Deputado pede a inclusão dos caminhoneiros no decreto que flexibiliza a posse de armas




O deputado federal Evair de Melo (PP-ES) solicitou ao presidente da República, Jair Bolsonaro, a inclusão dos caminhoneiros, que trabalham diretamente com o transporte de cargas, no Decreto que flexibiliza a posse de armas. Evair destaca em seu pedido dados divulgados, em maio de 2018, pela NTC&Logística, a Associação Nacional do Transporte de Carga e Logística, que apontaram os roubos de carga no País como causa de um prejuízo superior a R$ 1,5 bilhão no ano passado, com 25.970 ocorrências, contra os 24.563 registradas em 2016, uma alta de 5,8%.

O parlamentar capixaba defende a posse e o porte para os caminhoneiros a fim de lhes assegurar a integridade física, garantindo a defesa de eventuais abordagens delituosas, evitando a própria morte e os respectivos e alarmantes prejuízos financeiros.

Pelo levantamento feito pela Associação, nos últimos quatro anos o número de casos cresceu 49% e as perdas superaram índice de 56%. Em 2014, foram registrados 17.432 roubos, contabilizando pouco mais de R$ 1 bilhão em prejuízo.

LEIA MAIS  ENTREVISTA - Como é ser caminhoneiro nos Estados Unidos?

O Sudeste concentrou a ação dos bandidos no ano passado com 22.212 ocorrências, 85,53% do total. Na região o valor perdido chegou a R$1,1 bilhão, 71% da conta. Segundo a NTC&Logística, os casos ocorridos nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, juntos, representaram 81,56%. Os casos no Nordeste participaram com 5,83% das ocorrências, seguido pelo Sul (5,55%), Centro-Oeste (2,46%) e Norte (0,63%).

De acordo com o representante da associação, produtos alimentícios, cigarros, combustíveis, eletrônicos, produtos farmacêuticos, bebidas, têxteis e confecções, autopeças e produtos químicos são as cargas mais visadas.

O Brasil ocupa a sexta colocação em um ranking de 57 países em que fazer o transporte de carga é mais arriscado, segundo pesquisa realizada em 2017 pelo comitê de transporte de cargas do Reino Unido – o Join Cargo Committee. O país só perde para regiões conflagradas e em guerra, como Síria, Líbia, Iêmen, Afeganistão e Sudão do Sul.

LEIA MAIS  Caminhão é apreendido na Europa por excesso de decoração na cabine

Fonte: ES Hoje




56 comentários em “Deputado pede a inclusão dos caminhoneiros no decreto que flexibiliza a posse de armas

  • 18/01/2019 em 13:18
    Permalink

    Temos que proteger nossa vida,nossa ferramenta de trabalho nosso patrimônio a ainda o patrimônio dos donos da carga,ou de terceiros…….porte de arma é mínimo né…..
    Transporte rodoviário, termômetro da economia de um pais…

    Resposta
  • 17/01/2019 em 15:35
    Permalink

    Fui assaltado 4 vez. Uma na marginal Tietê, fiquei 5 horas no porta mala do carro,carregado de café, SP. Outras 2 na br 101 Casemiro de abril RJ, carga de atacado de supermercados, outra em Pernambuco, carregado de soja

    Resposta
  • 17/01/2019 em 11:11
    Permalink

    Eu acho c tem muito estradeiro que tem competência para andar armado ,mais a maioria não tem ,então decha queto

    Resposta
  • 17/01/2019 em 10:15
    Permalink

    Nem sempre é como queremos poise eu tenho porte de arma eu fui seguestrado 10:00 da manhã no Goiás velho enfrente do posto no meio da pista se eu tivesse com minha armas eu tinha perdido poise não deu pra fazer nada na hora poise eles estava em três pessoas tudo com pistola 380

    Resposta
  • 17/01/2019 em 10:09
    Permalink

    Eu sou contra pôquer o caminhoneiro e muito estressado no trânsito poise vai fazer mau com seu próprio companheiro de estrada poise eu sou caminhoneiro e veijo muita briga pelo rádio.

    Resposta
  • 17/01/2019 em 07:19
    Permalink

    Muito bom isso, os caminhoneiros rebitados ao máximo com uma arma na mão, vao resolver a questão do desemprego na categoria.

