por meio das histórias dos correspondentes especiais da FPT Industrial.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading