Ministro oficializa 40 pontos para perda da CNH e 10 anos para renovação




O governo oficializou a decisão em mudar o prazo de validade da carteira do motorista e também de aumentar a quantidade de pontos para que o motorista perca a habilitação por excesso de infrações.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, afirmou que a pasta enviará nesta semana ao Palácio do Planalto uma proposta de projeto de lei que trata das alterações. De lá, o documento seguirá até a próxima sexta-feira para a avaliação no Congresso.

O governo pretende aumentar para 40 pontos o limite que define a suspensão do documento para dirigir. Pela legislação atual, o condutor pode perder a carteira se acumular 20 pontos ou mais ao longo de 12 meses, conforme o peso das infrações cometidas no trânsito.

No mesmo projeto, será proposto o aumento de 5 para 10 anos no prazo de validade para a renovação da CNH. Esse intervalo valerá até a pessoa completar 50 anos, quando então a renovação volta a ser feita de 5 em 5 anos.

Haverá casos especiais que determinam um tempo menor do que 10 anos padrão, conforme o texto elaborado pelo Ministério da Infraestrutura. É o caso de indícios de deficiência física, mental ou de progressividade de doença que venham a diminuir a capacidade do motorista de dirigir.

Estudo viabiliza mudanças

Segundo Tarcísio Freitas, as questões que envolvem a renovação da CNH e a perda maior de pontos necessitavam de um estudo mais elaborado e pesquisas de dados internacionais para formar uma convicção técnica que viabilizasse as mudanças.

O projeto, na visão dele, tornará o processo mais ágil, principalmente na suspensão da CNH em casos de infrações muito graves, como dirigir sob o efeito de álcool.

“Hoje você perde a carteira com 20 pontos. E vai passar a responder o processo de suspensão com 40 [pontos]. No entanto, para aquelas faltas mais graves, como a questão da alcoolemia, a gente vai simplificar o processo de suspensão, para fazer com que ele seja feito de forma mais rápida.”  Tarcísio Gomes de Freitas, ministro da Infraestrutura.

O órgão ministerial informa que, atualmente, o processo de suspensão em casos de infrações graves e gravíssimas chegam a ser analisadas por seis instâncias. A partir da nova medida, o trâmite cairá para três instâncias antes de o motorista ter o direito de dirigir suspenso.

“Puniremos com mais celeridade o condutor que comete infrações mais graves e também aumentaremos a quantidade de pontos para aqueles que cometem infrações mais leves. Já o distraído, que passa repetidamente num pardal, não faz sentido ele perder a carteira com 20 pontos.”

Pacote de medidas

Em fevereiro deste ano, o presidente Jair Bolsonaro havia dito numa rede social que o governo anunciaria em breve a ampliação da validade da CNH.

E justificou afirmando que a mudança integrava um pacote de medidas que visava a desburocratização do trânsito e a diminuição dos custos nos processos.

À época, Tarcísio Freitas argumentou que a renovação do documento a cada cinco anos não trouxe melhorias nos índices de violência no trânsito e sinalizou que a validade poderia ser até mesmo superior aos 10 anos.

“Já houve época em que você tirava a carteira de motorista com 20 anos e só renovava com 40. E isso é bastante razoável, porque é quando você começa a perder um pouco da acuidade visual, a vista começa a falhar, e é necessário renovar os exames de vista.”

O responsável pela pasta da Infraestrutura disse ainda que há outros procedimentos, sem citar quais, que precisam ser alterados, relacionados a resoluções do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

“Estamos com uma Medida Provisória que está para ser editada que muda as resoluções do Contran. E assim que alterarmos viremos com as primeiras medidas neste sentido”, salientou Tarcísio Freitas.

Entre os assuntos, possivelmente, relacionados estão o fim da obrigatoriedade do uso de simuladores como condição para se requisitar a carteira de motorista e a continuidade ou não da placa padrão Mercosul no país.

Fonte: Gazeta do Povo




88 comentários em “Ministro oficializa 40 pontos para perda da CNH e 10 anos para renovação

  • 07/05/2019 em 13:15
    Permalink

    Quando????
    Só promessa já tô de saco cheio de esperar!!!!

  • 05/05/2019 em 21:34
    Permalink

    Que grande palhaçada, porque ao completar 50 anos tem que ser cada 5 anos?
    Vai ser de graça?
    Se tenho que trabalhar até 65 anos, para conseguir aposentadoria, a renovação de carteira a cada 5 anos?
    Se não estou apto para dirigir , também não estarei para trabalhar…

  • 05/05/2019 em 19:23
    Permalink

    ÓTIMO DESBUROCRATIZAR É A SOLUÇÃO. PLACA DO MERCOSUL É SÓ PARA ONERA O CONTRIBUINTE. EXAME TOXICOLÓGICO EU SOU Á FAVOR MAIS NAS BLITZES.

  • 03/05/2019 em 12:59
    Permalink

    Falta derrubar a obrigacao de farol aceso durante o dia e a lei 667 q proibe uso de lampadas modernas nos carros antigos.

  • 02/05/2019 em 12:43
    Permalink

    Quanto fica pra renovar a carteira de motorista em Mg categoria A

  • 01/05/2019 em 23:28
    Permalink

    Não concordo, isso é dar bônus para infratores, motoristas imprudentes e por ai vai, acho que deviam continuar como esta. E austerizar mais , hoje qualquer um tira carteira, o psicotecnico devia ser mais duro, sou a favor do teste toxicologico sempre. E consulta psicologica para ver o nível do cidadão ou cidadã tem condição de dirigir . Ao invés de mudar o que esta bom deviam se preocupar e abolir essa placa rídicula do mercosul , não serve pra nada e alçém disso um abuso o preço isso nem tocam no assunto.

  • 01/05/2019 em 14:04
    Permalink

    Boa tarde!
    Gostei sim das mudanças sobre renovacao de CNH, mas ainda mudaria mais coisas desde a primeira CNH pq tudo que dificultando ao candidato deixamos margens para o trambiqueiro (vendedor de CNH falsa ou até verdadeiras), por isso eu acho que tem muitas questões ao fazer uma prova que o futuro motorista não vai usar nunca e isso só dificulta o candidato e vavorece o trambiqueiro., Na minha opinião teria que ser igual pra pilotar avião horas de voo, aí o candidato vai até uma firma com vários caminhões e vai fazer horas de treinamento pq poucas horas de auto escola não habilita o cidadão a sair por uma estrada sem ter noção aí que acontece os acidentes graves.
    Pessoal essa e minha opinião não estou aqui denunciando ninguém e muitos menos passando por cima de leis nenhuma apenas estou expressando a minha opinião.
    Obrigado!

    • 16/05/2019 em 19:37
      Permalink

      Certíssimo..tinha que ser assim.

  • 29/04/2019 em 20:30
    Permalink

    Pior é um idoso que com mais de de 60 anos de CNH ter que fazer este ridículo chamado recíclagem?pior? tendo provas que não cometeu
    As multas no seu cadastro de motorista constante no Detran! Só querem que paguem
    Multas e papeladas de tudo que é jeito .
    Poderiam amenizar este item aí!!

  • 23/04/2019 em 18:08
    Permalink

    Afinal de contas essa medida é para todos de categoria D ou apenas caminhoneiros!!??

  • 23/04/2019 em 14:33
    Permalink

    SRS. GOSTARIA DE FAZER UM COMENTÁRIO. 1- AS MULTAS TERIAM QUE SER POR RADAR, OU O GUARDA PARAR O INFRATOR PARA MULTAR. NEM PRECISARIA MEXER NOS PONTOS . PONTOS A MULTA CHEGA EM SUA CASA, 20 DIAS APÓS. PERGUNTO. NO E STRESS QUE ANDAMOS DIARIAMENTE COMO PODERIA RELEMBRAR O INCIDENTE? VC RECOLHE E NÃO APROVAM.. PARA MIM ….

  • 22/04/2019 em 10:24
    Permalink

    Estou com 71 anos, dirijo há 39 anos.
    Não bebo nada além de água e sucos naturais.
    Nunca bati em ninguém.
    Dificilmente infrigi irregularidades, como multas.
    E a cada três anos tenho que renovar a CNH…
    Gostaria que fosse pelo menos a cada 5 anos.

    • 23/04/2019 em 02:52
      Permalink

      Pela proposta a ser encaminhada ao palacio do Planalto, inclui essa alteração, se 3 para 5 anos, exceto , se o motorista tiver alguma doença degenerativa, ou algo parecido, pelo menos foi o que entendi.

    • 05/05/2019 em 19:30
      Permalink

      CONCORDO PLENAMENTE.

  • 22/04/2019 em 08:33
    Permalink

    Só acho errado pagar por um teste toxicologico se eu não uso nenhuma droga!

    • 16/05/2019 em 19:39
      Permalink

      O teste é pra comprovar o que vc disse..

  • 22/04/2019 em 08:29
    Permalink

    Realmente 20 pontos um sujeito que vai para uma cidade cheia de radares escondidos com objetivo maior de arrecadar do que prevenir acidentes é pouco mas sinal vermelho e faixa dupla deveriam pegar pesado pois o resultado destes acidentes geralmente são fatais.

  • 22/04/2019 em 00:09
    Permalink

    Outra medida aser estudada seria p exame toxocologico para tirar os drogados do transito porque so os profissionais tem q fazer.8

  • 20/04/2019 em 19:18
    Permalink

    Na Inglaterra quando uma pessoa tira a carteira de motorista ela tem validade ate a pessia completar os oitenta anos entao é renovada

  • 20/04/2019 em 08:07
    Permalink

    Muito bom,mas acho que pode melhorar mais!

  • 19/04/2019 em 22:03
    Permalink

    O exame toxicológico deveria ser feito por todos os motoristas, já quando fazem a primeira CNH, todos sem exceção, com valores mais baixos

    • 22/04/2019 em 18:17
      Permalink

      Concordo Com Você, Nelson Dall Agnol, para todos só que sem abusos nos preços.

  • 19/04/2019 em 11:24
    Permalink

    IPVA também era pra ser somente uma vez ou toda vez que o veiculo fosse vendido, não importa quantas vezes no ano.

  • 19/04/2019 em 10:19
    Permalink

    Excelente ideia 👏👏👏finalmente vais ser uma grande melhoria para os trabalhadores

  • 18/04/2019 em 14:12
    Permalink

    Queria saber mais sobre outro ponto do assunto,
    Bolsonaro também citou sobre a exclusão do simulador de automóveis na auto escola, deixando entender que era inútil e gera custos absurdos para o aluno.
    Como ficará e para quando a mudança?

  • 18/04/2019 em 13:55
    Permalink

    Muito boa a iniciativa do governo. Principalmente no que diz respeito aos simuladores das auto escolas. Muito custo por pouco resultado. Promessa feita, promessa cumprida

  • 18/04/2019 em 10:28
    Permalink

    Esse sistema brasileiro, é Ridículo. É apenas para arrecadar mais dinheiro dos contribuintes. Na Alemanha, não renovamos nossa carteira de motorista, só aos 70 anos, passamos por uma avaliação médica. Se estiver tido bem, temos nossa carteiras renovadas, e pronto. E contamos com o discernimento dos contribuintes, em saber, quando e se, deverão parar de dirigir Definitivamente.
    Não renovamos carteiras de motorista, pelo simples fato, que quanto mais uma cidadão dirigir, mais prática ele vai ter. Então, não há motivo lógico, para renovações.

    • 18/04/2019 em 14:19
      Permalink

      Como se as características e consciência dos dois países fossem iguais. Haha. voce sabe quantos motoristas de van escolar alcoólatras sao tirados das ruas pelas avaliações periódicas medicas/psicológicas? Morando na Alemanha ha quanto tempo? Nao adquiriu a consciência deles. Continua olhando o engocentricamente o mundo a partir dos seus olhos, nao enxerga o social e a diversidade.

  • 18/04/2019 em 08:07
    Permalink

    SÓ ACREDITO DEPOIS DE VER.

  • 18/04/2019 em 00:50
    Permalink

    Acho interessante e bem colocado, pois como a própria meta diz que o caminhoneiro fica à mercê de perder sua habilitação e com isso deixar de suprir as necessidades de sua família, acarretando problemas sociais e até econômicos, já que o caminhão é o responsável por mais de 70% da economia do país.

  • 17/04/2019 em 17:36
    Permalink

    A ideia e boa .. Prossegue. ..

  • 17/04/2019 em 13:34
    Permalink

    Porque não estender esse tempo de renovação ao motoristas de categoria D em geral nem todos somos caminhoneiros? Fica a dica é quanto ao exame toxicológico não há precisão pois o motorista pode se abster por três meses e voltar as mesmas práticas. Pensem nisto tbm ou e só dinheiro jogado fora o que já não temos.

  • 17/04/2019 em 12:41
    Permalink

    Gente, pelo amor de Deus, leiam a matéria primeiro, buscam se informar primeiro… Ainda vai para o congresso Nacional para ser aprovado ou não!!! Quantos comentários informatizados!!! Leiam primeiro, ufa… Não muda nada, se a sua mudança de letra, trocou a sua habilitação agora, vai ser votado primeiro!!!!

  • 17/04/2019 em 10:02
    Permalink

    E como fica quem tem carteira provisória,continua na mesma ou também vai ter uma mudança

  • 17/04/2019 em 09:31
    Permalink

    Bom dia senhor ministro gostaria de sabe como vai ficar a situação de motoristas q pularam letras da CNH .como eu .que fiz primeiro letra c e depois passei pra E .hoje me sinto prejudicado por não poder fazer curso transporte passageiro e escolar ….se criou a lei assim .Q criei tbem um jeito de podermos concluir as letras q pulamos ….pois quero trabalhar com outro tipo de veículo e estou sendo impedido por essa nova lei q criaram….ninguém cometeu crime nenhum…fizemos algo.q própria lei permitia e agora tamos sendo punidos ….espero que repense essa situação que deixou vários motorista profissional se ter como trabalhar……meu agradecimento…….

  • 17/04/2019 em 09:24
    Permalink

    BOLSONARO, A APROVAÇÃO DO POVO VEM DA COMPETÊNCIA DO TEU GOVERNO E DOS TEUS GOVERNADOS – NÃO ESQUEÇA DISSO … NÃO ADIANTA PUXAR O SACO DOS CAMINHONEIRO PORQUE SOMOS MILHÕES DE ELEITORES QUE TE ELEGERAM !

  • 17/04/2019 em 09:18
    Permalink

    Penso que a CNH devia ser igual ao nosso RG. Obrigação de renovação de 20 em 20 anos pq as condições físicas e as feições das pessoas mudam com os anos. Punição só em caso de alcoolismo exagerado e acidentes graves com lesões àoutras pessoas ou morte, por culpa exclusiva e imprudência desse motorista.chega de tanta burocracia e EXPLORAÇÃO com essas renovações miúdas de 3 em 3, de 5 em 5 anos … pura SACANAGEM !

  • 17/04/2019 em 08:53
    Permalink

    Mais obra muito bem pensada, do nosso Presidente e sua Staff para conter os abusos de arrecadações do dinheiro do povo. Parabéns! Sr. Presidente, O BRASIL SEGUINDO EM FRENTE COM ÉTICA, DISCIPLINA E PROGRESSO.

    • 23/04/2019 em 09:42
      Permalink

      Cuidado, pois de contra partida temos motoristas imprudentes que ficaram por ai aprontando ainda mais.

    • 16/05/2019 em 19:42
      Permalink

      É amigo só que dinheiro não.produz na árvore..se parar de arrecadar o país vai se manter com quê..o que prescisa é gastar direito..

  • 17/04/2019 em 07:53
    Permalink

    Estou com a carteira vencida preciso do e renovar ou me incluo na nova lei?

  • 17/04/2019 em 07:48
    Permalink

    Ja leram estudos sobre o assunto ou as opiniões são baseadas no que acham que é certo? Sabem quantos motoristas alcoólatras dirigem van escolar e sao tirados das ruas pelas avaliações médicas e psicologicas do trânsito?
    Sabem o que é uma avaliação psicológica? Ou apenas vao la riscar “pauzinho”? Sabem o que se avalia? Se interessaram em saber o que isto tem a ver com dirigir? Quantos acidentes fatais foram evitados apos a implementação do exame toxicológico? Esses números sao so numeros ate o acidente fatal acontecer com voce ou seus familiares. Considerar uma questao seria baseada puramente em opinião pessoal é algo superficial e imaturo; uma visão egocêntrica enxergando o mundo exclusivamente a partir da sua realidade, nao considerando todas as outras N possibilidades e como estas realidades diferentes podem afetar a todos, inclusive voce, seus filhos etc. Nao enxergam o social, o mundo a sua volta, apenas o eu. Triste realidade, nosso povo está acostumado a “ser roubado” ou injustiçado e leva esse sentimento pra todas as esferas sem conseguir discernir o que é necessário do que nao é.

  • 17/04/2019 em 07:29
    Permalink

    Boa medida dos governantes, acredito que agora poderei trabalhar mais tranquilo diante da indústria das multas que já me prejudicou e prejudica sempre. Valeu presida.

  • 17/04/2019 em 00:23
    Permalink

    Sempre os mais velhos tomando ferro, se aprovarem essa nova previdência vão ter que trabalhar até os noventa anos ou talvez nem se aposentem, e aí depois dos cinquenta anos os motoristas profissionais têm que renovar a CNH a cada cinco anos. Que beleza!…

  • 16/04/2019 em 23:21
    Permalink

    CNH deveria ter validade até 60 anos, desde que o condutor apresentasse comportamento exemplar na direção. Sem multas ou infrações, deveria ser premiado pelo bom desempenho. No momento em que cometesse faltas ou apresentasse limitacoes de saúde deveria ter um redutor de validade progressivo, ou até impeditivo.
    Sou totalmente favorável ao novo prazo de validade

  • 16/04/2019 em 23:08
    Permalink

    Muito sábia, essa proposta, inclusive eu indicaria a revisão dessas cameras colocadas de forma maldosas em lugares totalmente desnecessario,a gente vê claramente a desonestidade do estado, usa de lemas, para nos lesar.

  • 16/04/2019 em 21:39
    Permalink

    Excelente meu presidente .Amei esta ideia . Só quero deixar minha opinião sobre a placa do Mercosul. Acho ridícula e inapropriada. Se vossa senhoria quer desburocratizar e facilitar a nossa vida, torço para que acabe com esta placa. Não queremos está placa e não merecemos pagar tão caro por uma placa tão feia.

    • 17/04/2019 em 12:44
      Permalink

      Isso não foi Bolsonaro…

  • 16/04/2019 em 21:08
    Permalink

    Acho justo essas mudanças, quem dirige corretamente, sabe muito bem como é essa manobra de renovação. O ministro deveria interver na obrigatoriedade de ter que usar Farol acesso durante o dia mas estradas, moramos num país tropical, não temos neve , pense bem Se. Ministro , chega de multas , que só serve para tirar o dinheiro do Povo.

    • 17/04/2019 em 08:28
      Permalink

      Não temos neve,mas temos muita chuva que também causa diminuição da visão, portanto os faróis acesos ajudam sim,a eliminar acidentes conforme comprovam as estatísticas.

  • 16/04/2019 em 18:33
    Permalink

    Parabéns ministro os motoristas agradece.
    Precisa mudar TB os horários de restrição para caminhões, por exemplo.
    Determinar horário de entrada nos locais de restrição, uma vez dentro do local não deveria ser multado.
    Exemplo, vc entra na marginal Tietê as 15 horas mas devido trânsito vc não consegue sair antes do horário limite, pronto multa isso é sacanagem. Coloque então um radar na entrada, daí os motoristas nem entra, evita multa.
    Obrigado.

    • 16/04/2019 em 21:38
      Permalink

      tenho 46 anos e nada muda para mim pois daqui 4 anos faço 50 anos e terei que renovar de 5 em 5 anos, deveriam mudar pra 7 anos também pelo menos né

  • 16/04/2019 em 17:22
    Permalink

    Otimo,só falta o presidente tirar a lei que os guarda da PRF e os guardas municipais de trânsito aplica sem abordagens e sem fotos.

  • 16/04/2019 em 16:50
    Permalink

    Quem está cumprindo suspensão?

    • 16/04/2019 em 23:20
      Permalink

      Tbm quero saber

      • 17/04/2019 em 05:57
        Permalink

        A primeira coisa que se deve proibir e esses inúmeros radares a 40 km/h, esta cheio nas estradas e avenidas, claramente foram colocados com intuito de arrecadar.
        Nenhum veiculo deve transitar a 40 km/h nas estradas por ser proibido pela própria,, Lei de Transito (dirigir abaixo do máximo permitido, se o limite máximo e 120, 110 e 100, a metade não e 40 e essa velocidade só proximo de escolas, hospitais e aglomeração de pessoas, e dentro das áreas urbanas, em estradas nunca.

  • 16/04/2019 em 16:22
    Permalink

    Gostei do aumento para 40 pontos, para quem trabalha com a cnh é muito importante melhor ainda pra quem é caminhoneiro q passa sempre por cidades, Estados diferentes. Muitas ruas, avenidas, estradas tem radares e velocidades diferentes. As vezes n por imprudência mais por distração tomamos multa.

  • 16/04/2019 em 16:15
    Permalink

    Em vez de o governo piora pra situação da pontuação da carteira de motorista melhora assim os infratores agradecem

    • 16/04/2019 em 23:11
      Permalink

      É amigo, das duas uma, ou você não dirige ou não entendeu a proposta de forma correta.

  • 16/04/2019 em 16:01
    Permalink

    Quem desrespeita a lei, não se preocupa com pontos na carteira!

    • 16/04/2019 em 16:21
      Permalink

      Imagina os infratores já não respeitam pedestres e faixas isso gera multa não tem fiscalização aí 40 pontos mais arriscado a morrer nessas estradas a Brasil a fora

      • 16/04/2019 em 17:54
        Permalink

        Bruno vc trabalhou pra ter sua carteira? Vc trabalha com ela…se não fica na sua pois quem depende dela pra trabalhar e é pessoa de família descente sabe oque é perder a carteira sem ser negligente. .. cala boca idiota…

      • 16/04/2019 em 19:44
        Permalink

        Pessoal isso só vale pra quem é motorista profissional remunerado

    • 16/04/2019 em 20:01
      Permalink

      Verdade, conheço motoristas com 60 pontos e ainda continuam dirigindo

  • 16/04/2019 em 15:46
    Permalink

    Legal essas mudanças nas acho discriminação diminuir o tempo para os acima dos 50 anos. Só isso.

    • 16/04/2019 em 17:39
      Permalink

      Concordo, isso é uma baita discriminação.

      • 16/04/2019 em 23:16
        Permalink

        Amigos eu já tenhp 49 anos e sei que essa medida não é discriminatória, o ser humano ao atingir 40 anos começam as lomitaçoes, a começar pela visão.

  • 16/04/2019 em 15:43
    Permalink

    Nem toda multa deveria pontuar. É equívoco aumentar o número de pontos para perda da habitação. Algumas multas poderia ser só multa mesmo. É o caso: transferência de propriedade, estacionamento por tempo acima do permitido e algumas outras que não interferem para a segurança do trânsito. Alcoolizados e drogados, perda definitiva.

    • 17/04/2019 em 03:06
      Permalink

      Acho que na transferência já não há mais os pontos…

  • 16/04/2019 em 15:04
    Permalink

    Concordo em parte , acho que quem for pego alcoolizado, deve perder a carteira de imediato e ainda ser preso , qual a diferença de um carro e uma moto, para uma arma , existe , sim existe esta na força das montadoras. Matam igual.

  • 16/04/2019 em 14:48
    Permalink

    Almentar os pontos para 40, não acho que seja bom negócio. Mas almentar a validade da carteira para 10 anos isso sim e uma boa. Agora simulador nunca deveria ter. E so para jogar dinheiro fora, afinal 2300 reais e dinheiro de esmola.

  • 16/04/2019 em 14:13
    Permalink

    Uma pena que não terei direito aos 10 anos de habilitação pois o mesmo só será válido até os 50 anos de idade e eu já fiz 51 então a minha habilitação só terá valor de 5 anos. Mas essa solução do governo e muito boa. Acertou na medida, além do que os 40 pontos é o mínimo em uma cidade onde em TD esquina tem um guarda e um radar.

  • 16/04/2019 em 14:04
    Permalink

    Acho .certo .almentar .para 40. ,Porque muitos pais de família. estão sendo injusticados.por ter suas cnh.suspessa.ou cassada.por motivos .que não tem nada a ver .com dirigir.com seguranca.por exemplo.dichar de tranferir .o documento de carro em trinta dias.levar 4pontos na CNH.ou outra pessoa .levar multa.e os pontos caí na minha cnh

  • 16/04/2019 em 14:03
    Permalink

    O Código Nacional de trânsito deveria ser totalmente reformulado. Já tive que entregar a Carteira e fazer reciclagem por ter algumas multas por estacionar em vaga de curta duração (15 minutos) além do tempo regulamentar, infração considerada grave. Só gostaria de saber onde está a gravidade por se ultrapassar alguns minutos além do tempo determinado. Enquanto isso tem motorista bêbado e drogado dirigindo por aí e quase nada está sendo feito pelas autoridades. Fica aqui o meu desabafo .

  • 16/04/2019 em 13:52
    Permalink

    E para fazer a mudança de categorias vai ser em quanto tempo e a permissão vai continuar do mesmo jeito

  • 16/04/2019 em 13:44
    Permalink

    Estou vendo que o cidadão ou cidadã que tenha mais de 50 anos vai continuar de 5em 5anos ok, porque vai perdendo a capacidade de muitas coisas certo, então porque querem que esses mesmos cidadoes e cidadãs não tem o mesmo benefícios na hora de suas aposentadorias,

  • 16/04/2019 em 13:37
    Permalink

    Tá certo.o governo.tem que acabar.com essa árbitrariedade .como pode tirar o direito de dirigir.de cidadão.pai de família.que precisa da CNH para trabalhar, sustentar seus filhos. é clara a intenção.de prejudicar. O trabalhador.pois oque tem a ver um motorista.levar 4 pontos na CNH. só porque deixou .por algum.motivo .de transferir.um veículo .para seu nome.em trinta dias .oque isso tem a ver com o modo de dirigir.

  • 16/04/2019 em 13:33
    Permalink

    Quem teve essa ideia de passar de 20 pra 40 pontos a suspensão da CNH, so pode ter sido de um asno. Se a maioria dos brasileiros não respeitam a lei dos 20 pontos, com 40 é que vão matar mais e com o aval do governo. Quem comete infeções são pessoas irresponsaveis. Conduzo veículo a 30 anos e nunca causei acidente e nem peguei multa..

    • 16/04/2019 em 13:42
      Permalink

      Amigo se.fosse uma coisa justa.ai sim mas você vê a intenção de ferrar com vida do trabalhador. Eu por exemplo.tivi minha CNH cassada .porque .outro cara levou uma multa .com o carro em meu nome.veja aí .eu recorri .e nao.fui indeferido.levei mais 4pontos porque nao. feito a transferência.em trinta dias .acha que isso tá certo?

    • 16/04/2019 em 14:19
      Permalink

      Então na sua opinião deveria ser no maximo 5 pontos, afinal vc nunca levou uma multa. Preste bem a atenção a anos atrás não existia esse limite de pontos e não havia tantos acidentes, eu trabalho dirigindo e dificilmente levo multa, mas sou a favor de um limite maior pois podemos levar uma sem nem perceber

    • 16/04/2019 em 16:04
      Permalink

      Conduzir onde não tem pardal eu fico 50 anos sem tomar uma multa.

    • 16/04/2019 em 16:57
      Permalink

      Você conduz veículos a 30 anos, mas aposto que não passa o dia inteirinho em um. Aposto que não tem caminhão, onde muitas vezes o policial quando lhe ataca procura algo errado no veículo ou inventa que você ultrapassou em uma faixa contínua que nem existe. Aposto que você não anda em rodovias mal sinalizadas, cheias de buracos, ou que não dirige à noite e tem que passar em algum semáforo no vermelho para não ser assaltado. Muito bonito você, sem conhecimento de causa, chamar de irresponsável quem levou uma multa em um lugar onde nunca põs os pés. Te desafio a pegar um caminhão hoje, sem conhecer os locais, e atravessar o Brasil de Norte a Sul sem pegar uma multa. Motorista de fim de semana, que dirige 50 km por mês, aí é fácil…

    • 17/04/2019 em 23:01
      Permalink

      Mais deve ser 30 años como una carróça de animal kkkk

  • 16/04/2019 em 13:01
    Permalink

    Boa tarde, minha CNH vence agosto de 2020,tenho que renovar ano que vem,ou não precisa?

    • 16/04/2019 em 15:24
      Permalink

      Tmb gostaria de saber essa,mas acho que as que vao vencer agora pra frente serao nas datas que estao ai na sua atual,apartir desta data que sera valida por 10 anos isso se for ate a idade
      Permitida,sei la,tmb tenho essa duvida

    • 16/04/2019 em 15:27
      Permalink

      Quem trabalha com carro todos dias representante de firma camioneiros sao pessoas que tem compromisso todo dia as vezes correm um pouco mas do permitido mas não sao irresponsaveis por isso deve haver uma diferença entre o Domingueiro que fica dando palpites errado falando asneira não sabe o que e o dia dia. Nas estradas. Aguinaldo do táxi Frutal minas

      • 16/04/2019 em 23:40
        Permalink

        Ótimo, muito aprovado. Agora quero saber a respeito do simulador de direção veicular, quando vai acabar com essa roubalheira com as autos escolas, não aguentamos mais isso. #forasimulador

    • 22/04/2019 em 09:49
      Permalink

      Mas nem foi votado ainda🤦‍♀️ leiam, pelo amor de deus, antes de comentar 😂😂😂😂

Fechado para comentários.