    Resposta
    • 17/01/2019 em 09:20
      Permalink

      Cala sua boca seu idiota, tá falando merda porque não é vc quem passa horas dirigindo meses fora de casa. E ainda vem um ladrão e te rouba e ainda mata

      Resposta
  • 17/01/2019 em 05:35
    Permalink

    Só espero que se respeitem e não se mantem entre vocês mesmo. Todos extressados sem paciência, incompreensível. Não acho uma boa ideia a nao ser que a pena pra caminhoneiro que matar inocente seja a morte ou perpetua, porque se não vai dar merda. A primeira bicicleta q der já leva tiro, vai dar merda.

    Resposta
    • 17/01/2019 em 06:54
      Permalink

      Acho difícil se matarem entre si pq mesmo flexibilizando a posse não é fácil nem barato conseguir !! Tem q ter curso de tiro, e caro um revólver e tem q fazer curso de tiro !!! Então poucos terão condições !!!

      Resposta
  • 16/01/2019 em 23:40
    Permalink

    Boa noite amigos,sou caminhoneiro a muitos anos também,e já fui assaltado em pátio de posto quando parei para descansar! È muito constrangedor e humilhante! Temos direito de porte de arma sim! Esses inúteis q falam mal de nós com certeza são de cidade a maioria q depende de nós pra comer se vestir tomar remédio o carro q eles andam etc…não sabem o q é estrada e muito menos já passaram uma situação desagradável como muitos de nós já passamos!! Respeitam a nossa categoria!Eu sei q tem muitos profissionais da nossa categoria q já fizeram besteira e coisas errada não somos melhor q ninguém,mais Não são todos!!Assim como outras profissões tem a laranja podre no meio do saco junto das boas!!!

    Resposta
    • 17/01/2019 em 09:18
      Permalink

      Quem fala uma coisa dessas sobre os caminhoneiros é porque não tem conhecimento ,falam que somos estressados e debitados ,por causa de um todos pagam,só que agora existe o exame toxicológico,as empresas estão mais exigentes,não e bem por aí .uma coisa e andar de carro pra ir trabalhar e voltar pra casa,outra coisa é dirigir um caminhão carregado com valores pra sociedade que só pensa isso dá gente,pouco valorizados,ficamos longe das famílias, natal,ano novo, aniversário pra que? Pra escutar certas coisas de pessoas que muitas das vezes não sabe nem trocar um pneu de um carro! Eu quero ver vc que crítica tanto,pegar um caminhão e ir pra estrada ,só fazer uma entrega pra sentir metade do que passamos o ano todo pra vc ! Olha eu amo oque eu faço ,nem por isso fico criticando os profissionais de outros setores ,respeito todos e sei que é preciso sim um motorista armado pra bandido ter respeito ,porque se eles entram na sua casa pra ti roubar ,imagina a gente na rua sem proteção ,dormindo em postos 🤔

      Resposta
      • 18/01/2019 em 13:14
        Permalink

        Falou tudo amigo….

  • 16/01/2019 em 23:31
    Permalink

    Nada mais é a gabina de seu caminhão e sua casa os motorista são alvo de ladrão porque eles sabem que os motorista nao anda armado poriso é alvo fácil .Quando
    Na BR 116 na região do Ibo Salgueiro trecho de Salinas.A noite vc não acha uma viatura nem para remédio andando se eu for falar todos os lugares não caba hoje de falar nem a polícia anda lá de medo desculpe ja tenho 35 anos de estrada sei o que falo .Poriso venho pedir para SR Presidente da República Jair Bolsonaro liberar a arma de fogo para os motorista

    Resposta
  • 16/01/2019 em 23:02
    Permalink

    Pra começar só pode dar opinião se pode ou não ter porte pra motorista de caminhão
    Quem é do ramo.
    Eu acho que sim
    Tem companheiro que acha que não
    Quando se fala de arma de fogo
    Nao se esqueçam de observá os critérios pra se ter.
    Outra coisa um caminhão uma carreta
    Tmb é uma arma na mão de um desequilibrado.
    É melhor ter e não precisa de que precisa e não ter.

    Resposta
  • 16/01/2019 em 22:11
    Permalink

    O porte seria bom e vai tirar só quem quiser ou achar que precisa , se for legalizado . muitos caminhoneiros já andam armados o tempo todo, nem por isso se vê notícias de que caminhoneiros saem matando as pessoas por aí , quem não gosta ou achar que não tem necessidade e so não tira , porque não vão sair dando armas e porte para todos os caminhoneiros, você que terá de ir fazer o pedido e exames picicologico para ver se você é capaz ou não portar uma arma de fogo , lei e para todos se tem o porte de armas e cometer um crime a justiça vai se encarregar de fazer a parte dela .

    Resposta
  • 16/01/2019 em 22:04
    Permalink

    Meus amigos boa noite!
    Precisam entender bq a roubo de cargas só existe pq tem receptadores .E armas de bandidos não é so uma sao várias na hora do roubo e na maioria das vezes é fuzil ,arma de caminhoneiro será impotente nessa hora e por outro lado eles saberão que se matarem o caminhoneiro terão mais uma arma somos vulneráveis .

    Resposta
    • 17/01/2019 em 10:23
      Permalink

      É verdade eles sabem a horas certa para pega nos nas estradas.

      Resposta
  • 16/01/2019 em 21:40
    Permalink

    Precisa lei q torne obrigatoobr exame toxicológico pra todas as categorias ,tem muito fdp q não deveria dirigir tenho certeza q iria diminuir acidentes

    Resposta
  • 16/01/2019 em 20:51
    Permalink

    Motorista andar armado não é o certo, já rodei esse Brasil todo, bandidos tem em todo lugar, desde de onde sai a carga e ate pelos postos fiscal, maioria dos roubos ja são encomendados,agora roubo dos pertences dos motoristas vai mais pôr onde param, a onde tem rapariga tem ladrão, roubo de carga pego na estrada e pq tem receptador do pequeno ao grande, nós precisamos é de lei.

    Resposta
  • 16/01/2019 em 19:22
    Permalink

    Não concordo a maioria não tem preparo para tal seja ele psicológico fisico mental somos vulneraveis guando estamos dirigindo ou dormindo na boleia vivemos com a adrenalina em alta senpre isto é perigoso!

    Resposta
    • 17/01/2019 em 03:22
      Permalink

      Temos sim de anda Amador quem não deveria anda Amado e o bandido damos trabalhadores e temos o direito de sedefende

      Resposta
  • 16/01/2019 em 18:15
    Permalink

    Boa tarde! Sou esposa de um carreteiro e já sofremos com o roubo de carga, onde em uma paralisação por conta de um acidente na pista, os infratores aproveitaram para fazer o arrastão, eles não mexeram conosco, mas sim com a carga, mas a sensação é de que eles iriam invadir o caminhão e nos agredir … Sensação que não desejo a nenhum ser humano, a decisão de apertar o gatilho não está nas pessoas que se acham donos da RAZÃO, mas com certeza tem de ser bem feito os testes de liberação de porte.
    Não é a profissão que vai garantir segurança é a consciência.
    E acho que os caminhoneiros não se acham donos da razao, mas são seres humanos pensantes como nós , e não fazem as coisas pensando em fazer errado.
    Temos que cuidar de não julgarmos o que não conhecemos…que deus abencab a todos nós.

    Resposta
  • 16/01/2019 em 18:10
    Permalink

    No decreto assinado pelo presidente já era para ter sido incluído a posse de arma para o caminhoneiro porque o caminhão é a casa e o comércio destes profissionais, e além destes dois fatores o caminhão é a engrenagem que move o Brasil!!! Por isso este bem coletivo tem que ser defendido à qualquer custo!! Más como é costume de todo o governo deixar o caminhoneiro de fora de muitos benefícios não é novidade alguma!!!!
    Os benefícios quê o governo disse que estar elaborando para o caminhoneiro autônomo como a fiscalização do preço mínimo do frete até agora não saiu, a *Lei* tá valendo más não é respeitada queremos agilidade e igualdade não queremos nem *Mais* nem *Menos* queremos o quê é justo para desenvolver nossas atividades e sustentar nossas famílias!!!!! Fica o aviso ao governo que quer conzinhar o assunto em *banho maria* faça o certo e não haja induzido pela pressão da indústria, por que tem uma panela de pressão fervendo e si o governo não achar uma saida satisfatória o Brasil *PARA Novamente*……. #SOMOS TODOS CAMINHONEIROS 👊👊👊

    Resposta
    • 16/01/2019 em 20:08
      Permalink

      Posse pra caminhoneiro eles já matao varivá pessoas só com os caminhões pois não repeitao ninguen jigao os caminhões pra cima dos carros e moto Matão variiasy pessoas e causao vários acidente imagina eles armados.

      Resposta
      • 16/01/2019 em 20:30
        Permalink

        Sr. Júnior Pacheco!
        À Priore será de muito bom tom se o Sr. Aprender a escrever !
        Logo, todavia se o Sr. Tem comida, água, e outros confortos em teu lar, saiba que isso chega às cidades em caminhões, que pasme o Sr. Não andam sozinhos !
        O nosso país é um país continental, e tudo ou melhor 95% das riquezas do país e carregada nas estradas, por pais e mães de família!
        E a maioria dos acidentes graves nas estradas são causados em época de férias, onde acredito ser por pessoas como o Sr. Que passam o ano inteiro dirigindo na Cidade e acham que dirigir na estrada é a mesma coisa. Logo, Sr Júnior é importante é de boa vontade q o Sr. Respeite a minha categoria profissional.
        Paz, igualdade e justiça !

      • 16/01/2019 em 21:03
        Permalink

        primeiro aprenda a escrever o portugues correto… e depois pode continuar escrevendo idiotices.

      • 16/01/2019 em 21:37
        Permalink

        Primeiro vai estudar e aprender escrever depois vai falar de caminhoneiro ,

      • 16/01/2019 em 22:41
        Permalink

        O senhor esta meramente enganado junior pachco.
        Trabalho a 40 anos com caminhão,levando comida para o seu sustento,nunca dei uma ralada se quer,aposto q o senhor não consegue nem dar a partido no caminhão q eu trabalho.
        Tenho sertesa q não,pois não sabe nem escrever.
        Então se vc não tem coisa melhor para fazer fica quieto e não fica falando da nossa classe.
        Entenda q até o papel q vc limpa o rabo somos nós q transportamos,seu vagabundo

      • 16/01/2019 em 21:12
        Permalink

        Irresponsáveis são esses motoristas de veículos de passeio, nos somos profissionais, dirigimos veículos que o erro tem ser zero

  • 16/01/2019 em 18:03
    Permalink

    Caminhoneiros não tem por obrigação de defender cargas que carregam, e sou contra o porte de armas para caminhoneiros e porque a maioria dos caminhoneiros acham que são os donos da rasam e vão por um motivo simples uma simples discussão no trânsito tirar a vida de outros

    Resposta
    • 16/01/2019 em 18:36
      Permalink

      Vc e petista nao deve saber o que e ficar na mira de um revólver de 7 da noite ate as 5 da manha que nem eu fique garanto si eu tivesse uma arma pra.me defender no dia eles noa tinhao me pegado

      Resposta
      • 16/01/2019 em 19:29
        Permalink

        É verdade já passei por isso 8 vezes no Rio de Janeiro, sou completamente a favor da posse e do porte de armas para nós caminhoneiros

      • 16/01/2019 em 21:06
        Permalink

        Tamo junto meu parceiro tamo junto aí é isso mesmo hein Tomara que saísse daí para a gente aí para a gente andar mais tranquilo aí valeu um abraço aí para todos nós aí Somos Todos caminhoneiros🤜🤛

      • 16/01/2019 em 21:15
        Permalink

        Eu TB fiquei na mira de uma arma das 17 as 23,30, esse pessoal não sabe metade do que passamos nessas estradas, e ficam falando merda, motoristas de veículos de passeio que são irresponsáveis

  • 16/01/2019 em 17:59
    Permalink

    Pessoal comprarei duas armas pra minha casa, agora pra dentro da minha carreta eu preciso é de frete estamos todos cada vez mais pobres o nosso Bolsonaro deveria tomar uma decisão a altura da sua patente em favor dos caminhoneiros autônomos pelo amor de Deus

    Resposta
  • 16/01/2019 em 17:46
    Permalink

    Pessoal comprarei duas armas pra minha casa, agora pra dentro da minha carreta eu preciso de frete estamos todos cada vez mais pobres eu quero é o nosso Bolsonaro tomar uma atitude a altura da sua patente em favor dos caminhoneiros autônomos

    Resposta
  • 16/01/2019 em 17:34
    Permalink

    Eu sou carreteiro, eu não sou de Acorda. Porque infelizmente te muitos motorista, que não tem nem condições de te uma faca de cozinha no caminhão. Nos não temos preparo psicológico. A maioria tem estresse por excesso de trabalho. E as vezes não tem condições de houve um aí, que já que parti pra briga. Nos precisamos de condições melhor de trabalho…

    Resposta
  • 16/01/2019 em 17:31
    Permalink

    Concordo.mas tem q haverserios critérios para tal. Pois existem muitos irresponsáveis q não podem ter uma arma.

    Resposta
  • 16/01/2019 em 17:23
    Permalink

    Motorista e pra dirigir. Quer segurança cobra o governo, paralisa essa porra exigindo segurança e reajuste no preço do frete dos combustíveis.
    Posse de arma só em casa pra defender sua família e sua casa.
    Daqui a pouco, um cidadão ate no c… de arrebite, ou droga por ter virado a noite dirigindo resolver dar uma de sherife nos postos.
    Pela amor de Deus, é cada coisa!!

    Resposta
  • 16/01/2019 em 16:55
    Permalink

    Eu sou carreteiro e deve ter sim o porte de armas para nós, e reajustar o frete porque as empresas é transportadoras não querem pagar.

    Resposta
  • 16/01/2019 em 16:52
    Permalink

    Sou caminhoneiro precisamos mesmo nas estradas não temos segurança nenhuma só andamos bem lugares barra pesada sem contar nas madrugadas

    Resposta
    • 16/01/2019 em 18:38
      Permalink

      Sou caminhoneiro eu acho correto a gente ter o porte de arma sim nem todos vão ter somente quem tem capacidade creio que tem que passar por psicólogos e mais alguns testes Mas precisamos sim porque ali é nossa casa eu pelo menos moro na gabine e passeio em casa para quem tem capacidade pode andar com arma com toda certeza sou a favor o porte de arma para caminhoneiros não é para ir almoçar no restaurante nem tomar banho com a arma é para se defender no momento certo aí preciso Ok

      Resposta
  • 16/01/2019 em 16:49
    Permalink

    Se for assim os taxistas,moto de aplicativos Oi de ônibus TB vão querer
    Arma só dentro de casa nas ruas quem tem q tá armado EA polícia

    Resposta
  • 16/01/2019 em 16:21
    Permalink

    Ser abordado por um vagabundo num posto enquanto você descansa e poder estourar seus miolos, não tem preço! Armamento das pessoas de bem já!

    Resposta
  • 16/01/2019 em 16:07
    Permalink

    Eu sou carreteiro não estou ganhando o suficiente para me sustentar e fazer a manutenção necessária no veículo pra trabalhar
    A segurança é o estado que têm que me fornecer

    Resposta
  • 16/01/2019 em 15:30
    Permalink

    Eu sou contra a posse de armas
    Nos motoristas estamos precisando e de reajuste nos fretes.
    Pelo preço dos pedagio e do oleo diesel o frete tinha que ser mais ou menos 5 reais o km rodado

    Resposta
  • 16/01/2019 em 15:27
    Permalink

    Apoio sou caminhoneiro e não quero matar ningem apenas ter a chanse de mi devender a altura q sou abordado

    Resposta
  • 16/01/2019 em 14:45
    Permalink

    Gente o probema do transporte não é armas e sim o fret. Que está muito ruim e o disel caro.

    Resposta
    • 16/01/2019 em 15:29
      Permalink

      O problema aqui leiliane é segurança

      Resposta
      • 16/01/2019 em 17:54
        Permalink

        Sou caminhoneiro a 37 anos sou a favor da posse de arma mas não ao porte. So pra defender seu ganha pão nada de andar com armas na cintura

      • 16/01/2019 em 20:00
        Permalink

        Não sou caminhoneiro, mas sou a favor do “porte” de armas para eles. É claro, obedecidas as exigências legais para tanto; depois dos exames pissicológicos práticas de tiros ee conheciment do artefato.Têm que estar devidamente habilitados para portar a arma. E mais, que as armas a serem utilizadas sejam espingardas de canos longos ou curtos; de um ou 2 canos e de calibres 20, 16 ou 12; e só podendo serem guardadas na cabine dos caminhões. Proibido, portanto, o uso de armas curtas e de almas raiadas.

    • 16/01/2019 em 19:35
      Permalink

      Concordo o problema e o valor do frete. Segurança e dever do estado ou da empresa se a carga for de alto valor.

      Resposta
      • 16/01/2019 em 20:10
        Permalink

        Amigo, o que está em discussão aqui, é se o caminhoneiro deve ou não, ter o porte de armas. Os fretes e sua regulamentação, devem ser discutidos noutro momento. Desculpe…

Deixe sua opinião sobre o assunto!