“Uber de cargas”: a tecnologia usada para agilizar a busca por fretes




A Uber revolucionou a forma como as pessoas transitam nas grandes cidades. Hoje, basta ter um celular com acesso à internet para que a plataforma encontre em segundos o veículo ideal para você se locomover. E o melhor: sempre com preços mais atrativos e alta disponibilidade.

O termo Uber já foi além do transporte de pessoas e agora existem sistemas para outros segmentos, como o “Uber de Cargas”, “Uber de Alimentos” e até “Uber de Bicicletas”.

O que a palavra Uber traduz?

A palavra Uber vem do alemão e significa “algo grande, ultra ou mega”. Faz tempo que a mídia usa a palavra – já ouviu falar em “ubermodel” para uma modelo de elite, como a Gisele Bundchen?

Mas quando surgiu o aplicativo Uber para passeios, a palavra passou a ter um novo significado. Agora até existe o termo “uberização”, que significa flexibilizar um setor com o uso de tecnologia em busca de eficiência.

No caso do Uber tradicional, a inteligência artificial identifica a localização do passageiro e cruza dados para verificar qual motorista disponível está mais próximo do destino.

Além disso, enquanto você está no percurso, a Uber já está planejando (com base no destino) quais pedidos de transporte este condutor poderá assumir para resgatar passageiros próximos aquele local. O processo é feito de forma totalmente online e dispensa intermediários.

O que é Uber de Cargas?

Neste conceito, o passageiro aqui é a carga.

Quem utiliza o Uber de Cargas encontra facilmente em uma plataforma online um caminhoneiro para um frete.

LEIA MAIS  Rota de transporte entre a China e Rússia passa a funcionar

Pense em tudo que o aplicativo tradicional oferece, mas no setor de logística: você coloca os detalhes da sua carga e a ferramenta encontra o motorista mais compatível considerando os seguintes fatores:

  • perfil do motorista
  • localização
  • equipamento de rastreador
  • modelo de caminhão
  • carroceria

Isso resolve dois problemas grandes enfrentados na hora de encontrar motorista:

  1. Geralmente você perde horas ligando por celular ou enviando mensagens para acertar o frete
  2. Ou você usa sites que funcionam como “lista de classificados” nas quais você tem que fazer um anúncio e perder tempo negociando depois pelo telefone

Em um sistema “Uber de Cargas” você não precisa se preocupar para buscar motoristas terceiros. A plataforma oferece para você em tempo recorde o motorista que precisa para sua carga – sem burocracia.

No final do frete, você pode avaliar o transportador pela qualidade do serviço prestado. Assim como a Uber tradicional, isso garante que a plataforma sempre tenha um alto padrão de atendimento.

Existem sistemas “Uber de Cargas” que também oferecem plataformas de gestão de frota e cargas em tempo real. Uma delas é o Fretefy.

O que é o Fretefy?

É uma plataforma que alia a funcionalidade “Uber de Cargas” com o gerenciamento logístico de ponta a ponta.

Em uma tela única, você pode acompanhar todas suas entregas em tempo real, indicadores de performance e alertas de ocorrências durante o trajeto.

Na mesma tela você pode registrar sua carga e já receber indicações de transportadores compatíveis para fazer o frete.

Além disso, você pode se comunicar com motoristas pelo bate-papo da plataforma em vez de depender de aplicativos de celular.

LEIA MAIS  Bolsonaro se reúne com dirigentes da Petrobras para discutir reajustes do diesel

Confira como o Fretefy soluciona os seguintes problemas:

Como ser mais eficiente? Saiba na hora com um dashboard para visualizar informações importantes e indicadores de performance

  • Como fica a administração da carga? Fica 85% mais rápida com o Fretefy
  • A carga foi entregue? Comprovante de entrega automatizada
  • Tem rastreamento? Permite integração com rastreadores
  • Cadê o caminhão? Localize na hora por GPS
  • Falta tempo? Diminua em até 20% o tempo investido em operações logísticas

Saiba mais benefícios do Fretefy para você transportadora, embarcador ou caminhoneiro:

Transportadora

  • Contrate motoristas terceiros bem-avaliados (“uber de cargas”)
  • Monitore sua frota desde a coleta até a entrega em uma tela inteligente
  • Seja notificado de ocorrências na estrada em tempo real
  • Faça integração com rastreadores, seguradoras, gerenciadoras de risco e sistemas de ERP

Embarcador

  • Faça a gestão completa de todas suas entregas em um único painel
  • Acompanhe indicadores de performance
  • Conecte suas cargas com transportadores pré-selecionados (“uber de cargas”)
  • Integre os softwares de logística que já utiliza para concentrar em um único painel todas as informações que precisa

Caminhoneiro

  • Receba cargas de todo o Brasil no seu celular
  • Garanta seu frete retorno
  • Negocie direto sem atravessadores
  • Receba todo o lucro sem pagar taxas!

No Fretefy você pode anunciar uma carga gratuitamente. Conheça agora e veja também todos nossos fretes disponíveis em tempo real!




19 comentários em ““Uber de cargas”: a tecnologia usada para agilizar a busca por fretes

  • 18/04/2019 em 10:02
    Permalink

    Se o aplicativo for fiscalizado por órgãos competentes pra trabalhar com preço justo eu concordo, mas se for pra ficar igual Uber de passageiros só vai afundar mais a vida dos caminhoneiros pois não paga nem os pneus com o valor que repassam.

    Resposta
    • 18/04/2019 em 11:01
      Permalink

      Sérgio bom dia,
      Meu nome e Luis sou CEO fundador de uma transportadora estamos construindo e desenvolvendo uma plataforma multilateral robusta com aplitivos Android/IOS trazendo uma flexibilidade e mobilidade para o mercado de transporte no Brasil nós adequado a quarta revolução industrial a ( industrial 4.0) com a proposta de um transformação digital para o mercado. Com essa nova modalidade de transportes compartilhado.
      Como falei acima sou uma transportadora pasivel de fiscalização dos órgãos e legislação vigente nas leis estabelecidas para transportes de cargas no Brasil.
      A ideia e a oferta ao lado de nossos
      Parceiros caminhoneiros autônomos seguindo os preços da tabela de frete do ANTT pagando pedágios conforme as legislações vigentes de transportes com imposto seguros de cargas gerenciamento dedde risco totalmente apito a prestação de serviços e as leis vigentes
      Queremos construir uma ferramenta nós moldes que beneficie os nossos parceiros caminhoneiros autônomos e nosso clientes oferecendo serviço de transporte para o mercado em geral.
      Pará isto poder funcinar precisamos de opiniões de nossos parceiros caminhoneiros autônomos para construção de uma ferramenta que beneficie anbas as partes das ofertas.

      Resposta
  • 18/04/2019 em 07:42
    Permalink

    Amigos caminhoneiros só depende de nos mesmos, se deixar esses aplicativos invadir nossa categoria, irá ser mais um a ferrar com o caminhoneiro, pode até no início vim com pele de cordeiro prometendo não cobrar nada, mas depois que se estabelecer e mostra a face de lobo! O que precisamos é de melhora em nossas condições: como redução do diesel, que é uma vergonha o que a Petrobrás vem mandando de nossa cara, e uma melhora na fiscalização do preço do frete. Se liga com esses aplicativos amigos caminhoneiros, pra depois agente ficar na mesma situação dos táxi, ou seja “falidos”.

    Resposta
  • 18/04/2019 em 07:07
    Permalink

    Uber paga mixaria para carros imaginem no transporte de cargas, e outra eles exigem ano de veículo, outra porcaria pra ferrar o transporte se não for criado algumas tabela .

    Resposta
  • 30/01/2019 em 18:54
    Permalink

    Existe no Agronegócio PREÇO MÍNIMO para soja, milho, feijao, arroz, fumo, trigo etc etc.
    Mas vai quebrar o AGRONEGÓCIO se implantar PREÇO MÍNIMO PARA O FRETE!!!!

    Resposta
  • 29/01/2019 em 08:26
    Permalink

    Pode ser caminhoneiro pirata com caminhão de placa cinza, ou é exclusivo para profissionais?

    Resposta
    • 18/04/2019 em 07:58
      Permalink

      Mais uma maneira de empobrecimento do carreteiro e enriquecimento dos empresários coitado de quem começar a usar isso vai pagar para trabalhar.

      Resposta
  • 28/01/2019 em 23:15
    Permalink

    Eu já usei quase todos apps do mercado. O problema é que não tem um algoritmo para gerar o valor em cima da Tabela. Ai fica tudo como “valor a combinar” e os embarcadores querendo pagar fora da lei. Chega a ser ridículo as propostas. Vcs deviam ter vergonha de fazer matéria paga pra estes apps.

    Resposta
    • 31/01/2019 em 08:35
      Permalink

      Fala Luiz, tudo bem? Concordamos que deveriam seguir a tabela de frete conforme a lei, porém segundo o ministro Tarcísio Gomes de Freitas, a tabela apresenta distorções em alguns segmentos, em razão do tipo e idade do veículo, estado de manutenção, condições das estradas, carga transportada, entre outros fatores. O ministro disse que, dependendo do caso, pode haver tanto redução quanto aumento no valor de referência para o frete. Portanto, deve sair até em Abril de 2019 uma tabela mais completa. Mas até lá vamos trabalhando com o que temos pois não dá para ficar parado.

      Resposta
    • 18/04/2019 em 07:59
      Permalink

      Concordo plenamente com você amigo só tem pilantras aproveitadores.

      Resposta
  • 28/01/2019 em 19:30
    Permalink

    E mais um jeitinho.de ferrar co.os caminhoneiros autonomos.vao querer.caminhoes do.ano.ou.com.ano.proximo.ao atual.e tdo.compra acabar com.nos.com dai.vai ficar igual.portugal e estados unidos sem.motorista e isso.que eles querem .

    Resposta
  • 28/01/2019 em 19:19
    Permalink

    Mais uma ferramenta para roubar os caminhoes!! Esse aplicativo vai mostrar tipo de veicilo ano e cor kkkk presta atençao gente!! Frete bras é assim vc coloca todos os dados do seu veiculo e os ladroes te chama pra fazer um frete e te rouba!!

    Resposta
    • 31/01/2019 em 08:44
      Permalink

      Sim, o aplicativo mostra o veículo, porém somente transportadoras e embarcadores cadastrados podem ofertar fretes. É feito um cadastro detalhado de cada empresa e também dos motoristas na plataforma. O fretefy é integrado com vários rastreadores. É segurança para o motorista e os transportadores que também podem visualizar em tempo real onde estão os motoristas que estão transportando suas cargas.

      Resposta
  • 28/01/2019 em 17:55
    Permalink

    A Uber explora os Motoristas, no Uber veículo o repasse da Uber mal paga as despesas, o que me faz pensar que no Uber carga não será diferente! Exploração total!! Tô fora!

    Resposta
    • 31/01/2019 em 08:50
      Permalink

      Boa tarde Otaviano, a diferença é que o aplicativo Fretefy é grátis para os motoristas e não intermediamos o pagamento feito entre a transportadora e você (como a Uber faz com o motorista). Se o valor que você combinou com a transportadora é X, então você receberá X, o Fretefy não irá descontar desse valor.

      Resposta
  • 28/01/2019 em 16:16
    Permalink

    De manhã antt pode multar pele não cumprimento da tabela a tarde não pode mais.e nós caminhoneiros cada dia recebendo menos pelo frete.os caminhões acabando as dívidas aumentando e os homens lá de cima não fazem nada.so cuidam dos seus próprios salários.os sindicatos devem ter levado sua fatia também estão todos calados.quando se fala em greve são os primeiros a dizer (Não é o momento) acho que estamos precisando é de Guerra não de greve.

    Resposta
  • 28/01/2019 em 13:43
    Permalink

    Bobagem, a grande sacada do Uber foi eliminar a burocracia, nenhum dos aplicativos atuais elimina os atravessadores e burocracia, fretes estão cada vez piores para o caminhoneiro.

    Resposta
    • 31/01/2019 em 08:46
      Permalink

      Bom dia Alex, seria interessante isso, mas o que você sugeria então para eliminar os atravessadores e burocracia?

      Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!