Aquisição de frota própria é alternativa de grandes empresas à tabela do frete

É crescente o número de empresas que passaram a investir em frotas próprias de caminhões para amortizar a alta nos custos gerada pela tabela do frete.

A alternativa tem sido estudada e levada a cabo especialmente no setor agroindustrial.

É o caso, por exemplo, do grupo Predilecta, de alimentos processados, que investiu R$ 15 milhões para criar, após a paralisação dos caminhoneiros, a Trans Predi, uma transportadora que atende apenas a demanda da companhia.

“Já vínhamos em preparação para dependermos menos de transportadoras e ter mais mobilidade nas entregas. Com o tabelamento, aumentamos e aceleramos o plano. Nossos caminhões atendem quatro plantas”, diz o sócio-diretor, Antônio Tadiotti.

A empresa, que tem 1.300 funcionários, não revela o tamanho de sua frota atual, mas diz que os veículos próprios atendem hoje cerca de 60% de todas as entregas do grupo. A intenção da companhia é ampliar a proporção a 75%.

“Nossa matéria-prima está muito próxima de cada fábrica. Os caminhões saem com produtos finais para entrega em grandes redes e voltam com embalagens. Com essa estratégia, reduzimos a ociosidade dos carros e cortamos custos”, afirma Tadiotti.

LEIA MAIS  Motores Cursor 13 da Copa Truck geram mais de 1.200 cv de potência

Maior empresa do setor de carnes no mundo, a JBS comprou, ainda em agosto de 2018, 360 caminhões para sua frota.

A cooperativa catarinense Aurora, que produz frango e suínos, sentiu o aumento de custos logo no início da vigência da tabela em suas cargas de milho, insumo usado na alimentação dos animais.

“O frete da carga seca encareceu assim que começou a vigorar o tabelamento, mas os produtores acabaram absorvendo esse impacto depois. Nas demais cargas, como as de frigorífico, já pagávamos preços acima do mínimo”, diz o gerente de operações da marca, Celso Capellaro.

“A própria existência dessa regulação é ruim, mas o cálculo dos preços piora a situação. Na primeira tabela, o frete de baixa distância era muito mais caro e a carga seca tinha preços mais altos que as refrigeradas, o que não faz sentido.”

A Aurora ainda não comprou veículos, mas algumas de suas filiais chegaram a fazê-lo, segundo o presidente da cooperativa, Mario Lanznaster.

LEIA MAIS  Volkswagen E-Delivery tem diferenciais operacionais comprovados em operação real

“A medida foi um tiro no pé dos caminhoneiros porque fez as empresas estudarem alternativas, o que pode quebrá-los. Quando ouvimos falar em nova paralisação, nossa vontade é comprar 200 caminhões”, afirma.

A Gazin, do setor varejista, que já tinha frota própria antes da paralisação dos caminhoneiros, tem intensificado a estratégia.

Hoje, 80% de suas entregas são feitas com cerca de 600 veículos da rede.

“Optamos por manter uma frota porque temos operações fortes em regiões com custo alto, como o Norte e o Centro-Oeste”, afirma Osmar Della Valentina, presidente do grupo.

Para amortizar os custos, a empresa busca aumentar o aproveitamento de seus veículos. “Se vou entregar colchões no Ceará, por exemplo, faço o caminhão trazer de volta eletrodomésticos da Esmaltec [que tem fábrica no estado]”

Fonte: Folha de S.Paulo




49 comentários em “Aquisição de frota própria é alternativa de grandes empresas à tabela do frete

  • 07/05/2019 em 21:14
    Permalink

    Perai até agora só li história de tabela que tabela onde estão pagando sou autônomo e não vi essa tabela só vejo diesel subindo agora me respondam de que resolveu eu ficar 15 dias parado na Rondônia se nem fretes existem mais alguém aí acredita em papai Noel

  • 07/05/2019 em 18:12
    Permalink

    Agora as “grandes empresas ” vão saber o que é ter caminhão, vão saber as despesas de verdade. Quero a opinião deles no final do governo Bolsonaro .

  • 07/05/2019 em 08:36
    Permalink

    Vão descobrir a duras penas que é melhor pagar frete do que ter frota propria, frota propria funciona em alguns casos especiais. Mas acho bom, porque muitas empresas estao comendo o caminhoneiro vivo, e o castigo vem do alto céus, pois Deus não se agrada disso. Posso garantir que muitas empresas vão falir, pois o custo da frota, manutençao e principalmente recursos humanos é muito complicado. Pro camioneiro so tem a melhorar, pois ja ests no fundo do posso e a unica saída é para cima, seja como autonomo ou empregado.

  • 07/05/2019 em 05:02
    Permalink

    Comprem muitos caminhões, não vão durar 1ano, primeiro que empregado não trabalha apenas por comida,segundo não estao nem com manutenção aceleram o quanto dá .E não existe mão de obra pois os melhores caminhoneiros são os autonomos que além de tudo isso movem uma economia enorme,já foi constatado empresa sofica rica nas costas do terceiro quero ver manter todos os encargos com motorista

  • 07/05/2019 em 00:22
    Permalink

    Transportadora que compre rios de caminhões junto com o povo do agronegócio. Cadê os fretes? Tá achando que só os autônomos estão sem carga? A safra não teve nada de bom o preço da soja caindo kkk… comprem caminhao!!! Existe uma rede enorme de pessoas que dependem de caminhao e quem movimenta esse comércio somos nós autônomos. Ex: borracheiro, Mecanico, loja de pneus, loja de peças, restaurantes etc etc… transportadora faz serviço na autorizada, compra lote de pneus e por aí vai… mas nós “ autônomos” movimentamos a economia. Viver para ver muitas transportadoras quebrarem!!!! E já tem muito equipamento novo parado sem carga kkkk… comprem mais caminhao!!!!

  • 06/05/2019 em 22:54
    Permalink

    Depreciação enorme, funcionários interessados somente no salário pouco se importando com o veículo custo operacional altíssimo.
    Vamos ver até onde aguentam.
    Vão comprar frotas com financiamentos e subsídios trabalhar alguns anos ,após sucateamento abrem pedido de concordata igual várias que ja existem.

  • 06/05/2019 em 22:08
    Permalink

    No meu ponto de vista isso é desespero, não passam de dois anos e voltam com o autônomo. Não querem dar o braço a torcer, querem ficar no comando da situação, a intensão das transportadoras é instalar o caos, o desespero para os autônomos. Espere e verá de quem será a derrota, eles sabem disso. Acha que tem funcionário que trabalha em troca de comida. Manter empregado no Brasil custa caro, insalubridade, adicional noturno, salário, 13, comissão, férias etc. Querem iludir com caminhões novos. Sem contar que se não pagarem um salário que os motoristas acham justo, eles acabam complementando na estrada, (óleo, estepe, macaco, lanternas, cintas, catracas até a própria carga e o caminhão). Isso é ganância, monopólio. De tempo ao tempo.

  • 06/05/2019 em 21:56
    Permalink

    Boa noite .voces falarao tao bunito .voces podem comprar o caminhao mais caro e ter as melhores carga.voces podemter dinhero .mas hog voces nao tem mao d obra qualificada muito caminhao e pouco motorista proficional no mercado salarios defazados…cempre fui fumcionario cempre trabalhei com caminhao novo.mas og sou altonomo a 7 anos e cada dia que passa cimto q tem menos motorista proficional nas estradas os salarios sao defazados.as condições d trabalho e terrivel .so quem viaja nas estradas sab o que estou falando.

  • 06/05/2019 em 21:49
    Permalink

    Obg do caminhoneiro? kkk blog dos empresaio!!!bando de covardes

  • 06/05/2019 em 21:30
    Permalink

    Essas empresas tem que penar pra conseguir motorista. isso é que está acabando com o autônomo, e agora o governo financiando 100% para empresas. Lixo de governo, vergonha

  • 06/05/2019 em 21:21
    Permalink

    Com essa mixaria que vcs pagam , quero ver achar motorista pra trabalhar, se achar vão viver vendendo óleo diesel e pneus igual tem por aí , quando encontram um autônomo eles vem oferecer.

  • 06/05/2019 em 21:19
    Permalink

    Quero saber quem vai comprar os caminhões delas quando for renovar a frota.

  • 06/05/2019 em 21:02
    Permalink

    Pode até comprar frota própria,só que quem vai dirigir?

  • 06/05/2019 em 20:58
    Permalink

    A GAZIN PENSA EM LEVAR COLCHÃO E VOLTAR COM ESMALTEC.
    OTIMA IDEIA MAS CREIO Q OUTROS JA TIVERAM ESSA IDEIA.
    OU
    JÁ IMAGINOU A ESMALTEC PENSAR DA MESMA FORMA, DESCO COM FOGÕES E SUBO COM COLCHÕES?
    A QUESTAO É Q NEM A ESMALTEC E NEM A GAZIN GOSTARIAM DE TER FROTA PRÓPRIA POIS COMO JÁ FOI RELATADO EM OUTRAS MENSAGENS AQ TER FROTA E COMPLEXO O FOCO É COLCHOES E FOGÕES.

  • 06/05/2019 em 19:34
    Permalink

    Vao investindo seus milhões em frota que desvaloriza rapidamente, encargos sociais, direitos trabalhistas, quero ver se vão aguentar, só pela ganância de querer ganhar muito e não pagar ao autônomo, nós não podemos ter chances de crescer, comprar um caminhão melhor, só eles, esperem e verão …

  • 06/05/2019 em 19:23
    Permalink

    Isso todos tão falando em ter frota propróp imagina isso q até agora ninguém e nem uma transportadora pagou o frete pela tabela e nem o pedágio nunca pagam é só frete cheio vamos parar de blá blá blá e as autoridades competentes compram com seus papéis e devem dar mais valor ao caminheiros tão desrespeitando isso é uma vergonha

  • 06/05/2019 em 19:03
    Permalink

    MIINTO BOM

    • 06/05/2019 em 20:13
      Permalink

      Ainda tem babaca apoiando essa tabela,anotem, os dias dos autônomos estão contados,quem viver verá.Vou vender meu conjunto e partir pra outra enquanto acho um otário pra comprar,aí quando a casa cair que já está caindo quero ver o tal de chorão dar as caras.

      • 06/05/2019 em 21:03
        Permalink

        Babaca ? Otario ?
        Além disso você e um covarde que foge a luta .
        Você está mais por fora do que saco de barrão.
        Procure ao menos entender o que se passa , ai você abre essa boca de gamela pra cagar alguma coisa .

      • 06/05/2019 em 21:53
        Permalink

        Sou autônomo é quero que vc É chorão vão para o inferno.bando de nazistas ftp!!!!!!!!

  • 06/05/2019 em 17:12
    Permalink

    Comprar caminhão e fácil…. difícil é acha mão de obra qualificada , agora eles vão ver quanto custa manter caminhão rodando .. óleo diesel. Pedágio. Salário de motorista. Manutenção. Pneu . Seguro de caminhão. Seguro de carga. Foras as ações trabalhistas dos ex funcionários que vai saindo e pondo na justiças pela carga horária excessiva!!!!!!!!!!!!!

  • 06/05/2019 em 16:31
    Permalink

    As empresas tem funcionários para a frota? Não tem!!!! Pagam mal, não aderem as leis trabalhistas e acabam despejando rios de dinheiro em processos trabalhistas. Ao presidente da cooperativa Aurora, tiro no pé e a empresa encher seu pátio de caminhões frota e não dar conta de pagar funcionário.

  • 06/05/2019 em 16:23
    Permalink

    Puxo frete de uma transportadora tiveram caminhão hj não querem nem pensar em frota própria quase quebrar ao acidente caminhão tombando quebrando

  • 06/05/2019 em 15:43
    Permalink

    Essa é a última vez que perco meu tempo nesse blog. Isso aqui não tem nada de blog do caminhoneiro. Aqui tá mais pra blog das empresas contra o caminhoneiro autônomo.

    • 06/05/2019 em 21:57
      Permalink

      Concordo amigo é blog de patrões safado vagabundos escravagista dos inferno!

  • 06/05/2019 em 15:28
    Permalink

    A deficiência de informação e a mentira das empresas que compram caminhões dizendo que é para fugir da tabela de frete já está fazendo vergonha, a maioria dos fretes já são igual ou até mais que o valor da tabela, só que os atravessadores e alguns responsáveis do transporte das empresas pegam o que ficaria de lucro pro caminhão para eles.

  • 06/05/2019 em 15:19
    Permalink

    Podem comprar mais caminhões,quero ver se vão aguentar colocar combustível,se os caminhoneiros não parassem o diesel estava um absurdo hj,façam isso é tudo que o governo quer,ganhar imposto no caminhão novo e ainda ganhar milhões no diesel superfaturado.

  • 06/05/2019 em 15:15
    Permalink

    Deixa comprar, bom pra fábricas ruim para as financeiras que de pois eles abrem uma falência no transporte e entregam os caminhões fazem como muitas empresas já fizeram ex. Batista Transoeste e próprio Maggi parou, quem tentar não tem motorista qualificado e pra ter isso tem um custo alto, que o frete terceiro fica mais barato e sem risco. Obrigado

    • 06/05/2019 em 16:43
      Permalink

      Eike Batista que o diga! Tem um cemitério de caminhões

  • 06/05/2019 em 14:44
    Permalink

    Compram um monte de caminhão e jogam o frete lá pra baixo,derrubando qm tem só um ou dois caminhões. Hoje estamos brigando pelo preço do óleo e tabela de frete,amanhã brigamos por não ter pra quem vender os caminhões. Parabéns…continuem assim comprando e comprando,quero ver ao de vão arrumar motoristas pra isso tudo, e digo MOTORISTAS né,pq meia roda tem um monte por aí….

    • 06/05/2019 em 15:15
      Permalink

      Enquanto tiver analfabeto nesse país não vai faltar motorista

      • 06/05/2019 em 22:00
        Permalink

        Respeita essa classe seu morfetico doente deve ser um vagabundo cheirador de pó que anda de caminhauzão dos outros.idiota

    • 06/05/2019 em 15:18
      Permalink

      Enquanto tiver analfabeto no país não vai faltarde motorista

      • 06/05/2019 em 17:05
        Permalink

        Eu não sabia que analfabeto tirava carteira de motorista.😡

      • 06/05/2019 em 19:20
        Permalink

        Se nâo fosse os analfabetos como falam,morreriam todos de fome vcs deveriam valorizar mais esses herois guerreiros ,quem fala nâo conhece a luta desses homens valorosos ou é por inveja por nâo ter capacidade de conduzir uma maquina cargueira

      • 06/05/2019 em 23:38
        Permalink

        Meu jovem para seu conhecimento só teve está manifestação dos caminhoneiros Por eles não serem analfabetos e mais temos muitos caminhoneiros com cursos superior e graduados e estão atuando na profissão por gosto próprio e porque honra e respeita a profissão e vão lutar por ela até morrer e com muito orgulho pq vem de berço. Jamais trocarei meus sonhos por uns disk- disk vou lutar sempre para melhorar nossa profissão junto com motoristas de verdade.

  • 06/05/2019 em 14:44
    Permalink

    Agora dá para os motoristas autônomos que não estão conseguindo nem manter o caminhão parar de reclamar e trabalhar de empregado de caminhão novo e com manutenção em dia.

  • 06/05/2019 em 14:37
    Permalink

    Gostaria de saber se já compraram também a frota própria de motoristas,a “blog do caminhoneiro,me poupe” ,vao em busca de matérias que de fato nos faça valer a pena em entrar no site 😡

    • 06/05/2019 em 20:27
      Permalink

      Vc vai ver isso daqui uns 2 anos.É processo trabalhista,manutenção,pneus etc….No começo é uma maravilha.Já conheço essa história.

  • 06/05/2019 em 14:30
    Permalink

    Tudo pressão psicológica, blog se vendeu faz tempo

  • 06/05/2019 em 14:26
    Permalink

    Deixe eles comprar faça uma frota de caminhões bom para depois vender para nois autonomos vamos ver se vão aguentar motorista e manutenção e processos trabalhistas.
    .

  • 06/05/2019 em 14:04
    Permalink

    Empresas q necessitam de caminhoes pra puxar a safra vai puxar o q depois q acabar? Vao pagar os motoristas parados? Nao tem serviço direto como estão pensando! Nem motoristas!

  • 06/05/2019 em 13:52
    Permalink

    Kkkkkkkqual tabela a da china Canadá EUA porque aqui nesse país de ninguém não vi uma empresa ou embarcador se quer pagar vao inventar outra ou lavar uma roupa e parem de sensacionalismo ninguém esta pagando e nem esta esta sendo fiscalizado e tanta mentira que até acredito

    • 06/05/2019 em 17:47
      Permalink

      Falou tudo,que tabela de frete? Não ninguém pagar tabela de frete até agora.

  • 06/05/2019 em 13:32
    Permalink

    Bons motoristas estão empregados e não vão sair de onde estão pra arriscar tipo com o Black Maggi q já teve frota e vendeu tudo porque tinha muito motorista avião

  • 06/05/2019 em 12:30
    Permalink

    Eles vão aumentar suas frotas, mas vão ficar na dependência de motoristas, mas infelizmente muitos estâo abandonando a profissão. Querem escravisar a classe. Querem escravisar o Brasil.

    • 06/05/2019 em 13:11
      Permalink

      Não sei até quando vão aguentar com o preço dos combustíveis e manutenção de veículos e os altos pedágios, custos com contribuições de motoristas, de fosse assim teriam comprado frota a tempos.

      • 06/05/2019 em 15:11
        Permalink

        Com juros do bnds e carência de um ano e serviço na mão até eu compro quero ver a hora que por na ponta do lápis gestão manutenção seguro combustíveis pedágios prestações ação trabalhista e tudo mais vão entregar tudo e tercerizar tudo sem contar se tiver outra greve eles também não irão rodar kkkkk

      • 07/05/2019 em 05:41
        Permalink

        Alem disso tdo que os companheiros relataram.como preço de diesel encargos trabalistas contrataçao de mais pessoal pra gestao dos caminhões roubo de peças pneus diesel pedàgio alem disso tem algo que vai aumentar e muito São os acidentes mas estradadas por que quem vai pra essas empresas vai ser essa turma de “proficional”irresponsavel que ja vemos muitos hoje em dia so trabalha com droga na cabeça essa garotada nova no mercado .em fim eu mesmo não tenho muita coisa mais vendo o meu caminhão e fico esperando cenas do próximo capítulo.uma coisa é serta eles so estão falando em comprar frota própia. Por que até hoje eles pagavam frete de merda pra nossa classe e agora com a tabela em vigor vai ser lucro pra eles competir (na minha Opinião São esses oportunistas que acabam com nosso país. Nois lutamos pela tabela agora eles se benefeciam com ela.pois eles vão trabalhar em cima dela vcs não acham isso )

Fechado para comentários.