Caminhoneiros comemoram nova regra e vão andar armados, prevê categoria

por Blog do Caminhoneiro

Caminhoneiros vão passar a rodar armados pelas estradas do Brasil, com o objetivo de se proteger contra a ação de criminosos. É o que preveem dirigentes de entidades da categoria após o decreto que trata de porte de armas de fogo assinado pelo presidente Jair Bolsonaro na semana passada.

A inclusão dos caminhoneiros na lista atende a uma demanda antiga de muitos deles, que durante as eleições de 2018 apoiaram em peso a candidatura de Bolsonaro. O decreto também contempla categorias como servidores públicos na área de segurança, advogados, proprietários rurais, políticos com mandato e jornalistas que trabalham em reportagens policiais.

O argumento sempre repetido por eles é que – talvez mais do que outros profissionais – estão diariamente expostos nas estradas à ação de ladrões de carga e de caminhões.

“Se não todos, diria que uns 80% dos caminhoneiros que tiverem condições de passar nos exames e que tiverem condições financeiras vão portar armas nos caminhões”, diz Claudinei Pelegrini, presidente da Federação dos Caminhoneiros de São Paulo.

A entidade congrega 18 sindicatos e representa, segundo o dirigente, 278 mil caminhoneiros.

“Hoje os ladrões têm certeza de que o caminhoneiro roda desarmado e por isso não tem medo de roubar carga, de fazer barbaridade, de matar o motorista.”

Outro dirigente de São Paulo, o presidente da Federação dos Caminhoneiros Autônomos de Carga em Geral do Estado (Fetrabens), Norival Almeida, também prevê que haverá uma corrida dos caminhoneiros por portes e por armas de fogo. “Tenho certeza que uma grande parte dos caminhoneiros vai agora procurar ter arma e vai a passar a treinar para atirar”, disse.

Em 2017, houve 26 mil roubos de carga no Brasil (ou 71 por dia), segundo a Associação Nacional de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística (NTC e Logística). O prejuízo foi de R$ 1,57 bilhão.

Caminhoneiros colecionam histórias de roubos nas rodovias. Um ladrão que bate na janela do caminhão estacionado num posto de combustível durante a madrugada enquanto o motorista dorme na boleia; ou carros com homens armados que perseguem caminhões nas estradas e os obrigam a parar. Às vezes o alvo é a carga; às vezes é o próprio caminhão. Um Volvo ou um Scania custa cerca de R$ 500 mil. A carga pode valer alguns milhões.

O decreto presidencial menciona “motoristas de empresas e transportadores autônomos de cargas” como uma das categorias que exercem “atividade profissional de risco” e que, portanto, já atendem a um dos requisitos legais para solicitar o porte.

O Brasil tem cerca de 900 mil caminhoneiros autônomos (donos dos caminhões), que representam a maior parte da categoria, segundo a Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam).

“Tivemos uma reunião com dirigentes de sindicatos de caminhoneiros da região Nordeste, e todos estão a favor da possibilidade de portarem armas”, disse Tiago Hodan Fava, presidente do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens dos Rio Grande do Norte.

Para ele e outros dirigentes, o fato de o Estado não ter nenhuma condição de vigiar todas as estradas já é uma justificativa para caminhoneiros andarem armados. Além disso, dizem, só o fato de criminosos passarem a suspeitar que o motorista poderá estar armado, já servirá de desestímulo a roubos.

Mas os próprios caminhoneiros admitem preocupações em relação ao novo decreto. Fava cita uma delas: “Existem profissionais e profissionais e, infelizmente, há caminhoneiros que andam drogados sob efeito de rebite. Como pode um cara desses andar armado?”.

“Se não tivermos uma política de segurança de fato, vamos partir para o faroeste: ganha quem sacar mais rápido”, acrescenta Antônio Vitaliano, da Federação dos Caminhoneiros do Rio de Janeiro, a Fecam-RJ. Outra preocupação é mencionada pelo presidente dos Transportadores Autônomos do Espírito Santo, Edicarlos Gedair. “Hoje o trânsito é muito nervoso, toda hora tem discussões banais. Se um motorista pavio curto não tiver preparo, vai acabar se sentindo mais valente armado.”

Fonte: Valor Ecônomico

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-98800-6519

147 comentários
0

Artigos relacionados

147 comentários

Rogerio Matos 17/01/2020 - 07:25

ESSE PRESIDENTE DE FECAN TEM O MESMO PARÂMETRO DE VISÃO PARA QUE VAI COMPRAR UM CARRO AUTOMATICO ..” CARRO AUTOMATICO A HORA QUE QUEBRA ,QUEBRA O DONO ” PENSAMENTOS ULTRAPASSADOS E MEDÍOCRES . UM HOMEN COM UM PENSAMENTO DESSER NÃO SERVE NEM PARA SER CHEFE O PRESIDENTE DE SINDICATO .. PARA ELE MOTORISTA TEM QUE SE LASCAR . SE É PARA FALAR MERDA FIQUE QUIETO

Reply
Ezequiel Neto 11/01/2020 - 08:55

Ladrões de carga e assaltantes nas estradas fiquem de olho pois agora a bala vai comer. Já comprei minha pistola 380 e 1 caixa com 100 balas. o pente com 15 está cheio e encaixado. Quem quiser pagar pra ver que encoste na boléia…Obrigado presidente Bolsonaro !!!

Reply
Alicio L R 10/01/2020 - 00:18

Primeiro o cara tem que passar por exame toxicológico Sr Antonio Vitalino. Faroeste já é. O problema é que só um lado está armado. Sabemos que em todas as profissões tem os padrões, mas, são minoria. O cara tem que saber das suas responsabilidades assim como é a de dirigir um bruto que tem alto poder de destruição. Abraço aos amigos caminhoneiros. Deus vos proteja e guarde. O BRASIL PRECISA de Vcs!

Reply
Novagraf Impressos 09/01/2020 - 08:49

MAS O EXAME PSICOLÓGICO E TOXICOLÓGICO SE FAZ NECESSÁRIO DEVIDO MÁ CONDUTA DE CERTOS MOTORISTAS NA PISTA, JÁ USAVAM CAMINHÃO PRA JOGAR EM CIMA DE OUTROS MOTORISTAS, IMAGINEM ARMADOS, MAS SOU A FAVOR SIM DEVIDO ASSALTOS CORRIQUEIROS.

Reply
Zé Cueca 08/01/2020 - 22:02

Puts! ao invés de reprimir o uso de arma para todo e qualquer cidadão, está liberando arma para muitos e no final será uma matança só!
Como já tem maluco usando SPA e fazendo todo tipo de atrocidades, com a arma na mão só Deus sabe onde isso vai chegar!

Reply
Rony Oliveira 08/01/2020 - 16:41

Só nós que vivemos a situação no dia dia que sabemos a dificuldade na rodovia sendo perseguido as vezes sem saber , motociclista dizendo que o pneu está furado , motorista de carro de passeio dando sinal é muito difícil ,colegas sendo levados para cativeiro sendo encapuzado dias sem comer etc.

Reply
Junior 07/01/2020 - 10:21

Parabéns pra categoria mais que merecido.

Reply
LAURINDO 07/01/2020 - 09:50

EU SOU A FAVOR DE ARMAR NAO SÓ OS MOTORISTAS MAS SIM TODOS OS BRASILEIROS DESDE QUE APROVADO PELOS TESTES APLICADOS E UM EXAME TOXICOLOGICO DESDE JA

Reply
LEONARD LUCIOS CORDEIRO KUSDRA 07/01/2020 - 08:50

Seria ótimo se o motorista de caminhão puder se defender legalmente, estamos cansados da bandidagem apavorar e não ter o revide necessário

Reply
Diógenes pinto dos Santos 06/01/2020 - 21:53

Eu acho mais do que legal do caminhoneiro ter porte de arma vagabundo tá liberado trabalhador também tem que ter direito se defender.

Reply
Vagner Alessandro Dos Passos 11/01/2020 - 17:27

Falou td amigo …

Reply
Roel Lima 06/01/2020 - 11:26

Gente desiquilibrada existem em todos os lugares e profissões, inclusive na polícia.
Por isso se faz necessário criar critério rígido de controle, antes de liberar isso.

Reply
Joao Batista 06/01/2020 - 10:28

Eu sou motorista tbm e não concordo com essa ideia de motorista andar armados porém os caminhoneiros já andar com os nervos à flor da pele imagina armados.se levar uma fechada com certeza vem o troco um retrovisor quebrado ou um caminhão jogado fora da estrada por vingança imagina armados. Se vc tem uma arma em sua residência é diferente ali sim vc tem como reagir a um assalto agora vc dormindo em um posto vc será mais uma vítima de homicídio e com certeza mais uma arma nas mãos de ladrão.nao adianta o.motorista fazer o papel das autoridades os policiais rodoviários só servem pra extorquir os.motorista e não pra dar a segurança necessárias entao isso sim.deveria acabar a polícia tem que fazer seu papel servir e proteger nao roubar o motorista vc anda nas estradas nao ve uma viatura da policia tanto eatadual quanto federal e quando vê uma viatura estao com radar nas mãos pra isso que serve a policia rodoviária pra usar o radar ou te pegar numa ultrapassagem é te extorquir com multas senhor presidente acorda isso não funciona põe policiais decentes nas estradas põe polícia pra trabalhar não ficar nas bases ou no mato com radar tem.que por nas rodovias pra nós proteger no rio tem.dois tipos de ladrão os de fardas e os meliantes então presidente vamos acabar com.a corrupção nas estradas

Reply
Joao Batista 06/01/2020 - 10:26

Bom dia, sou caminhoneiro, não concordo com o pedido de leis pra portar armas, já tem muita violência no trânsito, vai morrer mais do que roubos e assaltos, essa e minha opinião.

Reply
Adilson 06/01/2020 - 08:34

Pessoas despreparadas não podem portar armas , porém difícil conter está situação, existem várias autoridades também despreparados p exercer funções com armas então o se pode calcular é que a nossas vidas não vale mais nada na mão de alguém que não deveria está portanto com insanidade mental correta uma arma de fogo.

Reply
Maria Luíza Abreu 06/01/2020 - 05:57

Graças a Deus uma Vitória merecida.

Reply
ramon Oliveira 06/01/2020 - 05:26

Saibam todos que o real motivo do desarmamento é pra controle social,isso não sou eu que estou falando é a história…
Japão no século XVl.
Alemanha de Hitler.
Venezuela .

Reply
Indignado 06/01/2020 - 11:35

O socialismo quer se perpetuar no comando roubando seus cidadãos nao dando lhes a chance de reclamar. Veja a Coréia, Venezuela eo que o próprio PT fez com o Brasil onde criou a tirania de seus filhos amigos e aliados e desarmado a população. Em quanto roubava descarradamede o povo sofrido nao tinha seguranca os roubos de cargas e caminhões cresciam virtinosamente. Eles nao saiam sem seguranca ate para pegar algo dentro do carro em suas caragens. Caminhoneiro tem que andar armados sim. Ate alguns cachorros dos guardinhas portarias de fabricas quer mandar em caminhoneiros. Agora até esses lixos vao ter que dar um tratamento digno aos caminhoneiros. Eo caso da portaria da BRF de Ponta Grossa PR onde um merda quer apavorar todos que lá vao carregar.

Reply
Claudio Matias 05/01/2020 - 23:51

Precisa exigir os EXAMES TOXICOLÓGICOS?

Reply
Marcello 05/01/2020 - 21:39

Uma Vitória da sociedade!

Reply
Osmar F. Santos. QRA. Chimbinha 05/01/2020 - 16:06

Eu apoio o decreto que os caminhoneiros deve andar armados com porte legal mas para esse porte ser dado a um profissional do volante deve ser feito com muito rigor teno em vista situação de companheiros andar sobre efeito de drogas e aqueles que acha ser mais homem do que os outros mas no geral apoio com ressalvas eu mesmo só um que irei tentar o porte e acho bem provável que vou conseguir pelo meu currículo profissionais e a minha conduta pessoal.

Reply
Rogério 05/01/2020 - 15:13

Sou caminhoneiro , sou a favor cada sabe o que é capaz , lógico não só no meio de motorista ou outra classe , a pessoa tem que ter consciência do sei uso que essa pessoa possa estar apto pra usar e fazer com a arma .

Reply
Rogério Batista Ayres 04/01/2020 - 21:53

De quando é essa notícia?

Reply
Camila Lanner Mapeli 05/01/2020 - 20:28

De 23/05/19

Reply
Daniel Ricardo Andriatti Paulo 04/01/2020 - 16:38

Apartir de quando esse decreto já está valendo????

Reply
Renato 04/01/2020 - 16:22

E nós taxistas

Reply
Fernando Thalison 05/01/2020 - 22:20

Vira ube kkkkkkk

Reply
Luiz 04/01/2020 - 14:54

É uma via de duas mãos! Já enfrentei uma situação muito difícil na estrada. Estava com minha esposa e meus filhos e fui fechado por uma carreta, dei uma piscada no farol alto para chamar a atenção do motorista e ele entendeu aquilo como uma ofensa e jogou a carreta em cima do meu carro. Por pouco não fomos esmagados contra o muro de concreto. Se ele estivesse armado, com certeza teria atirado em nós!

Reply
EDINALDO QUINQUIM 04/01/2020 - 12:57

Para mim será tudo normal, muitos camioneiros já andam armados e nunca ouvi dizer q camioneiros atirou em alguém de bem

Reply
Andre da Silva 26/05/2019 - 10:06

Se o profissional conseguir ser aprovado em todas as fases do processo, dificilmente terá um “pavio curto” no trânsito.
Quando aos “drogados”, também será dificultado a aprovação no psicológico.

Reply
Sebastião 07/01/2020 - 10:16

Exatamente, como será, se o cara, tiver, antecedentes, de briga, desentendimento por coisa torpe não, poderá portar arma.

Reply
Sebastião 07/01/2020 - 10:24

Concordo

Reply
laurindo vaz de oliveira 08/01/2020 - 10:51

é bandidos senpre estarão armados e bem armados,todos sabem disso mas o sidadão pobre não contribui com muito então é mal visto isto é fato,se é Rico não importa como ficou Rico,se é pobre alguns acha q é vagabundos.mas se morre Rico vai em um lugar,pobre em outro mas todos fedem do mesmo jeito, Direitos Devia ser iguais a posse de arma para sua casa devia ser obrigatoria,Desde 9 anos tive arma até esta merda de lei do desarmamento,senpre tive uma otima espingarda e Dois Revolveres e muito bons,tive muitos problemas e nunca matei e nem ameacei ninguem,

Reply
Davi emerson abreu de lima 25/05/2019 - 12:58

Boa tarde! Li e, vi vários comentários anti democrático, todos tem direito de possuir sua arma, está na constituição federativa do Brasil. sugiro que muitos aqui leiam o decreto. pois la, contem duas informações que, certeza, muitos aqui não sabem; primeiro: Pra ter direito a porte de arma, tem que fazer EXAMES TOXICOLÓGICO; EXAMES PSICOLÓGICO; TREINO DE TIROS; PRA DEPOIS POSSUIR O PORTE. Ai vocês falam : Ah! mas depois dos exames que passar, vão usar drogas e, sai drogado armado! Negativo! Eu respondo: SE QUALQUER PESSOA QUE PASSAR PELO O PROCESSO DE PORTE DE ARMA, FOR PEGO, BÊBADO; DROGADO; VAI PERDER O PORTE DE ARMA!… PERDE TUDO QUE FOI FEITO !

Reply
Luiz 25/05/2019 - 10:19

Eu sou motorista tbm e não concordo com essa ideia de motorista andar armados porém os caminhoneiros já andar com os nervos à flor da pele imagina armados.se levar uma fechada com certeza vem o troco um retrovisor quebrado ou um caminhão jogado fora da estrada por vingança imagina armados. Se vc tem uma arma em sua residência é diferente ali sim vc tem como reagir a um assalto agora vc dormindo em um posto vc será mais uma vítima de homicídio e com certeza mais uma arma nas mãos de ladrão.nao adianta o.motorista fazer o papel das autoridades os policiais rodoviários só servem pra extorquir os.motorista e não pra dar a segurança necessárias entao isso sim.deveria acabar a polícia tem que fazer seu papel servir e proteger nao roubar o motorista vc anda nas estradas nao ve uma viatura da policia tanto eatadual quanto federal e quando vê uma viatura estao com radar nas mãos pra isso que serve a policia rodoviária pra usar o radar ou te pegar numa ultrapassagem é te extorquir com multas senhor presidente acorda isso não funciona põe policiais decentes nas estradas põe polícia pra trabalhar não ficar nas bases ou no mato com radar tem.que por nas rodovias pra nós proteger no rio tem.dois tipos de ladrão os de fardas e os meliantes então presidente vamos acabar com.a corrupção nas estradas

Reply
laurindo vaz de olivaira 08/01/2020 - 11:06

quando um presidente tiver peito ombridade de mudar a lei e tiver comdenação para bandidos,muda mas com essa lai ai nunca,alguns policiais trabalha serio mas ajustiça vai la e solta,tem policiais que esta doente psicament porque eles sofre a Risca a vida prende o infeliz hoje amanha ta Rua e zonba com eles,infelismente eu não acredito nesta politica que esta ai,

Reply
JOSE PEDRO MATOS DE ANDRADE 24/05/2019 - 22:28

Sou motorista e vivo na estrada. Eu não concordo de libera armas para caminhoneiros. Infelizmente muitos não tem condições pesicologicamenote de ter uma arma. O país tem que ter a responsabilidade de nós da segurança. Motorista com arma na mão vai ser suicídio. Infelizmente não estamos preparados.

Reply
JOSE PEDRO MATOS DE ANDRADE 24/05/2019 - 22:30

Psicologicamente

Reply
Adilson 25/05/2019 - 08:05

Você provavelmente é um caminhoneiro almofadinha que faz aquele roteiro básico. Leve um tiro ou mesmo um caldo de um quadrilheiro aí conversamos depois. Entenda uma coisa, se você não tem capacidade de mudar sua cabeça ignorante os outros tem e iram mudar para melhorar. Focar no mundinho polêmico e da submissão utilizando a polêmica para justificar sua falta de garra, morreu, está sendo enterrada junto com a esquerda que só pensa em si próprio.

Reply
Marcio Davidson 07/01/2020 - 08:01

Raciocina irmão. Você mesmo digitou a resposta pra isso. Se o caminhoneiro não tem condições pisicologicas, no exame, este ficará reprovado, pois só conseguirá o porte, justamente aqueles que passarem nós exames pisicologicos.

