CaminhõesDestaquesMontadorasNotíciasNotícias

Caminhões bicudos voltarão a ser produzidos

Scania Stax apresentando em 2002

Parece piadinha de 1º de Abril, mas é verdade. A União Europeia aprovou na última semana o parecer final sobre a autorização na modificação do comprimento dos caminhões, o que irá trazer de volta às rodovias os caminhões bicudos.

Esses veículos, muito adorados pelos caminhoneiros, deixaram de ser produzidos por quase todas as montadoras nos anos de 2005 e 2006, devido à uma série de mudanças nas legislações dos países onde eram vendidos, que passaram a limitar o comprimento total do veículo. Desde então, praticamente todos os caminhões fabricados tem cabines avançadas (cara-chata) para maximizar o aproveitamento do veículo para carga.

Graças a diversos estudos, o Parlamento Europeu decidiu que os caminhões com a frente mais longa podem voltar a serem produzidos. Mas não serão tão bicudos como antes. A medida visa a aerodinâmica, reduzindo o consumo e a emissão de poluentes, e também a segurança do caminhoneiro, mas o bico não será longo como antigamente.

RECOMENDADO  Marfrig é condenada por impor jornada excessiva a motoristas

A nova resolução permite um aumento do comprimento total dos caminhões em 90 centímetros, o que deve dar aos caminhões uma frente pequena em relação ao tamanho total do veículo. A mudança de comprimento também irá permitir a adoção de novas medidas de entre-eixos, melhorando a distribuição de peso dos veículos.

A mudança obriga os fabricantes à construírem cabines maiores, e não permite a mudança no comprimento do espaço para o implemento. Os caminhões também terão que obedecer à uma série de outros critérios, como manter o mesmo raio de giro dos modelos atuais.

A expectativa é de uma redução média no consumo de mais de 5%, com uma redução equivalente na emissão de dióxido de carbono.

RECOMENDADO  Ford terá nova linha de caminhões pesados nos Estados Unidos

Além da questão ambiental, outro ponto que influenciou muito essa mudança foi a segurança. Os caminhões estão envolvidos em mais de 15% dos acidentes fatais na Europa, mesmo representando apenas 2% do total de veículos circulando. Todos os anos são mais de 4 mil mortos em acidentes envolvendo caminhões no continente.

Os novos veículos poderão começar a serem vendidos a partir do ano que vem. Porém o desenvolvimento completo de um novo veículo, tão diferenciado, pode levar mais tempo do que isso.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

4 thoughts on “Caminhões bicudos voltarão a ser produzidos

  • Isso e um louco falando mal do scania tem vontade de andar em uma kkkkkk

  • Poderiam voltar a serem produzidos no Brasil novamente. Bicudo é clássico e estiloso.

  • Piadinha é a SCANIA no futuro, que so quer atender grandes frotistas e se esquece que os pequenos tambem crecem e que os grandes um dia podem falir parabens a Mercedes e Daf que vem crecendo no boca a boca dos frotistas um dia terei o pazer de velos em ultimo lugar em vendas no Brasil

    • Alcides de gois

      Idiota cala esse bocao bisonho

Fechado para comentários.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading