Empresa que criou caminhão movido à água é considerada uma farsa na China
O governo chinês está investigando a empresa Youngman Automobile Group por fraude. A empresa ficou conhecida na China por apresentar, em 2017, um caminhão movido apenas com água. O veículo é equipado com um complexo sistema que faz a eletrólise da água, dividindo as moléculas de água em hidrogênio e oxigênio puros.
De acordo com a empresa na época da apresentação do caminhão, com o tanque de água cheio, o veículo poderia rodar até 800 quilômetros, uma autonomia excepcional para um caminhão médio. Quando o tanque ficasse vazio, bastava reabastecer com água que o veículo voltava a rodar.
A montadora ainda prometia a apresentação de um carro, com o mesmo sistema, que poderia rodar até 1.000 km com um tanque.
O problema é a tecnologia que transforma água em energia. O sistema para eletrólise da água é muito complexo, envolve muitas reações físicas e químicas, e consome mais energia do que consegue gerar, o que não é sustentável. As investigações também descobriram que a fábrica da empresa, que prometia uma produção anual de até 300 mil veículos, está fechada há mais de quatro anos.
Na época da apresentação do caminhão movido à água, a empresa recebeu US$ 1,2 bilhão da cidade de Nanyang para desenvolvimento da tecnologia. Até hoje o uso desse dinheiro não foi comprovado.