Reply
Marcelino moraes 24/05/2019 - 21:52

Tanta coisa pra ser feito em prol de nos caminhoneiros este indivíduo e louco nao adiamta armar a sociedade mude as leis roubou corta uma mao estrupou corta osaco com tudo ai quero ver

Reply
Gomes 24/05/2019 - 19:08

Condo um ladrão vai dar o pulo ele já tem sertesa que a sua vítima estar desarmado se ele tem dúvida é duvido que ele vai ainda mais caminhão que ele não vai ter lá estas facilidade devido o mal jeito da altura tem que ficar esperto e com o fator surpresa

Reply
Jorge santos 24/05/2019 - 13:48

Agora muitos dos acidentes vão acabar em morte. A arma só funciona nas mãos de quem a porta, se o mesmo estiver sempre com o fator surpresa ativo. Se for pego desprevenido é mesmo que nada. Tem que ter sangue de barata pra ter uma arma em mãos.

Reply
Adenilson Ramos Pego 24/05/2019 - 13:46

Acho interessante, porem os governos com esses decretos passam para o contribuinte uma obrigação que seria deles, hora eu pago impostos para ter diversos direitos assegurados! Segurança pública e um deles, sendo assim nos teremos q alem de pagar impostos, teremos q nos defender, e ainda nos indispor com pessoas perigosas, bandidos que não estão nem ai com a morte, se trocam tiros com policiais! Vai me dizer que vão ter medo de um coitado de um caminhoneiro? Resumo: estamos largados a própria sorte.

Reply
Ivan 24/05/2019 - 14:40

Concordo, sem falar que os bandidos já vão chegar metendo bala quando forem roubar o caminhão ou carga sabendo que o caminhoneiro está armado, se assaltam até carros fortes imagina um caminhão
com carga que pode chegar a milhões e só com o motorista despreparado e armado.

Reply
Gilberto Hofmann 24/05/2019 - 15:18

Falou tudo bem isso mesmo que vai acontecer aí sim o motorista vai morrer nas mão dos ladrões

Reply
Paulo Batista 24/05/2019 - 12:07

Concordo sou caminhoneiro me tornei CAC estou Apto a andar armado porém o tabu do povo brasileiro eo pior de tudo, tenho minha arma e não saiu atirando em tudo como muitos pensam kkk

Reply
Antônio ademar 24/05/2019 - 13:00

Vai melhorar bastante só a duvida de o caminhoneiro está armado ou não vai diminuir bastante os assaltos a caminhões

Reply
Deir 24/05/2019 - 08:30

Sim, sou de acordo o porte de armas. O ladrão vai pensar duas vezes antes de abordar um motorista. Não é qualquer motorista que tem capacidade para usar uma arma. Tem que fazer uma boa seleção.

Reply
Roger 24/05/2019 - 07:54

Acho q é mais uma errada do presidente pq isso vai amentar o índice de violência e homicídios pq caminhoneiro já é revoltado. É humilhado a todo instante 90%dos lugares onde agente chega seja pra carregar ou descarregar .pra abastecer o caminhão ou pra parar em algum local pra parar pra descansar é só descaso com a classe o governo tem q criar uma responsabilidade com o caminhoneiro de criar áreas de descanso seguras e com banheiros limpos pq hoje funciona assim se vc abastece vc dorme se não vc paga de 30 a 50 reais só pra pernoitar sem contar q a maioria dos postos as condições de higiene é um absurdo banheiros nojentos sujos ao extremo banho 5 a10 reais e muitas vezes o banho é gelado e o velho problema com espera pra carregar e descarregar em muitas empresas .criaram uma lei de tempo de espera pra carregar e descarregar o caminhao mas como quase todas as leis q foram criadas pro setor de transporte nunca funcionou e acho q vou morrer e nao vou ver essas leis serem executadas .acho q o governo tinha q investir mas na educação e conscientização da população brasileiro isso sim vai dar um grande impacto no dia dia de todos.agora liberar armas pra motorista com a desculpa de motorista vai poder se proteger ai ai .o q vai acontecer é o q todo caminhoneiro já sabe.tiroteio e morte nos pátio de postos e nas filas para carregar e descarregar sabe pq. Á classe não se respeita só isso .quando é pra se unir pra fazer greve por causa do preço de óleo e frete aí todo mundo tá junto pra formar uma massa só. Agora quando o assunto é fila pra carregar e descarregar e vaga pra estacionar aí vc vai conhecer o outro lado oculto da categoria.mais uma atitude sem noção do presidente.

Reply
Deir 24/05/2019 - 08:40

É fácil , quem for contra o porte de armas é só colocar na janela do seu caminhão uma plaquinha “sou a favor da vida ,sou contra o uso de armas”

Reply
Mairo 24/05/2019 - 09:22

Fica bom mesmo, avisar o ladrão que não tem arma, plaquinha vai ajudar eles escolherem suas vítimas.

Reply
Gustavo 24/05/2019 - 09:48

Cara, as armas vão ter registro, não é uma coisinha igual armas de contrabando não da tiro e ninguém acha o culpado, povo sair fazendo Bang Bang é uma coisa q não vai acontercer porque grande poder requerer também responsabilidade. Só é preciso desflexibilizar a lei penal, e acabar com essas redução de pena para crimes de omicidio, assassinato, e outros crimes ediondos, incluir prisão perpétua e pena de morte no código penal, e julgar qualquer crime com severidade

Reply
Luiz Antonio 24/05/2019 - 10:48

Em parte concordo plenamente com sua opinião.
Mas esse Brasil tem uma extensão territorial enorme, com uma cultura muito diversificada.
É bem complicado darmos uma mistura de igualdade a todos quando esses são bem diferentes entre si.
Creio que levará alguns anos, para termos e vermos os nossos caminhoneiros dignos e com seus devidos respeitos.
Até lá sou a favor da defesa própria do caminhoneiro. Ele tem que ter algo para usar em prol da sua segurança. O estado sumiu das estradas. Sua presença, quando há , é mais para arrecadar dinheiro com multas do que com segurança em nossas estradas.
Muito antes nos tinhamos postos da PRF, espalhados aos quilômetros em uma estrada.
Hoje nos rodamos centenas de quilômetros sem termos um só posto da PRF.
Absolutamente nada o estado nos dá de forma autônoma e gratuita, então poder dar um conforto de um banho quente ou mesmo uma estada em um lugar envolve custos, custos esses que são nos repassados ao produto final.
Gente, temos que olharmos mais para o coletivo e menos ao nosso umbigo.

Reply
Paulo Batista 24/05/2019 - 12:22

Concordo muito com vc em alguns pontos porém chego a rodar 50 , 100 km sem um posto ou guarnição da polícia e sou atirador esportivo tenho minha arma passei por muito para conseguir tbm fui humilhado e até chamado para briga mas nunca dei se quer um tiro para cima ou em alguém só no alvo lá no clube de tiro mas seu ponto de vista seria ótimo vlw bom fds Deus abençoe

Reply
Gilberto Hofmann 24/05/2019 - 15:26

Eu acho que a família do Bolsonaro tem muitas funerárias e por isso que ele liberou tantas armas vai virar num faroeste e as funerárias trabalhando sem parar

Reply
Sebastião 07/01/2020 - 10:23

GENTE negativa tá cheio.Bandidos que anda armado, e o cidadão de bem não tem direito.e tbem não, e qualquer doente, que vai conseguir passar na avaliação psicológica, portanto, e uma porcentagem mínima que vai conseguir o porte.

Reply
Claudio Cosme De Sousa 24/05/2019 - 06:53

Sempre andei ..nunca precisei..quando fui roubado sequestrado não tinha..sou favor…mais tem avaliar bem antes conceder o porte.mecada nova dirigindo a doidaxo hoje sem respeitar o campo não é pessoas..bom e templo e…conseder porte a motorista com bom histórico na pista.

Reply
carlos augusto 24/05/2019 - 06:36

Eu apoio porte de arma tbm sou caminhoneiro , sou estado do rio de janeiro , arma com.certeza vai ajudar e muito mais temos ter trava na mente , primeiro lugar saber agir hora certa , governo tem.fazer exames ver capacidade de cada um , porta uma arma , tempo e reação situação extrema caso de um assalto , porta uma arma e tbm saber reagir caso de situação adversa dirigir e atirar e bem complicado , saber arma ideal , eu apoio nossa categoria uma andar cabine com nois , Fuzil AK 47 + Pistola Desert Angel , um abraço todos , Campos dos Goitacazes RJ .

Reply
Israel 24/05/2019 - 02:44

Sou a favor,tem q mete balaço na bandidagem. O que não pode e segura a pistola igual a foto do post da matéria, senão só disparo acidentalmente.

Reply
Joelson 23/05/2019 - 23:56

O problema no Brasil é a falta de educação então quem não lembra o que é o respeito ao próximo logo vai aprender de outra forma ou morre sem aprender

Reply
Fernando 23/05/2019 - 23:15

Vamos ver conferente bater de frente com motorista agora,fora as brigas no transito o bozo quer ver todos se matando.

Reply
Gustavo 24/05/2019 - 09:53

Bolsonaro não quer ver todos se matando, isso é coisa da sua cabeça, o que ele quer, e dar o direito do caminhoneiro de se defender, defender sua vida e sua propriedade no caso dos autonomos, que são proprietários de seus próprios caminhões, e são seu meio de trabalho

Reply
Daniel 23/05/2019 - 22:27

Não tá sobrando dinheiro nem pra trocar os pneus, imagina se vou ter dinheiro pra bancar curso e a compra da arma, pra quem tem condições e melhor pagar um seguro.

Reply
18354787-1 23/05/2019 - 22:00

Sou motorista autônomo de caminhão tenho 49 anos tenho arma de fogo desde meus 21 anos nunca machuquei ninguém, basta ter responsabilidade ,vagabundo tem demais armado por ai será que terei que pagar com minha vida pela minha carga obrigado Sr BOLSONARIO pela primeira vez acho que meu voto valeu a pena.quero que essa regra seja par nós ajudar.

Reply
Luis belo 24/05/2019 - 06:35

Só caminhoneiro a quarenta anos faço norte e nordeste e definitivamente sou contra essa liberação de armas para nós vivemos em um país sem cultura onde um quer ser mais que o outro basta dirigir um caminhão mais potente que o outro já é motivo de se achar imagine armados então , vão trocar tiros por coisas banais a segurança e obrigações do governo federal contratar policiais treinados e bem equipados e colocar nas rodovias não fazer esse tipo de enganação com o trabalhador

Reply
Julio 23/05/2019 - 21:42

Kkkkkkk. Garruncha velha ou 38 contra Fuzil não quero nem ver vai morrer sem tempo de nada quanta coisa errada …isso não resolve só engana troxa podia colocar policiamento nas estradas mas …. Está fazendo isso p enganar vcs reflitam nunca vai resolver se roubam até carro forte …

Reply
Gustavo 24/05/2019 - 09:55

Filho o decreto permite vc compra armas com poder de fogo de até 1600. No caso pode comprar armas de assalto, semi-automatica

Reply
Irinaldo 23/05/2019 - 21:34

Bem aonde ha ganho ha tambem perda sempre o inocente paga por aquele q comete o pecado ,,entao quando alguem q matar nao depende de uma arma de fogo ,,pode ser de pau pedra arma branca entre outras ,,mais e um caso de se pensa q tipo de de camarada vai ser armado pq tem muito camioneiro q e do bem ,,mais tem outro q e do mal e ai ???
Nao sou contra as armas ,
Mais tenho uma preocupação ,com quem esta ela ,,mais samos engoudado por o nosso proprio desejos e penalizado por o nosso atos ,,vamos avante para ver no q vai dar !!

Reply
Julio 23/05/2019 - 21:32

Bem legal…não digo todos mas muitos andam drogados e embriagados vão matar inocentes e pais de familia assim como fazem nas estradas e ruas do pais que merda viu…cada dia pior…

Reply
Nedina Diniz 23/05/2019 - 20:55

Acho muito justo
. Antes eles matarem do que morrer por bandidos, PARABÉNS aos caminhoneiros pela a Vitória
DEUS ACIMA DE TODOS!!

Reply
Alexandre 23/05/2019 - 20:44

Nois tem arma clandestina sô..
Se legalizar o bom é que além de ficar mais barato ter uma… não vai alimentar a venda e tráfico de armas…
Quem gosta e quem quer andar armado…ou compra do traficante ou compra no Paraguai.

Reply
Wando 23/05/2019 - 20:40

Não tem faroestes pra isso vai ter o exame psicológico

Reply
Douglas melo 23/05/2019 - 20:23

Quem não quiser não é obrigado a ter .é as pessoas não vão comprar arma em padaria. Tem que ser apto existe vários testes

Reply
Marcio 23/05/2019 - 20:06

Gostei desse decreto sou caminhoneiro mais pra mim comprar uma arma tenho que me separar da minha esposa porque ela não concorda então eu ja decidi vou continuar com a minha esposa ??????

Reply
Elias 24/05/2019 - 07:15

Cara gostei do seu comentário..parabéns..

Reply
Donizetti 23/05/2019 - 19:57

Vai servir para um matar o outro no trânsito para questão dos roubos de carga não vai resolver nada agora o bandido vai chegar atirando pois sabe que o motorista vai estar armado porem despreparado.

Reply
Julio 23/05/2019 - 21:34

Falou tudo.

Reply
José Braga 24/05/2019 - 05:26

A responsabilidade da segurança da nação ta com a policia em geral

Reply
Robson de Jesus 23/05/2019 - 19:40

Loucura esse desgoverno,vai matar pra kacete com esse decreto.

Reply
Nedina Diniz 23/05/2019 - 21:00

Vamos é nos defender..ja passeou da hora de enfrentar bandidos

Reply
Francisco Aldo de Medeiros 23/05/2019 - 19:28

Boa noite.pessoal se o ladrão souber que vc anda armado ele nao vai mandar vc parar ja chega atirando ou seja mata antes de roubar.Soy do TRECHO e continuarei andando desarmado .Uma arma em casa eu concordo mas dentro do caminhão vai me levar pra prisão ou pro cemitério.pensa bem antes de fazer loucura DEUS NA FRENTE SEMPRE .OBRIGADO.

Reply
Gustavo 24/05/2019 - 09:58

De certo vai ter uma placa no seu caminhão escrito “estou armado” né mds, o bandido pode até pensar mais não vai saber se vc esta aramado ou não

Reply
Ilonir José selva 23/05/2019 - 19:06

Acho muito bom o caminhoneiro andar armado já que não temos polícia os policias só querem multar e não proteger ficar escondido atrás das árvores só pensando em prejudicar alguém más só tem. Um problema tem muintos. Caminhoneiro babaca quê por ter uma arma vão fazer merda más para o profissional que veste a camisa e.muito bom sou motorista de caminhão aposetado não estou mai no ramo

Reply
Carlos Silva 23/05/2019 - 19:06

Agora vou poder comprar mais umas 9 armas para mim.

Reply
PAULO SERGIO PEREIRA DOS SANTOS 23/05/2019 - 19:05

Violência gera violência, não é assim que ser resolve ,é preciso intensificar a fiscalização
Da mas apoio a PRF mas condições de serviço
Mas equipamentos, e colocar eles pra fiscalizar a rodovia, intensifica o patrulhamento

Reply
Carlos 23/05/2019 - 19:41

Concordo plenamente porém sabemos que isso está longe para acontecer então estão certisimos em liberar os caminhos a portar arma …

Reply
Renuel ricardo de Melo 23/05/2019 - 18:33

Boa noite sou caminhoneiro a mais de 20 anos tenho plena convicção q 90 %dos profissionais não tem preparo para anda armado eu msm não preciso de arma

Reply
Nedina Diniz 23/05/2019 - 21:02

MESMO NAO ACHANDO QUE NAO PRECISE, ARRUMA UMA. VC TEM UMA FAMÍLIA QUE TE ESPERA EM CASA

Reply
João Carlos Ros Martinez 23/05/2019 - 18:33

Essa lei deixa falhas .o caminhoneiro autônomo não tem nem frete mais infelizmente tá todo endividado .vc acha que nos caminhoneiros vamos ter como comprar uma arma ,o governo vai ter tanta burocracia pra uma pessoa de ,que a pessoa vai desistir isso sem falar do valor que vai custar licença , preço da arma ,aulas ,seria bom pra quem sabe usar isso pra mim mais uma manobra do governo

Reply
GEORGE HENRIQUE DE VASCONCELOS 23/05/2019 - 18:26

Todo e qualquer cidadão tem direito de se proteger, e inclusive os Caminhoneiros.

Reply
ivan 23/05/2019 - 17:55

esperando pra carregar a seis dias e rindo dos comentários tem cada expert no assunto que deveria estar dando palestra em vez de pilotar caminhão kkk

Reply
Oliveira 23/05/2019 - 18:29

Sres.governantes é esse o Brasil que vcs querem mas armas nas mãos do bandido.analise comigo o bandido sabendo que o profissional do volante pai de familia estar com uma arma na sua boleia.ele não so vai roubar a carga e o caminhão mas sim uma arma.veja uma forma de coibir os assaltos e não colocar o profissonal nessa emboscada, vcs governantes tem obrigação de planejar o bem estar da sociedade de um modo geral.

Reply
Thiago 23/05/2019 - 17:44

Tem q ter lei severa p os bandidos e não liberar armas assim. Roubou fica preso o resto da vida

Reply
Luvas Pingret 23/05/2019 - 18:15

Preso pro resto da vida não se o roubo oasionar a morte de alguém serão fuzilados….

Reply
Adilson Augusto 23/05/2019 - 16:48

Sr.governo Sr. Presidente.. agente quer carga frete. Não arma.. Vcs estão enganando os motoristas autônomos.. pelo amor de deus senhores. Presidente. Governador agente só está pedindo apoio de vcs .. Porque na candidatura do presidente nos caminhoneiros apoiamos vcs sr. Presidente muito obrigado.. só desabafo.. Porque nos caminhoneiros estamos desesperado…….??

Reply
Mari Gomes 23/05/2019 - 16:46

Bandido no Brasil não tem medo nem de policial treinado por muito anos, vai ter medo de um cidadão comum q fez algumas aulinhas de tiro. Tão pagando p ver e vão se arrepender

Reply
Colombo Marcio 23/05/2019 - 16:07

Até onde eu entendo, quem deve me proteger e o GOVERNO, afinal eu pago meus impostos (que são muitos) agora, pq pagar impostos para “segurança pública” se vai ter arma liberada até para recém nascido?
Pior é que o povo ainda tem coragem de comemorar uma coisa dessas…….

Reply
Gustavo 24/05/2019 - 10:10

Oho, agora esse viajou, mas pensa, vc paga imposto para segurança pública e nem a segurança pública funciona porque? Leis fracas, imposta há muito tempo pelos defensores social la que fala q bandido é um coitadinho, vítima da sociedade, conseguem tirar armas do cu, e matar quem quiser, agora a. População não pode ter arma que eles serão loucos drogados ,viciosos, pavil curto q vao sair matando qualquer um que tiver uma ideia diferente da dele

Reply
Rafael 23/05/2019 - 16:00

Com tanto q sejam endurecidas as penas caso essas armas sejam utilizadas em brigas de trânsito , sou a favor!
Motorista machão tem q ser penalizado com mais rigor e também para ter o porte dentro do caminhão tem q ser obrigatório o antidoping no mínimo trimestral ou semestral quem sabe , aí sim tiramos o joio do trigo!

Reply
ivan 23/05/2019 - 17:44

com laboratorios vendendo resultaos,pode fazer antidoping todo dia…

Reply
L C Santi 23/05/2019 - 15:57

Respostas corretas. Srs Nelson Aoki, França e Maickel. Estamos isto sim é regredindo ao invés de progredirmos.

Reply
ROCHA ROCHA 23/05/2019 - 15:49

Agora que bandido já vai chegar atirando de fuzil pois bandido não tem sangue nem alma.
Mais vai ser de igual para igual. Bandido de fuzil e caminhoneiro de pistolinha e peito de aço.

Reply
Jair 23/05/2019 - 15:29

Os de pavio curto q se acharem os bons, vão responder na forma da lei e ponto final, já o marginal vai pensar 2 X antes de assaltar um motorista.

Reply
Nelson Aoki 23/05/2019 - 15:22

Antes motorista andava armado lembram. Sabe o que acontecia , matavam motorista e levava a carga do caminhão. Hoje a .muito tempo não ouço falar k mataram o motorista . Só levam a carga,. Acho k agora vai começar de novo. Não tenho carga , não quero morrer carga das empresas. Tem seguro? Eu não.

Reply
Joaquim 23/05/2019 - 15:21

Precisa saber se todos passaram por antidoping,arma na mão de motorista rebitado não seria boa ideia , nem todos tem preparo para ter uma arma,

Reply
Altair Defendi da Silva 23/05/2019 - 17:07

cade…….DEUS ??????lembram de tudo!!!porte !!!arma!!! ant-doping…mas cadê ..DEUS ??? O POVO RSQUECERAM DE DEUS.?????????

Reply
França 23/05/2019 - 14:53

Uma arma na boleia será só mais um item para os bandidos roubarem. Precisamos de segurança, não de armas. Precisamos de paz, não de armas.

Reply
ROBERTH 23/05/2019 - 15:56

Tá fedendo aqui de tanta merda q vcs falam… Quero eh a minha na cintura , n eh esperar por policial n.

Reply
Cris Thomas 24/05/2019 - 05:05

Falou tudo. Isso é uma forma do governo diminui a população forma rápida sem esforço nenhum da parte dele. No meu ponto de vista às brigas de trânsito vai aumenta 200%amais as mortes

Reply
Diego 23/05/2019 - 14:45

Agora fodeu tudo chegou transportadora o paga frete que eles quiserem ou metem bala ?

Reply
Bino Neto 23/05/2019 - 14:14

Perfeito! Só quem já sofreu na mão de vagabundo é que sabe o valor que sua própria vida têm! Parabéns ao nosso Presidente, que se preocupa com a segurança das pessoas como nem um outro já se preocupou!!!

Reply
Maickel 23/05/2019 - 15:19

O estado terceirizando seu dever. Alguns motoristas despreparados para o trânsito, agora armado. Quando os assaltantes forem abordar um camioneiro, tratarão como se todos estivessem armados. Parabéns pra nós pela grande conquista.

Reply
Poché 23/05/2019 - 17:28

Vc é caminhoneiro idiota.

Reply
Gustavo 24/05/2019 - 10:06

Kkkkkk meu deus, cara acha mesmo que bandido vai chegar lá atirando por causa de um. Decreto? Se vc colocar uma plaquinha “se não chegar atirando, nem tente me roubar” ai eles vão chegar igual vc esta imaginando, fora isso, se tiver os cara tentando roubar sua carga, e tiver passando outros caminhões por perto, com motoristas armados para te acudir, quem vai estar em minoria e ferrado é o bandido

Reply
José Carlos Rosa 23/05/2019 - 17:58

Caminhoneiro andar armado é necessário.inibe bandido.quando tiver perigo ande em comboio todos motorista s armados o bandido não chega .parabens presidente Bolsonaro só quem anda nesse brasilzao é que sabe o perigo.e aquele motorista que aprontar lei rigorosa para ele.

Reply
Luiz Alves 23/05/2019 - 14:09

Infelizmente estou entre os muitos que já foram assaltados , a ideia é boa mas seria melhor se houvesse lugares para pernoitar seguro pois uma vez armado e dormindo teremos mais problemas.
Mas enquanto isso não acontece vamos fazer nossa própria segurança.
A segurança é dever do Estado.

Reply
Walber 23/05/2019 - 13:55

Vao se matar tudo

Reply
Crisostomo 23/05/2019 - 14:39

Verdade

Reply
eu da silva 23/05/2019 - 17:24

Dos varios passos que se deve dar para o combate aos criminosos, O DIREITO A DEFESA é um dos maiores!

Reply
Alexandre souza Lourenço 23/05/2019 - 13:48

Não vamos ser inocente, todos sabem que a maioria já anda armado, a única diferença agora é a de que não precisa deixar escondido a 7 chaves!

Reply
Lino 23/05/2019 - 13:46

Tomara que um rebitado não me confunda com um ladrão

Reply
Marcos 23/05/2019 - 13:40

Têm que colocar todos que quiserem portar arma pra fazer o teste da drogas de seis em seis meses se tiver vestígios que usou drogas perde o porte

Reply
Elias 24/05/2019 - 07:19

Xiii..aí fudeu..

Reply
Gerson 23/05/2019 - 13:38

Esses que se dizem dirigentes da classe ou de sindicatos que afirmam que existem motorista drogado, arrebitados etc. Só tenho a dizer que esses fdp deveriam trabalhar em clínicas de recuperação pois infelizmente em todas as profissões existem esse tipo de problema ,só não tem representantes tão burros. Acho que nunca nem estudaram. Idiotas inúteis.

Reply
Gerson Brito 23/05/2019 - 13:37

Se 100,200 ou 1000 caminhoneiros andarem armados como também a população,não precisaremos mais de policiais. Decisão difícil.Se chegar aos motoristas de ônibus urbanos das grandes cidades ,não dá pra imaginar o resultado. DEUS TU ÉS BRASILEIRO,MAIS NÃO TE QUEREM ACIMA DE TUDO.

Reply
Luís Augusto Vieira 23/05/2019 - 13:24

Vai virar Faroeste Caboclo.

Reply
HilmardeCastro 23/05/2019 - 13:38

Da mesma forma q foi sitado q caminhoneiros drogados eu cito como políticos corruptos estão no congresso.

Reply
Airton 23/05/2019 - 13:08

Na minha opinião isso não vai ajudar em nada só vai piorar já teve muito camioneiro matando seu próprio companheiro de profissão devido o extresses dia a dia na estrada,se não tiver uma arma a situação acontece pode haver Chingamentos mas a situação passa e vida segue. Quem realmente tem que dar segurança e fazer políticas públicas, projetos e melhorar a economia ,mudar as leis para que o bandidos pensem dez vzs antes de cometer algo errado e que o cidadão possa voltar a trabalhar ,mas em vez disso está só viajando prós Estados Unidos e liberando armas infelizmente , esse é o meu ponto de vista.

Reply
Eginaldo 23/05/2019 - 13:04

Quando rodamos a noite sempre vamos em com mboio, portanto ladrões sabem que todos estão desarmados.facil roubar,agora sabendo que todos tão armados, aí sim neguinho vai pensar 10 vezes.

Reply
Carneiro 23/05/2019 - 20:22

Essis bando de filho da puta que so fala em arrebite não entende nada primeiro arrebite e como se fosse um rede bu so que mais forte e mesmo assim o arrebite salva mais do que mata tomei arrebite muintos anos e agora parei porque não rodo mais a noite mas se rodasse voltaria a toma e para o governo de voces não e so caminhoneiro que toma arrebite seu babacas policia rodoviaria vigias ajudantes bebedoris de cerveja motoristas de onibus raparigas dotoris que tira plamtao policia milita civil todo mumdo que trabalha a noite usa essis cornos que estao falando merda tambem toma essa e a realidade e com relação a arma meus parabens pra meu presidente tô com 61 anos e nuca tinha dado um voto com tata alegria voto 1000 vesis novamente na hora que eu puder vo compra um 38 3 janela cabo de borracha e 3 caixa de bala e o filho de puta que fize rapape na Estrada ja to metendo bala nun quero nen sabe e si eu acorda a noite com um ladtao robando meu peneus fasso questao de meter bala e essis que estão comtra os camioneiros se arma sao a favor dos bandidos ou tem parente bandidos barabens meu presidente mil barabens bote quente nesis disgrasdado que tao saquiado o nosso brasil

Reply
Ollevir Leal 23/05/2019 - 13:00

Sou camioneiro 25 anos vejo muitas briga nas BR entre nos mesmo e muito camioneiro. nervoso nas estrada vai da muita morte entre eles entre nos mesmo nos nao aguentamos fica 2 ou 3 dias na frente da empresa pra descarega ja faz um baraco. so por DEUS

Reply
IVANILSON 23/05/2019 - 12:53

Mas já pode comprar a arma, vai precisar fazer quais cursos, e testes..

Reply
Denis 23/05/2019 - 12:42

Agora sim tá de parabéns o governo

Reply
gilvan lino 23/05/2019 - 12:39

Sou caminhoneiro mas não apoio essa lei por que quando o bandido vim ti roubar eles já vai saber que vc está armado assim que eles pedi pra vc para. qualquer movimento que vc fazer eles vai atirar
Esse é o meu pensamento
Eu acho que os motoristas vai correr mas risco
E os que não tive armado vai sofre porque eles vai quere á arma…..

Reply
Gustavo 24/05/2019 - 10:02

De certo vai ter uma placa no seu caminhão escrito. “Tenho arma, Se não chegar atirando, quem atira sou eu”

Reply
Cesar 23/05/2019 - 12:33

Já presenciei motorista extressados com demora de descarga fechando porta de empresa , sendo mal tratado e pegando encarregado pelo pescoço kkkkk bora ver o que vai acontecer kkkk

Reply
Marcio Gomes 23/05/2019 - 15:34

Sim agora não vai haver mais demoras na descarga nem encarregado tratando motorista igual trata um viralatas vai haver mais respeito

Reply
Cesar 23/05/2019 - 12:30

Sinceramente não sei se isto e a melhor solução ,porém já passei vários problemas na estrada ou até em cidades tbm tais como rio, e sp para fazer entregas minha preocupação e só com pessoas extressadas com os problemas e demoras em empresas para descarregar e tanto carregar a falta de humanidades de algumas empresas que tratam muito mal os motoristas ,sei não sei isso não vai virar um faroeste dos sertões kkkkkk motorista ser maltratado e já perder a cabeça e sair metendo bala em porteiro , segurança nas portas de empresa kkkk

Reply
Wagner luis 23/05/2019 - 12:54

Vao pensar duas vezes pra chorar minha mae que chore a deles bandidos primeiro

Reply
Edimar Nunes Dos Santos 23/05/2019 - 14:14

Bom é que agora somos drogados estressados e armados….entao agora vao nos respeitar….descarregar logo e no nordeste vao deixar a gente rodar a noite.

Reply
Zé Cueca 08/01/2020 - 22:04

Muito boa a colocação! Concordo!

Reply
Weslei 23/05/2019 - 12:30

Obrigação de proteger o cidadão é do governo, e ao invés de muitos políciais principalmente no rio de janeiro ficar pegando dinheiro do caminhoneiro, façam abordagens pra ver se o caminhoneiro não está sendo roubado. Sou caminhoneiro , tenho posse de arma , sou CAC, e o que vejo é que a maioria dos caminhoneiros não tem condições de andarem armados.

Reply
Paulo Simar Pereira Marques 23/05/2019 - 12:17

Acho que vai acabar a valentia,pois os dois lados armados vão se respeitar e se unirem contra os bandidos!

Reply
Alexandre sl 23/05/2019 - 13:53

falou tudo

Reply
Rogério 23/05/2019 - 19:00

Arma na mão dos brasileiros vai servir para eles se envolverem em troca de tiro com vizinhos e no trânsito as lojas de armas estão batendo palmas ou dando vantagem para alguém.

Reply

Escreva um comentário