CaminhõesDestaquesNotíciasNovidadesTecnologia

Novo Actros é um dos caminhões mais seguros do mundo atualmente

Lançado recentemente na IAA, em Hannover, na Alemanha, o Novo Actros Euro 6 vem equipado com o que há de mais moderno disponível em sistemas de segurança. O modelo pode receber até um sistema de direção semi-autônoma.

O modelo recebe também o Sideguard Assist, que avisa o motorista caso exista alguém nas áreas de pontos cegos, incluindo pontos cegos do implemento. Por exemplo, ao virar à esquerda, o motorista perde a visão do final da carreta na lateral direita do veículo. Se o Sideguard Assist estiver instalado, em sua versão mais completa, o motorista é avisado de qualquer objeto, veículo ou pedestre que possa colidir com o final da carreta.

O Sideguard Assist funciona com base em dois radares, e pode “ver” mais de 18 metros ao longo do veículo. A Daimler é a primeira fabricante a disponibilizar o sistema.

RECOMENDADO  Motorista de ambulância é flagrado em saque de carga de caminhão tombado no Pará

Mais a maior mudança no caminhão são as MirrorCams. Duas câmeras instaladas no alto da cabine, que substituem os espelhos retrovisores. Além da mudança visual, o sistema é muito mais seguro, por ter um ângulo de visão maior da traseira do veículo, eliminando os pontos cegos.

As imagens dessas câmeras são enviadas para duas telas, que são instaladas na coluna A do caminhão. A instalação nessa posição reduz os pontos cegos criados pelos espelhos retrovisores. Além disso, as câmeras eliminam a regulagem incorreta dos espelhos, que muitas vezes criam ainda mais pontos cegos perto do veículo.

RECOMENDADO  Kenworth W900A de 1965 foi vendido por preço recorde nos Estados Unidos

A câmera ainda se movimenta quando o caminhão faz uma curva, ampliando o ângulo de visão do motorista, algo que não era possível com espelhos. As telas ainda tem uma função que mostram a distância de veículos atrás ou na lateral do veículo, algo muito útil para mudança de faixas ou ultrapassagens.

Com a remoção dos grandes retrovisores, a aerodinâmica do caminhão melhorou, reduzindo significativamente o consumo de combustível.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

5 thoughts on “Novo Actros é um dos caminhões mais seguros do mundo atualmente

  • Caminhao com conforto e segurança são os caminhoes americanos

  • Waujori u. N. Delgado

    Tomara que seja bom . Não confio na MB. Capotei uma sprinter furgão 415 e o airbag nada de funcionar. E depois uma batida frontal com uma moto na rodovia e de novo o airbag na funcionou. Então é uma marca que menti sobre seus produtos né.

    • Tbm vc n confia nem na MB nem né vc né, motorista ruim da porra beijos ???

      • Kkkkkkķkkkkkkk airbag só aciona se tiver de cinto, mas obvio q o cidadao acima irá dizer q estava mkkkk

  • Será que mudaram o volante de Kombi?

    O posição terrível pra dar dor nas costas!

    (Coisa que a Scania e Volvo já mudaram, agora está bem parecido com a posição de um carro!)

Fechado para comentários.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading